É, eu também não. Mas Adolf Hitler não teve grande contribuição na criação do Fusca, porém foi ele quem tornou possível a fabricação do automóvel mais vendido da história. Não, vocês não leram errado. O Fusca é o carro mais vendido da história, com mais de 21 milhões de unidades fabricadas, superando com folga o Ford T, modelo que revolucionou a imagem do automóvel e vendeu 15 milhões de unidades.
O Volkswagen "original". |
O que mais se conta é que Hitler convocou o engenheiro automobilístico Ferdinand Porsche, que obviamente pelo nome, é o fundador e dono da Porsche naquela época. O ditador pediu um projeto de um carro acessível ao povo, e que também pudesse transportar tropas por longos trajetos onde não houvesse água. Sendo assim o engenheiro criou seu famoso motor de quatro cilindros opostos horizontalmente, refrigerado à ar. O visual original (esse aí da foto acima) não agradou tanto Hitler e ele mesmo fez algumas mudanças na carroceira. Mas essa é uma versão muito resumida na qual há coisas e pessoas ocultas.
Que a indústria automobilística da Alemanha necessitava de um impulso e modernização, com a fabricação de veículos baratos, econômicos e seguros, era o que pensava o engenheiro mecânico e aeronáutico tedesco (naturalizado, pois nasceu na Hungria) Josef Ganz, criador do carro conceito chamado "Volkswagen" (que em alemão significa "carro do povo") com base nas suas ideias. Um carro para a população em geral, como o próprio nome diz. Que até o mais humilde trabalhador tivesse acesso. Hitler concordava com essas ideias.
Josef Ganz. |
Ah, acho que esqueci de falar de um detalhe muito importante. Em situações não-nazistas, seria algo normal, mas neste contexto histórico, fez toda a diferença: Ganz era judeu! Não, ele não morreu no Holocausto. Notou que teria problemas e saiu do país, passando por Suíça, França e viveu seus últimos anos na Austrália, trabalhando para a montadora Holden, da General Motors. Lá faleceu em 1967 aos 69 anos. Mas os projetos do Volkswagen ficaram com Hitler, pois o próprio Ganz havia apresentado suas ideias ao governante. Esta é a parte de coisas e pessoas ocultas da história que eu havia mencionado. Os projetos foram parar nas mãos de Porsche através de Hitler, que também tinha seu próprio projeto que agradava mais ao nazista. O engenheiro uniu suas ideias às do judeu e fez algumas alterações. Em seguida Hitler quis mudar um pouco o visual. Assim nasceu o Volkswagen, conhecido aqui no Brasil como Fusca, em Portugal como Carocha, nos Estados Unidos como Beetle, entre outros nomes.
A princípio a população alemã poderia comprar o Volkswagen, e em 1938 o mesmo começou a ser produzido com o investimento do governo. Nesse primeiro ano, apenas membros da elite nazista conseguiram adquirir o automóvel e no ano seguinte, em 1939, começou a Segunda Guerra Mundial. Como eu já havia dito, Hitler já tinha ideias de usos militares para o Volkswagen e por isso através da base do mesmo, diferentes veículos de guerra foram construídos para o exército alemão.
Após a guerra, 2/3 da fábrica da Volkswagen estava arruinada, e o que sobrou ficou sob o controle da Inglaterra, que podia muito bem ter tomado para ela a produção do Fusca. Viram o projeto, e pensaram que seria um fracasso. Pobres ingleses... "Toma aqui esses projetos, Alemanha. Não temos interesse nesse fiasco", "Ah, é mesmo? Então tá bom, dona Inglaterra". Mal sabiam os ingleses de que abriram mão do projeto automobilístico de maior sucesso da história.
O Fusca chegou ao Brasil em 1950 através de importações. Ao longo das décadas seguintes, além de ter começado a ser fabricado aqui, o Fusca foi comercializado em motorizações de 1200 cilindradas (de 32 cv de potência), 1300cc (de 46 cv) e o "Fuscão" de 1600cc (que gerava 65 cv de potência).
Como ficou obsoleto, a Volkswagen do Brasil decidiu parar de fabricar seu besouro em 1986. Em 1993 o então presidente Itamar Franco pediu a Volkwagen para que voltasse a fabricar o Fusca, pois um de seus projetos era a de ter carros realmente populares. Apesar de que estes seriam os inovadores carros de 1.0L, o Fusca foi incluído, deixando de ser fabricado pela segunda vez em 1996.
Em 1998 nasceu o New Beetle, a segunda geração e a terceira geração surgiu no ano passado: o novo Fusca.
Um abraço!
Paulo Vitor
P.S.: Meu último texto no Piston GP Team, sobre as grandes rivalidades da Fórmula 1.
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