terça-feira, 3 de setembro de 2013

Fórmula 1 2013 - Mudanças e novidades

(Foto: Getty Images)
Tivemos novidades na "dança das cadeiras" ontem, pessoal. Mas como cheguei tarde em casa, achei melhor deixar para falar disso hoje, apesar de que muitos de vocês já devem saber.

A maior revelação, sem sombra de dúvidas, é que o piloto Daniel Ricciardo foi promovido da Scuderia Toro Rosso para a Red Bull Racing, equipe principal da fabricante de bebidas energéticas. O australiano tinha como principais rivais seu companheiro de equipe Jean-Éric Vergne, e o experiente campeão de 2007 Kimi Raikkonen, da Lotus. A Red Bull chegou a negociar com o finlandês, porém preferiu não ter dois pilotos de ponta na mesma equipe, e queriam dar uma chance para um jovem piloto se desenvolver melhor e se tornar um vencedor de corridas, ou talvez até um campeão, futuramente. Entre seus pupilos, o chefe Christian Horner e o projetista Adrian Newey escolheram Daniel.

Ricciardo já faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull desde 2008, e no ano seguinte foi campeão da Fórmula 3 Inglesa. Chegou à Fórmula 1 em 2011, correndo pela extinta Hispania Racing Team, e desde o ano passado está na Toro Rosso, que agora tem um cockpit livre e que com certeza será muito disputado por pilotos que estão chegando à Fórmula 1.


Inclusive, a revista automobilística alemã "Auto Motor und Sport", aponta o brasileiro Felipe Nasr, que é vice-líder da GP2, como candidato à esta vaga na equipe satélite da Red Bull, pois ele além de talento, ele traz patrocínio do Bando do Brasil e da Sky. O mais provável futuro dono da vaga, seria o português Antônio Félix da Costa, que faz parte do programa de desenvolvimento da Red Bull, mas ele não está indo muito bem em sua atual temporada na World Series by Renault.

Bernie Ecclestone, chefão da Fórmula 1, está louco atrás de um piloto brasileiro, já que há a possibilidade de Felipe Massa não continuar na categoria em 2014. Isso porque, por incrível que pareça, o "país do futebol" é o que tem o maior público da Fórmula 1, e Bernie não quer perder uma boa parte dos 85,5 milhões de telespectadores que reunimos aqui, pois a maioria destes provavelmente se interessa mais pela categoria quando tem um representante do seu país nela e já tem uma preferência por outros esportes (lê-se: futebol), logo, é meio arriscado para o bolso chefão ficar sem um piloto daqui.


Por último, mas não menos importante, é que a Sahara Force India contratou James Calado, também da GP2, como seu terceiro piloto já para 2013, e possivelmente ele irá participar da primeira sessão de treinos livres para o GP de Monza, que acontecerá neste final de semana.

Tanto James Calado quanto Daniel Ricciardo participaram pelas equipes que os contrataram, do último teste de pilotos em Silverstone.


Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário