domingo, 3 de abril de 2016

Fórmula 1 2016 - GP do Bahrein - Corrida


Nico Rosberg vence segunda corrida da temporada, quinta corrida seguida e começa a incomodar o companheiro Lewis Hamilton, que disse que a "corrida foi fácil para Rosberg". Então foi fácil te vencer, Lewis? Ou quando você ganha, sempre é suado? Será que não foi alguém que largou mal e não fez uma boa corrida, para quem largou na pole position? Hmm...

Mas de certa forma, não deixa de ser verdade. O problema é de quem veio a declaração, rs. Claro, Rosberg não disputou com ninguém, mas não tinha com quem disputar. Fez sua parte e não cometeu erros. Pode não ter sido difícil, mas não se pode menosprezar a performance dele. Foi uma boa corrida dele, sim.

O alemão tomou a ponta na largada e só deixou essa posição em um de seus pit-stops, quando Kimi Raikkonen ocupou o posto. Excelente corrida do finlandês, que chegou em 2º. O atual bicampeão (ao todo tri) pela Mercedes, completou o pódio.


Sejamos justos, e ressaltemos que Hamilton foi atingido por Valtteri Bottas na primeira curva. O finlandês da Williams até foi punido, mas isso não faz recuperar o tempo e a integridade do carro do inglês, que se não tivesse feito uma largada ruim, realmente teria dado muito trabalho ao companheiro.

E o Sebastian Vettel? Pois este sim, também daria trabalho. Pois é, daria... se lamentavelmente o motor da Ferrari não tivesse quebrado ainda na volta de apresentação.

F1 da Depressão
Em 4º lugar, chegou Daniel Ricciardo, da Red Bull. Apenas uma posição à frente da qual havia largado, parecendo pouco para quem não viu a corrida. Mas posso garantir que foi uma posição muito bem conquistada, tendo que se sobressair de disputas contra seu companheiro Daniil Kvyat, contra o caçula na equipe satélite, Max Verstappen da Toro Rosso, entre outros. Kvyat largou em 15º e chegou em 7º, e Verstappen largou em 10º e chegou em 6º. Muito bem, garotos.

Mais uma vez, parabéns para Romain Grosjean e para a Haas. Após uma ótima estreia com o 6º lugar no GP da Austrália, o time estreante conquistou hoje a 5ª colocação com o piloto francês, que não teve grandes dificuldades em fazer belas ultrapassagens. Já Esteban Gutiérrez, infelizmente, mais uma vez foi obrigado a abandonar com algum problema no carro. Desconfio que tenha alguma relação com uma peça solta na pista, pela qual ele passou por cima instantes antes de se retirar. Ainda assim, a Haas aparece em 5º lugar no mundial de construtores, apenas 2 pontos atrás da Williams, que teve seus dois pilotos pontuando hoje. É realmente impressionante o que eles vem fazendo.


A equipe de Grove teve Felipe Massa em 8º. Uma posição atrás da qual largou, depois de ter assumido a vice liderança na largada e permanecido assim durante algumas voltas. Parece que foi mal, mas fez o melhor que podia dentro da estratégia não muito boa da Williams, somado ao desempenho superior dos outros carros. Em performance do piloto, sinceramente, não ficou devendo em nada. Assim como Bottas, que após a punição e uma estratégia quase igual ao do companheiro, ainda conseguiu correr muito bem e chegar em 9º, sendo que largou em 6º. Falta - há tempos - é a Williams ser mais inteligente e ousada nas estratégias, para quem esses dois possam sempre chegar entre 3º e 6º, mais ou menos. Porque pilotos competentes para isso, cada um ao seu estilo, ela tem.

O último mas não menos importante destaque, muito pelo contrário, chamou muita atenção, fica justamente com o último carro da zona de pontuação: a McLaren-Honda... do reserva estreante Stoffel Vandoorne, chamado em cima da hora. Foi a primeira vez que ele participou de uma etapa da Fórmula 1 e, num carro sobre o qual não podemos ser muito otimistas, já pontuou. Muito bom resultado, considerando esses fatores. Aliás, coisa que os titulares Jenson Button e Fernando Alonso, ainda não conseguiram este ano - embora por fatores que fujam do controle deles (não tanto no caso de Alonso, que bateu e depois por isso, não correu). Button abandonou logo no início da corrida.


Aliás, mais um destaque, fora dos pontos, mas que mesmo assim não podemos deixar de fazer: largando em 16º, Pascal Wehrlein chegou em 13º, com a Manor. Na frente de Felipe Nasr da Sauber, Nico Hulkenberg e Sérgio Pérez da Force India, além de seu companhweiro Rio Haryanto, que também completou a prova. O garoto, estreante e vindo do turismo, ultrapassou num fórmula. Com um carro da Manor.

Além dos já mencionados Vettel, Button e Gutiérrez, não chegaram ao final da corrida Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, e Jolyon Palmer, da Renault, que também abandonou logo no comecinho da prova.





Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário