As 24 Horas de Le Mans, tal como o endurance em geral, já existem há um bom tempo. Mas o WEC como o conhecemos hoje, nasceu em 2012. Ainda é jovem, e já passa por uma crise em sua categoria principal, a LMP1. Primeiro, a Audi deixou o barco e, agora, a Porsche. Ambas indo para a Formula E. Por isso, a FIA teve que pensar em soluções.
O que mais chama a atenção a principio, é o calendário. O certame passará a ser um campeonato disputado em dois anos. Sendo assim, a próxima temporada será 2018/19, começando em maio de 2018 e terminando em junho de 2019. Com isto, sim, teremos duas edições das 24 Horas de Le Mans em um mesmo campeonato.
As 12 Horas de Sebring vão voltar, como foi no nascimento da categoria. Porém, não irá se misturar com o evento do IMSA, o endurance americano. Já Silverstone, Hermanos Rodríguez e Circuito das Américas, sairão do calendário. O que é bem estranho.
Creio que além disso, só faltou falar que vão tentar equilibrar mais o regulamento técnico da LMP1, para atrair novas montadoras e equipes independentes. O fato de um protótipo ser ou não híbrido, não fará mais diferença na potência que ele gerará, mas ainda será vantajoso quanto a distância que conseguirão percorrer em um stint, para que isso não perca o sentido. Também poderão entrar carros com motores turbinados ou aspirados.
Bem, acho que os pontos mais importantes, eu falei aqui. Agora resta aguardar pela aprovação de tais mudanças no conselho mundial da entidade.
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Um abraço!
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