A Ferrari sempre esteve presente na carreira de Felipe Massa na Fórmula 1, antes mesmo dele chegar à categoria. Logo, deverá estranho para ele deixar a Scuderia di Maranello e ir à Williams.
Na vida dura de piloto de categorias de base na Europa, Felipe Massa estava disputando a Fórmula 3000 em 2001, quando ou ele era campeão, ou voltava para casa. O que aconteceu? Saiu "papando" as corridas, o que chamou atenção da Ferrari, que o convidou para fazer parte da sua academia de pilotos. Felipe, claro, aceitou, e no final da temporada foi campeão da categoria.
Sendo assim, a Ferrari o trouxe para à Fórmula 1, mas não para a equipe principal em um cockpit de titular, é claro. Precisa de experiência para guiar uma rossa. Então Felipe Massa fez sua estreia pela Sauber, que naquela época corria com os motores italianos, assim como correram nas últimas temporadas e provavelmente continuarão usando a versão V6 1.6L turbo dos mesmos.
Em 2005 Felipe foi para Maranello e passou um ano como piloto de testes. Com a saída de Rubens Barrichello, virou titular ao lado de Michael Schumacher em 2006. Com muita competência, naquela ano já alcançou a sua primeira vitória, no GP da Turquia, o qual viria a vencer nos próximos 2 anos. Pouco depois veio o que por mim foi o momento mais emocionante da carreira dele: a vitória no GP do Brasil, correndo com um macacão com as cores da bandeira nacional. Nenhum brasileiro vencia lá desde Ayrton Senna em 1993.
No final da corrida deste último final de semana, o chefe Stefano Domenicali disse no rádio que considerava Felipe o campeão da temporada 2008. Como sabemos, ele venceu novamente em casa naquele ano, e durante alguns segundos foi o campeão, até que Lewis Hamilton no finalzinho conseguiu a posição que precisava, fazendo a taça escorregar por entre os dedos do brasileiro.
Uma pena, pois, não tirando o mérito do inglês, Felipe fez uma temporada incrível naquele ano. Venceu mais corridas, e teria vencido pelo menos mais uma: nas voltas finais do GP da Hungria, liderando com folga, o motor da sua Ferrari "foi para o espaço". Se a mecânica tivesse aguentado mais um pouco, possivelmente ele já teria chegado ao Brasil como campeão. Mas não gosto de ficar pensando nesses "e se", pois envolvem variáveis e incontáveis, e como diz Emerson Fittipaldi, "e se, e se, e se, não ganha corridas".
Para mim você pode dividir o título daquele ano com o Lewis, Felipe. O que me irrita é o pessoal que mal acompanha a categoria de longe, e só assistiu Fórmula 1 naquele ano para torcer pelo Massa considerando-o como o bom piloto que ele realmente é. Depois disso, na pior fase do brasileiro, ignoraram tudo que ele já fez e criticam sem ter a menor base de conhecimento histórico ou técnico de Fórmula 1. Gente de outras áreas que só torce por outra coisa quando esta está boa, e fica dando pitaco errado. Uma parte desses, aquela mesma galera que "parei de ver F1 depois que o Senna morreu, porque a F1 acabou por causa disso". Coisa de brasileiro, eu acho. Enfim, deixemos isso de lado, pois nem mereciam essas linhas da minha atenção.
Aliás... Esqueceram que ele subiu ao pódio esse ano, esqueceram do final de 2012 em que ele foi um dos pilotos que mais marcou pontos, esqueceram do quanto ele foi rápido no início desse ano e não perdeu tanto rendimento ao longo da temporada. Correr bem, ele corre. Pode até não ser o melhor, mas corre bem. Tanto é que a Williams o escolheu por talento e experiência, e não por dinheiro. Mas acontece que muitas vezes alguma outra coisa atrapalha.
Maldita memória seletiva.
Chegando ao presente, recentemente Felipe Massa já teve uma despedida, mas não podiam faltar mais momentos assim em Interlagos.
Felipe Massa fez um capacete especial, no qual estava gravado seus números pela Scuderia. 1 ano como piloto reserva, 8 anos como piloto titular, 139 corridas, 11 vitórias, 15 pole positions, 14 voltas mais rápidas. "Grazie, Ferrari!" (Obrigado, Ferrari!). Além disso, ele é o 2º piloto que mais correu pela Ferrari, e o 4º maior vencedor em toda a história da equipe.
Já que Felipe Massa fez uma homenagem à equipe no que iria vestir para a corrida, a Ferrari fez a mesma coisa por ele. Assim como em 2006 (mas não com tanto exagero), fez um macacão com as cores do Brasil, na mesma for dos desenhos de seu capacete.
No dia da classificação, Francesco, responsável pela parte elétrica dos carros e que trabalha na Ferrari há muitos anos, foi pedir ao amigo um autógrafo no seu braço, e prometeu que se ele fosse ao pódio (o que era uma possibilidade real, como já expliquei aqui antes), subiria junto.
(Foto: João Gabriel Rodrigues) |
Ele saiu pela última vez dos boxes da Ferrari recebendo aplausos de toda a equipe, que gosta muito dele.
(Foto: Ferrari) |
No final da corrida (neste link sobre a corrida, explico mais o que aconteceu com Massa na mesma), Felipe Massa fez o que Sebastian Vettel vem fazendo, mas que ele mesmo já havia feito outras vezes: zerinhos na frente da sua torcida!
(Foto: Getty Images) |
Na volta aos boxes, Felipe Massa não sabia, mas a Ferrari preparou uma festa surpresa, com bebida e camisas especiais para a ocasião.
(Foto: Ferrari) |
Um abraço!
Paulo Vitor
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