Bem amigos da Rede AutoblogPV8, falamos ao vivo da sala da minha casa e... pessoal, me desculpem. A ausência e esse post meio em cima da hora são justificáveis: fiquei sem Internet durante quase quatro dias, que foi o tempo que o pessoal da operadora (dessa vez serei bonzinho em não dizer qual fOI essa Internet Lentax ;-) ) levou para solucionar o problema.
Estava com saudades de escrever aqui!
Muito bem, vamos ao que interessa: tem Fórmula 1 nesse final de semana! Apesar de chamarmos essa fase do campeonato de europeia, daremos um pulo na América do Norte para o GP do Canadá, em Montreal, no Quebec (província onde se fala francês). E o circuito leva o nome de Gilles Villeneuve, porque o mítico - e infelizmente fatalmente acidentado - canadense nasceu naquela região.
A propósito, não diria que este circuito trata-se exatamente de um autódromo. A Ilha de Notre Dame é como um parque, tendo sido construída artificialmente para receber a Exposição Universal em 1987 e, mais tarde, os Jogos Olímpicos de Verão em 1976. Dois anos depois (mas ganhou o nome em homenagem ao piloto depois de sua morte em 1982), começou a receber os Grand Prix de Fórmula 1.
E apesar das curiosidades, é esse o ponto que importa mais aqui, certo?
Pois então, é um circuito de 4,361 km onde são dadas 70 voltas, e com algumas curvas bem técnicas. Se errar, vai dar uma bela lambida em um gaurd-rail ou no famoso Muro dos Campeões na curva final, o que pode acabar com a corrida de um piloto. O recorde de volta mais rápida pertence a Rubens Barrichello, que marcou o tempo de 1m,13s,622 com a Ferrari F2004 - considerado o melhor carro de F1 de todos os tempos, dando a Michael Schumacher o último de seus 7 títulos mundiais, e claro, junto ao brasileiro, garantindo o Mundial de Construtores para a Ferrari em 2004.
Outra curiosidade, mas agora relacionada ao mundo das corridas, é que a prova mais longa já registrada da categoria aconteceu aqui, digo, lá. Foi em 2011, durando 4 horas por causa das longas interrupções por safety car e bandeira vermelha graças a forte chuva. O vencedor foi Jenson Button (e olha que ele teve uma corrida pra lá de azarada, por incrível que pareça, com direito a furo no pneu) na McLaren, superando Sebastian Vettel - na época correndo pela Red Bull - na última volta após exercer forte pressão sobre o alemão, induzindo-o ao erro.
É uma das minhas corridas favoritas!
Programação (horários de Brasília):
Sexta-feira: 1º Treino Livre às 11h, e 2º Treino Livre às 15h.
Sábado: 3º Treino Livre às 11h, e Classificação às 14h.
Domingo: Corrida às 15h.
Mapa do circuito:
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8
Um abraço!
Paulo Vitor
Nenhum comentário:
Postar um comentário