domingo, 14 de abril de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da China - Corrida

(Foto: Getty Images)
Fernando Alonso das Astúrias, da Scuderia Ferrari, foi o grande vencedor do GP da China 2013 de Fórmula 1! Uma apresentação para ninguém colocar defeito. Largou bem, foi agressivo, rápido, e teve uma boa estratégia. Ao contrário de (como sempre) fazem com Felipe Massa, que chegou em 6º. Mas ele teve sua parcela de culpa também, por ter ficado muito tempo atrás de Paul di Resta, da Force India. Estranho é que fazem tudo certo para o espanhol. Enfim, meu papel aqui não é ficar implicando pilotos e equipes.

Kimi Raikkonen da Lotus e Lewis Hamilton da Mercedes AMG completaram o pódio, respectivamente. Na última volta, Hamilton duelou com Sebastian Vettel da Red Bull Racing, que o atacou. Se não fosse por um erro do alemão, provavelmente o mesmo teria chegado a subir ao pódio. Mesmo assim, Vettel agora é o líder do campeonato, seguido de perto por Raikkonen, e um pouco mais atrás estão Alonso e Hamilton, nesta ordem.

Na largada, Hamilton conseguiu se manter na ponta, e foi bem nisso. Já Raikkonen largou muito mal, perdendo duas ou três posições. Se a reta fosse mais longa, perderia mais. A dupla da Ferrari disparou atrás do inglês, com Alonso na frente e sob pressão de Massa. Aproximadamente na volta 5, os carros vermelhos atacaram juntos a Mercedes do campeão de 2008, cada um passando por um lado diferente. Um dos momentos mais belos da corrida.

Lembram da McLaren nas últimas etapas? Pelo visto ela melhorou um pouco em ritmo de corrida. Pelo menos com Jenson Button, que chegou em 5º. Já Pérez, fez suas lambanças. É um piloto rápido, mas que ainda precisa aprender a se controlar e ter um pouco mais de atenção. Deu uma fechada em Kimi Raikkonen, que danificou o bico do E21 do finladês, de forma que ficou até perigoso para o piloto, que mesmo assim correu com o carro desse jeito até o final. Aliás, depois disso, e de já ter ido mal na largada, o Iceman ainda conseguiu chegar na mesma posição em que largou. Foi muito bem, mesmo!



Por falar em erros, Esteban Gutiérrez da Sauber conseguiu provocar seu próprio abandono além do de Adrian Sutil, da Force India. Os dois carros foram seriamente danificados.







Mark Webber que teve seu câmbio trocado, nem do último lugar pôde mais largar, mas sim dos boxes. Ele ia bem, ganhando posições, até se encontrar com o "aluno" da Red Bull (da divisão "escolinha" da fabricante de energéticos), Jean-Éric Vergne, da Scuderia Toro Rosso. O australiano errou ao tentar a ultrapassagem, e fez o francês rodar. Com o RB9 danificado, Webber teve que voltar os boxes, mas no caminho uma de suas rodas traseiras se soltou. O que quase provocou acidentes piores, que felizmente não aconteceram. Dessa forma, o senhor "nada mal para um segundo piloto" obviamente foi obrigado a abandonar.


Além dos casos já citados, somente mais Nico Rosberg, da Mercedes AMG, abandonou a corrida.

E a Williams, hein? Que fase... Triste, isso. Só não ficaram atrás das equipes nanicas. Mas acredito no potencial de evolução da equipe.

O que mais posso destacar é que Daniel Ricciardo, da Scuderia Toro Rosso, com um carro não muito bom, conseguiu um ótimo resultado, chegando em 7º. E o novato Jules Bianchi, mais uma vez ficou na frente dos outros pilotos de equipes nanicas.


Resultados da Corrida do GP da China 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 56 voltas em 1h,36m,26s,945
2 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = a 10s,100
3 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 12s,300
4 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = a 12s,500
5 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 35s,200
6 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 40s,800
7 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 42s,600
8 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 51s,000
9 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = a 53s,400
10 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 56s,500
11 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 1m,03s,800
12 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1m,12s,600
13 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,33s,800
14 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,35s,400
15 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Coswoth) = a 1 volta
16 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
17 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 1 volta
18 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = a 2 voltas

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 já será no próximo final de semana, no GP do Bahrein!

Um abraço!
Paulo Vitor

P.S.: As imagens sem fontes (menos a do bico do E21, que está no canto da mesma), são da própria transmissão da F1, que deve ser feita pela FOM, acho. Foram retiradas da página do Facebook "Im a die hard F1 Fan".

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