domingo, 17 de novembro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP dos EUA - Corrida

(Foto: Getty Images)
Antes de tudo, me desculpem pela demora. É que passei praticamente o dia todo em Belo Horizonte. Mas prometo uma postagem "no capricho, no capricho" (esqueci o nome do narrador que diz isso) para compensar pelo atraso.

Grande Prêmio dos Estados Unidos da América, no circuito de Austin, no Texas, construído no ano passado especialmente para receber a Fórmula 1, e vem sendo cada vez mais um sucesso de público. Caso tenha um piloto estadunidense em breve na maior categoria do automobilismo mundial, acho que esta finalmente irá emplacar na terra do Tio Sam, desde que lá não demonstrem muitas "frescuras" (ordens de equipe, dinheiro na frente de talento etc.) da Fórmula 1, pois os americanos não gostam nada disso.

Ah, e a beleza das "cow-grid-girls" texanas... Me parecem que são líderes de torcida de um time de futebol americano do Texas e...

(Foto: Getty Images)
Ops... Foco, Paulo Vitor! Foco! Então, vamos lá, falar da corrida. Fazer o quê, né?

Mais uma página da história da Fórmula 1 sendo reescrita pelo jovem Sebastian Vettel, da Red Bull: quebrou o recorde de vitórias consecutivas de seu compatriota, amigo e ídolo, o grande Michael Schumacher. Tendo largado na pole position, o tetracampeão teve a sua 8ª vitória consecutiva, e 12ª na temporada. Só não fez o Grand Chelem porquê não liderou todas as voltas, pois até a mais rápida foi dele, em 1m,39s,856. Mas o fato de não ter liderado todas as voltas, não me impede de dizer que ele fez uma corrida perfeita, veloz e isolado na frente de todos, sem cometer erros. Grande Sebastian Vettel!

Agora, um parágrafo dedicado ao ex "maluco da primeira volta", Romain Grosjean.

Logo que chegou à Fórmula 1 no ano passado (já havia feito uma passagem anos atrás substituindo Nelsinho Piquet na Renault, e não causou boa impressão) como campeão da GP2, o francês recebeu duras críticas pelas confusões e acidentes que provocava nas corridas. Se não envolvia terceiros, conseguia sair da pista sozinho. Porém creio que as barbeiragens ficaram no passado.

Já no final da última temporada ele já não causava tantos problemas, e nesta temporada vem fazendo um bom trabalho. Tanto em 2012 quanto em 2013, subiu ao pódio algumas vezes, e hoje isso se repetiu. Ele largou em 3º e logo na primeira volta tomou a 2ª posição de Mark Webber, a qual manteve. No final da corrida o australiano da Red Bull se aproximou do carro preto e dourado da Lotus e ameaçou ultrapassar, exatamente como havia acontecido no GP do Japão. Então deve ter passado pela cabeça de Grosjean "Chegar é uma coisa, passar é outra!" (BUENO, Galvão) e "Hoje não, hoje não, hoje não!" (MACHADO, Cléber), mas hoje não, mesmo! Com o E21, um carro inferior ao RB9, nessa hora ele voou baixo e tirou o máximo de desempenho que podia, fazendo a até então volta mais rápida da prova e deixando o canguru lá atrás.

Ele não é mais o "maluco da primeira volta" e vem se mostrando cada vez mais um piloto promissor. Se a Lotus continuar na boa evolução que vem fazendo, logo ele conseguirá sua primeira vitória.

Ah! Reparem no capacete dele, homenageando Steve McQueen. Não foi o único a fazer isso, pois Lewis Hamilton fez a mesma coisa, porém, para Michael Jackson.

(Foto: Getty Images)
Voltando à corrida, que é o que interessa mais (apesar de eu já estar com saudades das texanas)...

Não é que Mark Webber foi mal. Como de costume, não largou bem, perdendo posições para Grosjean e Lewis Hamilton. Um pouco mais tarde ele deu o troco no inglês da Mercedes. Perdeu apenas uma posição e se manteve no pódio, então, tudo bem.

A próxima corrida, o GP do Brasil, será a última do australiano na Fórmula 1, pois no ano que vem ele irá correr pela Porsche no WEC (Mundial de Endurance). Vou torcer pela vitória dele em Interlagos, para se despedir em grande estilo. Ele merece. Nem sempre ele é o culpado nas confusões internas entre ele e Sebastião. Na verdade, não é culpando Seb, mas muitas vezes, na minha opinião, ele reclama com razão. Turquia e Inglaterra em 2010, "Multi 21" nesse ano... Nada contra o Tião, que por mim é mesmo o melhor piloto da equipe, mas também reconheço o valor de Webber e entendo seu ponto de vista nas más situações. Ele é um bom piloto. Talentoso, rápido, completo. Porém o mais jovem rubro taurino se destaca mais em seus grandes feitos. É isso. Coloquem-se no lugar dele antes de julgá-lo.

(Foto: Getty Images)
Logo após os pilotos do pódio, vieram Hamilton e Fernando Alonso, respectivamente. Ambos ganharam uma posição, cada. O piloto da Ferrari chamou muita atenção com belas ultrapassagens ao longo da corrida.

Você é super fã do Vettel e acha que muitas vezes o Alonso faz e fala o que não deveria fora da pista? Ok, eu concordo com você até certo ponto. Mas o talento, a competência e a habilidade do espanhol não podem ser negadas. Lembrem-se que no ano passado ele disputou o campeonato até o fim com um carro mal nascido e inferior ao do rival da equipe austríaca. Não estou diminuindo o feito do Vettel, de jeito nenhum. Fez aquele tricampeonato com todos os méritos do mundo. Na verdade, acho que nunca mereceu tanto quanto naquela corrida heroica, mas se Alonso tivesse saído vencedor, também teria sido merecido (como piloto... esqueçam os "mimimis" da pessoa que ele é).

Nico Hulkenberg largou em 4º e chegou em 6º, mas para quem corre de Sauber, fez uma prova bem satisfatória. Até comemorou o resultado. Ah! Entre os duelos de Alonso, que falei há pouco, um deles foi contra Hulkenberg, O incrível Hulk foi arrojado, mas cometeu o mesmo erro duas vezes, pois nestas, perdeu sua posição para o espanhol exatamente no mesmo lugar e da mesma forma. Bom, isso deve ter servido para ele aprender alguma coisa nova hoje. Apesar do carro da Ferrari ser superior, o alemão correu rápido atrás do "Príncipe das Astúrias" até o fim, chegando menos de um segundo depois dele.

Sergio Pérez largou e chegou em 7º, mostrando mais uma vez que melhorou nas últimas etapas, e chegando bem à frente de seu companheiro Jenson Button. Mas a McLaren já tomou a sua decisão, e segundo as más línguas, não há muita harmonia em trabalhar com Checo. Talvez por um "peso de consciência", estejam tentando colocá-lo na Force India, que vem se livrando de outro piloto que apesar de competente, não é muito querido, que é Paul di Resta (deve substituir o primo Dario Franchitti na Indy, correndo pela Chip Ganassi - o link leva para uma postagem minha sobre este assunto, em uma página no Facebook). Aparentemente um acordo garantiria algumas tecnologias da equipe de Woking para o time indiano. Enfim, estou desviando do assunto corrida e só queria dizer que Pérez teve um desempenho com o qual a McLaren deveria ficar feliz e grata, apesar de ser a obrigação dele fazer isso, porém a equipe não o reconhece.

(Getty Images)
Por falar nesses pilotos que chegaram um pouco para trás, um se destacou, e muito: Valtteri Bottas, da Williams. O finlandês largou em 9º e chegou em 8º, o que para a atual situação da equipe de Grove, foi bom demais. Inclusive, conseguiu algo que tem provocado uma certa carência na equipe de Frank nesta temporada: pontos. Te cuida, Felipe Massa.

Falando no brasileiro, este, desta vez não fez uma boa corrida e já vinha de um final de semana complicado nos treinos e na classificação. Aliás, isso vem acontecendo desde o GP de Abu Dhabi. Claro que pode ter faltado competência por parte do piloto, mas não posso culpá-lo totalmente, principalmente porquê essa queda de desempenho não aconteceu de repente sem mais nem menos. O carro da Ferrari não evoluiu muito nas últimas etapas, ou foi desenvolvido pelo rumo errado. Isso pôde ser notado até no F138 de Alonso em Yas Marina. Enfim, Massa largou em 13º e chegou nesta mesma posição.

Como devem saber, Kimi Raikkonen já saiu da Lotus para fazer uma operação na coluna (bem sucedida) e por isso foi substituído pelo reserva da Caterham, Heikki Kovalainen, o que deixou Davide Valsecchi, campeão da GP2 em 2012 e reserva da Lotus, insatisfeito, por razões óbvias. Para quem não participava de todo um Grande Prêmio há quase um ano, Heikki foi até bem nos treinos e fez uma classificação boa. Porém, na corrida, ficou lá atrás, em 15º, sendo que largou em 8º.

O único abandono da corrida toda foi de Adrian Sutil, da Force India. Depois de uma má classificação, largando lá de trás, já na primeira volta o alemão da equipe indiana bateu seu bólido. O safety car ficou algum tempo na pista, mas logo a corrida voltou ao normal. Outro acidente foi nas últimas voltas, quando Esteba Gutiérrez da Sauber vinha fazendo uma boa corrida até ser atingido na traseira por Jean-Éric Vergne na Toro Rosso, e assim sair "pulando" e rodando. Com isso o mexicano perdeu algumas posições, e o francês do programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull teve um acréscimo de 20 segundos no seu tempo final de prova, perdendo quatro posições.

Lá atrás, após algum tempo, Jules Bianchi chamou a minha atenção novamente. Com o pior carro do grid, não só superou seu companheiro de equipe, como também deixou os pouco mais rápidos carros da Caterham para trás. Além de Pastor Maldonado da Williams, apenas as equipes nanicas tomaram uma volta, sendo que no caso de Max Chilton, o último colocado, foram duas.

Pastor Maldonado após ser grosseiro com Frank Williams e acusar a equipe de sabotar seu carro e priorizar Valtteri Bottas, por pouco não foi desclassificado por um problema em seu carro. Mas este logo foi solucionado antes que ele levasse a bandeira negra.

Que corrida!


Resultados da Corrida do GP dos EUA 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Punição, se houver)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = 56 voltas em 1h,39m,17s,148
2 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = + 6s,284
3 - Mark Webber (Austrália / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = + 8s,396
4 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 27s,358
5 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 29s,592
6 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 30s,400
7 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 46s,692
8 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = + 54s,509
9 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 59s,141
10 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 1m,17s,278
11 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = + 1m,21s,004
12 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 1m,26s,914
13 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 1m,31s,707
14 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = + 1m,35s,063
15 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = + 1m,36s,853
16 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari)* = + 1m,44s,574 (acréscimo de 20 segundos ao tempo original)
17 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) + 1 volta
18 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) + 1 volta
19 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham / Renault) = + 1 volta
20 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = + 1 volta
21 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = + 2 volta

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

Próxima etapa, GP do Brasil, já no próximo final de semana! É Interlagos encerrando mais uma vez a temporada da Fórmula 1!

Ah! Vettel fez "zerinhos/donuts" de novo, e eu estou adorando este novo hábito do alemão mais jovem tetracampeão da categoria: http://instagram.com/p/g12bnECpPl/#


Um abraço!
Paulo Vitor

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