terça-feira, 16 de novembro de 2010

Drift. O que é?

Talvez muitos de vocês não conheçam essa categoria do automobilismo, muito praticada e popular no Japão, por isso hoje vou apresentá-la aqui.
O Drift passou a ser mais conhecido quando em jogos de corrida, como da da franquia Need for Speed, começaram a incluir fases desse tipo de competição em seus produtos e ainda mais quando a série de filmes Velozes e Furiosos fez o terceiro longa-metragem com um novo protagonista que muda para o Tókio (me desculpem se estiver escrito incorretamente) e passa a correr contra pilotos de Drift, até desafiar o DK (Drift King - Rei do Drift).
Reza a lenda, que esta técnica nasceu quando um japonês saiu para andar com o carro na neve, que começou a escorregar muito e assim ele criou as manobras. Mas indo indo aos fatos, isso surgiu mesmo nos anos 70, com um japonês praticando nas montanhas.
São manobras que o piloto faz, principalmente em curvas, para que a traseira do carro saia propositalmente, e existem as categorias, em algumas quanto mais ele derrapar, mais pontos marca, distância e tempo da derrapagem também tem influencia na pontuação. Em outra categoria um piloto deve seguir outro, e ficar o mais próximo possível dele, ambos fazendo Drift, ou seja, uma perseguição. Existem outras categorias.
Os carros mais usados, normalmente são de marcas orientais (não necessariamente), ou seja, marcas como Nissan, Mitsubishi, Mazda, etc. Modelos como 350Z, Silvia, Lancer Evolution, 240SX, RX-7 e outros. Todos preparados, com potência aumenteda, suspensão rebaixada. E com a tração traseira, rapidamente os pneus são "fritados" deixando nuvens de fumaça no local da prática.

Vejam aqui uma matéria antiga sobre Drift do programa Auto Esporte, apresentado pela TV Globo: http://www.youtube.com/watch?v=SPmfC8WRaBI

E vejam também o que houve por aqui no Brasil recentemente, sobre Drift: http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/esporte/2010/11/16/262358-piloto-radical-bate-recorde-de-drifting-no-brasil

Um abraço.
@paulovitorpv8

PS: Agora não saiam por aí derrapando pelas esquinas da cidade. (Risos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário