quinta-feira, 1 de maio de 2014

Fórmula 1 - 1º de maio de 1994: Ayrton Senna, 20 anos depois


Sinceramente, acho esse negócio de "aniversário de morte" uma coisa muito bizarra. Se for para lembrar de alguém, lembre das coisas boas dela, ora. Mas como estão todos falando, e tenho um público a atender (não que eu esteja fazendo por obrigação... faço por gosto mesmo)...

Particularmente, acho a vitória do Senna em Interlagos em 1993 o que mais marca toda a carreira dele, não apenas pela corrida, mas pelo que aconteceu depois. Claro, tem aqueles endeusamentos exagerados do Galvão Bueno narrando.

Ayrton Senna foi um grande piloto. Não dos mais completos, e quem acompanha Fórmula 1 de pertinho sabe disso. Mas com certeza ele compensava isso no braço, sendo muito arrojado (às vezes até exagerava, provocando acidentes). "Apenas" isso. Como pessoa, não sei. Não o conheci. Há relatos positivos e negativos. Todos nós temos nossas qualidades e nossos defeitos, certo? Gente como a gente. De forma alguma querendo diminuir a imagem que muitos criaram de seu ídolo (inclusive, meu também, mas não o único e com uma imagem diferente). Mas vale a pena ver o vídeo pelas imagens, logo ali no final do post.

Sobre o GP de San Marino de 1994, eu conheço a história, você conhece. Inclusive já devo ter contado aqui incontáveis vezes. Na TV, principalmente nessa semana, tem passado direto. E não sei explicar exatamente o que foi aquilo de milhares de pessoas no velório dele, pois não vivi aquilo. Mas acho impressionante, pois nunca vi isso no esporte, nem para outras pessoas importantes. No máximo, no mundo musical.

O maior legado de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna, que deram suas vidas pelo esporte naquele final de semana há 20 anos, foi o aumento da segurança para que isso não acontecesse novamente. Duas vidas foram um preço alto, é claro. "Só" a do Ratzenberger já seria, e por causa daquilo, segundo a lei italiana, a corrida nem deveria ter acontecido no dia seguinte. Mas por isso com certeza eles evitaram novas mortes. Pelo menos de pilotos, pois de lá pra cá já morreram uns três fiscais de provas durante os finais de semana de GP.

Senna ainda deixou o legado da educação, que ele acreditava que era uma grande ferramenta de mudança na vida das pessoas, na vida das crianças, e com isso, sua irmã Viviane Senna fundou o Instituto Ayrton Senna. Se ele foi responsável por muita coisa legal em vida, em morte também gerou seus bons resultados (parte deles compartilhados com o austríaco estreante).


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário