quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Fórmula 1 2013 - Senna sai de cena, e Maldonado e Bottas formam nova dupla da Williams

Pastor Maldonado, Valtteri Bottas e Bruno Senna.
Aconteceu o que todos já esperavam: a Williams confirmou hoje o venezuelano Pastor Maldonado e o finlandês Valtteri Bottas como a sua nova dupla de pilotos para 2013.

Valtteri Bottas foi campeão da GP3 em 2011, e passou 2012 usando o FW34 de Bruno Senna no 1º Treino Livre de 15 das 20 etapas do Mundial de Fórmula 1.

Por ser da mesma nacionalidade de Toto Wolff, um ex-piloto e um dos principais acionistas da Williams que possui um cargo alto na equipe, há quem diga que foi o mesmo quem colocou Bottas como titular, até porque quem cuidava da carreira de Bottas, até certo ponto foi Wolff e meses atrás passou a tarefa para um de seus acessores. Bottas nega a influência do executivo para se tornar titular. Pode até ser, já que Susie Wolff, piloto e esposa de Toto, também é reserva da Williams e o marido não participou do processo de aceitação e entrada da esposa na equipe.

Opinião pessoal:

Há pilotos melhores do que Bruno disponíveis no mercado. Não que ele seja ruim, aliás, é até um piloto bom. Se você é fã, me desculpe, mas se acompanha o blog, sabe que tento defender nossos pilotos. Voltando ao foco, a Williams poderia sim, não renovar o contrato do Bruno, mas fazer uma aposta melhor. Para começar, ficar trocando um piloto anualmente, já não é muito bom para a imagem da equipe. Depois, o que Bottas fez demais? É campeão da GP3? Então deveria ter passado 2012 correndo de GP2, porque até nessa categoria de carros mais potentes, o salto de desempenho para um F1 continua sendo grande. De um GP3 para um F1, então, é enorme. Não é só porque ele se destacava em alguns treinos que está pronto para disputar uma temporada do Mundial de Fórmula 1. Enfim, loucura da Williams, mas, pode dar certo. Não estou dizendo que não vai dar.

Mas, e agora, Bruno Senna?

Bom... Bruno tem alguns milhões para arrumar vaga em alguma equipe. Talvez o suficiente para conseguir o cockpit de Nico Hulkenberg, que vai sair da Force India e ir para a Sauber. O brasileiro também deverá conversar com a Caterham. Só que também há muitos outros - bons - pilotos atrás dessas vagas, e muitos deles com um bom dinheiro no bolso. Inclusive Luiz Razia, que já foi piloto de testes da Caterham, quando esta era uma das Lotus, e que nesse ano fez testes pela Force India e pela Scuderia Toro Rosso (que já confirmou Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne para 2013).

Vamos ver como as cadeiras dessa dança vão sendo ocupadas.


Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário