quinta-feira, 15 de maio de 2014

Fórmula 1 - Engenheiros, mecânicos, motoristas, secretárias... quanto ganham?

(Foto: Xavi Bonilla)

As cifras multimilionárias dos salários dos pilotos são famosas na Fórmula 1. Contratos de pilotos de grandes equipes como Red Bull, Mercedes e Ferrari, podem garantir aproximadamente 20 milhões de euros anualmente. Mas uma equipe é formada por muito mais do que pilotos, e engenheiros brilhantes como Adrian Newey podem ganhar mais do que muitos pilotos de equipes pequenas e intermediárias.

Ano passado o Marca conseguiu descobrir quanto ganham alguns dos outros funcionários nas equipes intermediárias. Não valores exatos, mas uma média anual. E nada mau para quem é "apenas" um "anônimo" do espetáculo (obviamente toda função é muito importante). Porém, tem que trabalhar bastante nos finais de semana de GP, tendo obrigatoriamente só 8 horas livres. Mas para se trabalhar com uma paixão como o automobilismo, deve valer a pena, e o espírito de equipe e a competição incentivam (claro, tem a pressão também).

Motoristas dos caminhões, os chefes destes, mecânicos assistentes, mecânicos principais de cada carro, e mecânicos chefes, ganham respectivamente e em euros, 40 mil, 45 mil, 45 mil, 50 mil e 60 mil. Os técnicos e engenheiros juniores também ganham 50 mil. Os cargos menos remunerados são na secretaria, ganhando cerca de 25 mil euros, enquanto os mais, digamos, administrativos, de chefia, chegam com facilidade aos 80 mil euros. Nos setores altos da engenharia, os contratos começam em 100 mil euros, e ultrapassam os milhões.

Se você por acaso estiver morando na Europa, onde praticamente todas as equipes tem sedes, e tem vontade de trabalhar na Fórmula 1, fique de olho nas oportunidades que forem anunciadas por aí.

Ah! E em 2012, divulguei quanto ganham os pilotos. Não tenho os valores exatos de hoje, e muitos pilotos saíram (e uma equipe, a HRT), outros chegaram e outros mudaram de equipes, equipes entram e saem de crises financeiras... Mas dá para se ter uma noção: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2012/06/formula-1-2012-quanto-ganha-um-piloto.html


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário