domingo, 11 de setembro de 2011

Fórmula 1 - GP da Itália - Corrida

(Foto: Reuters)


Sebastian Vettel conquista mais uma vitória, desta vez em Monza! Monza, onde ele conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, correndo na equipe "irmã" da Red Bull Racing, a Scuderia Toro Rosso, o que deixou o jovem campeão, e futuro bicampeão, emocionado no pódio. Ao lembrar desta vitória de 2008 (em um ano em que Ferrari e McLaren dominavam as corridas pela disputa do título entre Hamilton e Massa) pela STR (uma equipe ainda menor naquele ano), assumo que errei muitas vezes ao dizer que Sebastian apenas tem um bom carro, o RB7. Vettel é sim, um grande piloto! É rápido! Acho que os erros que ele cometeu no ano passado me fizeram criar uma imagem negativa dele, mas vejo que ele amadureceu muito este ano, e está pilotando melhor do que nunca! Não posso dizer que ele é o melhor no atual grid, pois tem outros ótimos pilotos, como Fernando Alonso, Lewis Hamilton, e também Jenson Button.

Os pilotos que completaram o pódio, foram Button em 2º lugar, e Alonso em 3º. Até pensei que o espanhol pudesse vencer, por causa da ótima largada que este fez, o que deixou as arquibancadas italianas animadíssimas, pois este é um povo que tem uma enorme paixão pela equipe de seu país, a Scuderia Ferrari.

No final da primeira reta, ao ser dada a largada, estavam lado a lado Vettel, Hamilton e Alonso, que assumiu a liderança, deixando Vettel atrás, e o inglês em terceiro, e logo depois das duas primeiras curvas, a Hispania de Liuzzi (que devia estar super empolgado por correr em casa) veio pela grama em alta velocidade, de lado, varrendo a pista (o que provocou a entrada do Safety Car, que ficou na pista por umas duas voltas) e já tirando além dele mesmo, Nico Rosberg e Vitaly Petrov desta etapa do campeonato, o que também prejudicou Rubens Barrichello, que teve que ficar parado até tirarem o carro de Rosberg da sua frente, e Bruno Senna, que teve que contornar a confusão, perdendo algumas posições, já que os outros pilotos passaram reto por fora do traçado. Mas os dois brasileiros fizeram boas corridas de recuperação. Barrichello infelizmente ficou fora da zona de pontuação (12º), mas Senna terminou em 9º, e assim conquistou seus primeiros pontos na Fórmula 1! E digo que se tivesse mais quatro voltas, mais ou menos, ele também poderia deixar Di Resta (8º) para trás. Me arrisco a dizer que se Bruno não tivesse que contornar a batida, poderia terminar a corrida em 5º, ou 6º lugar, e Rubens por não ter um carro tão bom, poderia ser o 8º. O outro piloto da Williams, o venezuelano Pastor Maldonado, terminou em 11º. Ah, é! De brasileiro também tem o Felipe Massa, que rodou após bater em Mark Webber, e terminou a corrida em 6º lugar. Webber por ter prejudicado muito a aerodinâmica de seu RB7 após este acidente, acabou batendo no final da reta oposta, pelo carro não poder entrar na curva a uma velocidade tão alta, estando danificado. Não sei dizer quem foi o culpado por estes danos, se foi Massa ou Webber. No trânsito dizem que quem bate por trás está errado, mas Felipe que jogou suas rodas traseiras em cima da asa dianteira de Mark. Talvez tenha faltado atenção da parte do brasileiro, e de cuidado do australiano, ou o contrário (Rs).

A disputa que mais ganhou destaque na transmissão da corrida, foi de Lewis Hamilton contra Michael Schumacher, mas Jenson Button que hoje vive uma ótima fase e está pilotando melhor do que nunca (por mim, nem em 2009 quando foi campeão ele correu tão bem), chegou atrás do companheiro de equipe, fez a ultrapassagem, e pouco tempo depois também deixou o alemão heptacampeão para trás. A disputa entre Lewis e Schumi continou por muitas voltas, e o alemão estava se defendendo de uma maneira não muito, digamos, limpa. Hamilton avisou a equipe McLaren, que reclamaram com os fiscais, que avisaram Ross Brawn, que alertou Schumacher, e então este passou a correr de forma não tão agressiva para não ser punido, e pouco depois Lewis o ultrapassou. Assim, Hamiltou terminou em 4º, e Schumacher em 5º.

Completando os 10 primeiros, os que marcam pontos, estão os carros da STR, de Jaime Alguersuari, e Sebastien Buemi, 7º e 10º, respectivamente.

Os últimos a concluírem a prova foram os pilotos da Lotus-Renault, com Heikki Kovalainen na frente de Jarno Trulli, que foram nesta ordem 13º e 14º, e por último, em 15º, foi Timo Glock, da Marussia Virgin. E... só? Sim, apenas 15 pilotos foram até o final da corrida em Monza.

Não completaram o GP da Itália: Daniel Ricciardo (não sei o motivo), a dupla da Sauber, Sergio Pérez e Kamui Kobayashi, que estavam fazendo boas corridas mas tiveram problemas mecânicos, Adrian Sutil, por problema mecânico em seu Force India, Mark Webber, que como eu já disse, teve seu carro danificado e acabou batendo, Jerome D'Ambrosio, também com problema mecânico, e Nico Rosberg junto com Vitaly Petrov, que foram varridos da pista por Liuzzi (Rs), que também saiu da corrida neste momento.


A melhor volta da corrida foi de Lewis Hamilton, fazendo em 1m,26s,187.


Posições e tempos dos pilotos no final do GP da Itália (via @f1brasil): http://ow.ly/i/h8Ew





A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 será no GP de Cingapura, nos dias 23, 24 e 25 de setembro!


Um abraço!

@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário