sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Fórmula 1 2012 - Fernando Alonso vs Sebastian Vettel

(Foto: Getty Images) E aí? Quem leva a melhor?

Na reta final da temporada 2012 do Mundial de Fórmula 1, as corridas ficaram um pouco mais equilibridas do que eram no começo, sem grandes surpresas quanto ao vencedor. Com exceção da vitória de Kimi Raikkonen da Lotus F1 Team, no último GP em Abu Dhabi.

Adrian Newey fez um "buraquinho" na asa traseira do RB8, outras soluções aerodinâmicas, e um polêmico bico de "borracha" (um material bem flexível) descoberto recentemente no carro da Red Bull Racing. Já na Scuderia Ferrari, o mal nascido F2012 que era lento em retas e em curvas, se tornou um carro bem veloz depois dos novos escapamentos e outras peças que melhoraram a aerodinâmica, como as novas asas dianteiras e traseiras. E esses carros devem melhorar ainda mais nas próximas etapas. Atualmente, as duas equipes e a Vodafone McLaren tem os melhores carros do grid, mas apenas as duas citadas primeiramente tem condições matemáticas de ter um piloto campeão. A briga pelo título agora está entre Sebastian Vettel, da Red Bull Racing com seu RB8, contra Fernando Alonso, da Scuderia Ferrari e seu F2012. Dois bicampeões mundiais que se conquistarem o título, um deles se tornará o tricampeão mais jovem da Fórmula 1. Seria mais fantástico se isso acontecesse para Vettel, pois além de tricampeão mais jovem, ele entraria para um grupo bem seleto de pilotos que conseguiram três títulos consecutivos. Ou melhor, não um grupo, mas uma dupla, que com ele se tornaria um trio. Afinal, apenas Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher conseguiram esse feito.

Ambos pilotos estavam na briga pelo título em 2010. Ano em que Fernando Alonso era o grande favorito, e seu principal rival não era Vettel, mas sim o companheiro de equipe do alemão na Red Bull Racing: Mark Webber. Mas Vettel surpreendeu todos ao vencer a corrida e se tornar o campeão mais jovem da Fórmula 1, pois com menos possibilidades de ser campeão do que ele, só Lewis Hamilton tinha. Muitos apostavam em Alonso, e se não fosse ele, seria Webber. Sorte? Acho que não, ou talvez um pouco. Vettel já vinha fazendo uma reação no final daquele campeonato, mostrando o seu talento. Na corrida final, Alonso, esse sim que normalmente é muito sortudo (mas também talentoso, obviamente), dessa vez teve azar e ficou preso atrás do estreante Vitaly Petrov da Renault durante várias voltas, e isso acabou lhe custando o "caneco" daquele ano.

Os dois tem bons carros, capazes de vencer corridas ou no mínimo estarem sempre no pódio; matematicamente estão bem próximos; são talentosos, e às vezes a sorte até ajuda. A próxima corrida será nos EUA, em uma pista nova, que não dá para prever qual equipe teria o melhor carro, e se o título não for decidido lá, faltará apenas a final aqui no Brasil, pista onde ambas as equipes tem um bom histórico, e que provavelmente os dois carros andarão bem.

Pois é, meus caros leitores. Nessa reta final, ainda não há nada decidido, e podemos nos surpreender com quem será o campeão. Como viram neste texto, não dá para arriscar muitos palpites de quem será o campeão. Assim que é bom. Mas que venha logo o tricampeão mais jovem da história da Fórmula 1, pois tenho certeza que todos nós fãs desse esporte estamos ansiosos para saber quem será ele.


Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário