domingo, 25 de outubro de 2015

Fórmula 1 2015 - GP dos Estados Unidos - Corrida

(Foto: Getty Images)
Lewis Hamilton vence e é tricampeão mundial de Fórmula 1! Após uma temporada impecável, perfeita, o inglês chegou ao seu terceiro título no GP dos Estados Unidos, com três etapas de antecedência.

O inglês vibrou, soltou o cinto-de-segurança, fez meio zerinho, chorou, enfim... comemorou pra caralho, como tem que fazer, mesmo. Campeonato muito merecido.

Em parte, isso hoje foi graças ao seu companheiro na Mercedes, Nico Rosberg, que chegou em 2º lugar e por isso conseguiu segurar o vice-líder do campeonato Sebastian Vettel, da Ferrari, fungando em seu cangote. Aliás, a briga agora é pelo vice entre os alemães.

(Foto: Getty Images)

Detalhe: Vettel largou de 13º e chegou ao pódio. É verdade que tivemos muitos abandonos, mas isso não lhe tira o mérito, pois ele realmente estava muito rápido. O que o SF15-T não andou no molhado, voou baixo em pista seca.

Detalhe (2): não é todo dia que temos Elton John entrevistando os pilotos no pódio. Legal, legal. Hamilton disse que não acreditava que o cantor estava lá, rs. Imaginem se ele canta Nikita pro Niki. Tá, parei.

(Foto: Getty Images)
Apesar da dobradinha das Flechas Prateadas, foi uma corrida das boas, movimentada, emocionante. Esse resultado demorou para ser formado, na verdade. Toda aquela chuva e ausência de atividades na sexta-feira e no sábado, foram recompensadas hoje.

Na largada a pista ainda estava bem molhada, porém não caía chuva. Os carros tiveram que largar com os pneus intermediários, mas poucas voltas depois eles foram dispensados pelos compostos slicks.

(Foto: Getty Images)
Tivemos uma disputa aberta entre Red Bull, Ferrari e Mercedes pela liderança no Circuit of Americas. Ingenuidade minha, talvez, mas eu cheguei a acreditar na possibilidade de uma vitória de Daniel Ricciardo.

Confusões resolvidas e o líder era Nico Rosberg, que vinha tendo um ritmo forte durante todo o final de semana, inclusive largando na pole. Porém, o filho de Keke cometeu um erro na parte final da corrida e com isso, Lewis o ultrapassou.

Sensacional 4º lugar do garoto Max Verstappen, que largou em 8º e saiu ultrapassando um mundo de gente mais experiente que ele como se fosse gente grande. Chegou a namorar o pódio, mas Vettel não deixou. De qualquer forma, não deixa de ser um excelente resultado do pupilo da Red Bull - piloto da Toro Rosso.

(Imagem: FOM)
Em 5º, boa corrida de Sergio Pérez. Foi a posição na qual ele largou, mas dava pra ter terminado bem atrás. O próprio Verstappen foi um dos que o superou, mas teve sorte que um dos abandonos foi de Nico Hulkeberg, da Force India e seu companheiro.

Por falar nisso, Hulk saiu porque se estranhou com Ricciardo e os dois bateram. Mas muitos outros abandonaram.

Tivemos ainda o outro rubro-taurino, Daniil Kvyat, que vinha fazendo uma corrida muito, muito boa, brigando de igual para igual com os adversários no pelotão de frente, até rodar sozinho ao passar por uma zebra na penúltima curva e bater.

Kimi Raikkonen, que escapou da pista, bateu, conseguiu voltar e consertar o carro nos boxes, mas poucas voltas depois teve problema com os freios.

O motor Ferrari da Sauber de Marcus Ericsson foi pro saco. Mas seu companheiro de equipe, Felipe Nasr, que largou em 15º e não fez nada menos que 5 pit-stops, chegou em 9º, pontuando mais uma vez. Muito bom para quem mal andou nessa pista, largou lá de trás e parou tanto.

O dia não foi nada bom para as Williams. Valtteri Bottas teve que trocar o câmbio e por perdeu mais posições, largando em 15º. E foram necessárias 5 voltas para o finlandês ter uma quebra na suspensão, voltar aos boxes e abandonar. O que não foi muito diferente com Felipe Massa. O brasileiro também voltou para a garagem com o carro danificando, abandonando. Talvez por um toque com Fernando Alonso.

Aliás, o espanhol da McLaren estava com a versão mais atualizada do motor Honda. Vinha muito bem, até perder potência logo no fim. Estava salvo engano em 5º ou em 6º, e o que seria seu melhor resultado no ano, escorregou por entre os dedos, terminando em 11º a poucos segundos da zona de pontuação.

Mas pelo menos Jenson Button que partiu lá de traz, fez boas ultrapassagens, inclusive uma dupla sobre Carlos Sainz Jr. e Ricciardo, e logo em seguida sobre Alonso, terminando em muito bom 6º lugar. Deve ter passado e dito "aprendam com o tio, garotada", pois com sua experiência, ele se beneficiou da disputa entre os rubro-taurinos até estes errarem juntos.

(Foto: Twitter da McLaren)
Voltando aos abandonos, saíram ainda Romain Grosjean, com problema de freio na Lotus, e Will Stevens da Manor, tendo batido na primeira volta.

Com um total de oito abandonos, o último a cruzar a linha de chegada foi o piloto americano Alexander Rossi, em 12º, que deve ter torcido muito para terem mais dois abandonos e marcar seu primeiro ponto na Fórmula 1 e mais um na história da Manor.

Ainda na zona de pontuação, Sainz chegou em 7º. Pastor Maldonado, da Lotus, que por increça que parível, digo, incrível que pareça não aprontou nada em todo o final de semana, chegou em 8º. E Ricciardo pegou o último pontinho.


Resultados finais do GP dos Estados Unidos 2015, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/eua-2015/#javascript:void(0)




Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário