domingo, 17 de abril de 2016

IndyCar Series 2016 - GP de Long Beach


No GP de Long Beach, Simon Pagenaud foi o vencedor! Ampliando sua liderança no campeonato da IndyCar Series pela Penske. Uma vitória polêmica, diga-se de passagem, mas que creio eu, mesmo que não tivesse cometido nenhuma irregularidade, não faria diferença.

Numa pista que dificulta ultrapassagens, nem tivemos uma prova tão agitada, com pilotos escalando meio grid, então o destaque ficou mais com o pelotão de frente, onde largaram nesta ordem: Helio Castroneves da Penske, Scott Dixon da Ganassi, Pagenaud, Tony Kanaan da Ganassi, e Juan Pablo Montoya e Will Power da Penske. As duas maiores equipes praticamente dominando. Só Charlie Kimball e Max Chilton da Ganassi que ficaram lá para trás.

Na largada, o pole position Helinho manteve a ponta e liderou a maior parte das voltas. Nesse período, perdendo a ponta apenas durante a primeira parada, quando Kimball assumiu a posição de frente, mas obviamente logo voltaria para o pelotão intermediário.

Pagenaud perseguiu Helinho por um bom tempo, até ter Dixon se intrometendo ali entre os dois após uma boa estratégia sobre o consumo de combustível, conseguindo andar mais "bebendo" menos no início da prova. E após mais paradas, o brasileiro acabou ficando atrás desses dois.

Aliás, foi nesse ponto aí que veio a polêmica: quando Pagenaud saiu dos boxes, ele saiu da faixa de segurança antes do permitido, temendo perder a liderança para o piloto da Ganassi que vinha pela reta principal. Talvez não tenha visto ali no desespero mas, mesmo que fosse até o final da faixa é provável que perderia ainda teria a liderança e, mesmo que a perdesse, ele teria mais carro do que Dixon e logo o ultrapassaria. Prova disso é que o neozelandês não conseguiu ultrapassar o francês e logo após cruzar a linha de chegada, seu combustível acabou, enquanto o piloto da Penske tinha mais pra queimar.

Pagenaud apenas recebeu uma advertência, afinal, ele quebrou, sim, a regra. Mas como eu já disse, de um jeito ou de outro, acredito que venceria a corrida. O próprio Dixon não reclamou muito.

Helinho ficou em 3º no pódio, Juan Pablo Montoya e Takuma Sato completaram o pódio. O japonês da Foyt apareceu no final e ultrapassou o TK, que ficou em 6º, nas últimas voltas. E ainda foi pra cima do colombiano.




Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário