Finalmente Sebastian Vettel da Red Bull Racing venceu em casa, mas não foi com tranquilidade. A Lotus, principalmente com Kimi Raikkonen, quase saiu vitoriosa do GP da Alemanha. O finlandês e seu companheiro de equipe Romain Grosjean completaram o pódio, respectivamente. Mas vamos começar do começo, e ir contando por partes os acontecimentos.
(Foto: Getty Images) |
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Na quarta volta, Felipe Massa da Scuderia Ferrari abandonou a prova. O brasileiro usaria uma tática de usar os pneus macios no final da prova, assim como fez Fernando Alonso, mas nem pôde ver qual seria seu resultado. Na reta principal, o piloto brasileiro que vinha fazendo um bom começo de prova, teve problemas com seu F138. O câmbio travou na quinta marcha, as rodas traseiras também travaram e assim ele perdeu o controle passando direto pela curva 1. O motor apagou e para ligar novamente é necessário um grande aparelho, que é como o motor de arranque de um carro de Fórmula 1, só que externo. Fim de corrida para Felipe Massa, que obviamente voltou irritado para o motorhome da Ferrari.
(Foto: AP) |
Estranho como o pneu "saltou" logo quando chegou perto do cinegrafista da FOM. Paul Allen foi levado de helicóptero para um hospital a 60 km do circuito onde está em observação e passa bem, apesar de estar com uma fratura no ombro, costelas trincadas e uma concussão. A Red Bull recebeu uma multa de 30 mil euros pelo incidente.
Webber ficou um bom tempo nos boxes, e pelo que parece até desligou o motor. Mas depois voltou para a pista, e teve que começar a "escalar o grid" desde a última posição. Acabou chegando em 7º, o que foi uma boa recuperação.
Pensam que foi "apenas" isso que aconteceu de estranho? Se sim, estão enganados. Mas vou falar disso depois de dizer que Grosjean, com o bom desempenho da Lotus junto ao pouco desgaste de pneus de seu E21, estava conseguindo se aproximar de Vettel, que estava começando a querer ter problemas com os pneus do RB9. Raikkonen vinha logo atrás, seguido por Fernando Alonso
(Foto: EFE) |
Na volta seguinte foi a vez de Jean-Éric Vergne da Scuderia Toro Rosso abandonar a corrida, com problemas hidráulicos.
A algumas voltas do fim, nas últimas paradas, Vettel estava com pneus médios. Grosjean se manteve na pista com o mesmo jogo que o alemão. Raikkonen e Alonso colocaram pneus macios. Os pilotos da Lotus inverteram as posições por questões lógicas de estratégias. Só Raikkonen tinha condições de buscar a vitória, e mantiveram Grosjean na pista para testar outra estratégia enquanto o francês era caçado pelo espanhol da equipe de Maranello. Vettel cruzou a linha de chegada seguido bem de perto por Raikkonen, e a mesma coisa com Grosjean em relação ao Alonso.
(Foto: Getty Images) |
Resultados finais do GP da Alemanha 2013 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)
1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 60 voltas em 1h,41m,14s,711
2 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = a 1s,008
3 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = a 5s,830
4 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 7s,7
5 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 26s,9
6 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 27s,9
7 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 37s,5
8 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 38s,3
9 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 46s,8
10 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 49s,8
11 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 53s,7
12 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 56s,9
13 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 57s,7
14 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1m,01s
15 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,01s,9
16 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = a 1 volta
17 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
18 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
19 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 1 volta
Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/
Sebastian Vettel abriu larga vantagem sobre Fernando Alonso, o que deixa o campeonato menos interessante. Mas ainda há muita coisa para acontecer. A Mercedes AMG ficou com a vice liderança do Mundial de Construtores, porém bem atrás da Red Bull Racing.
Agora a Fórmula 1 terá um intervalo de três semanas, para depois voltar com o GP da Hungria, nos dias 26, 27 e 28 de julho (e talvez nesses dias eu estarei viajando, então já aviso e me desculpo, porque talvez os posts sobre este atrasem).
É, e a Juliana (segundo as más línguas ela não quer sambar, mas para Vettel ela samba sim) vai acertando suas profecias. Segundo ela, nesta temporada Vettel venceria em todos os circuitos em que ainda não havia vencido. Isso vem dando certo, e mais uma vez ela acertou com o circuito de Nürburgring.
Um abraço!
Paulo Vitor
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