Carros com motores turbinados estão cada vez mais comuns e ganharam todos os segmentos, graças ao downsizing e, com isso, começamos a ver mais os termos "biturbo" e "twin-turbo" (turbos gêmeos, ao pé da letra). Mas ao contrário do que muitos pensam, tratam-se de sistemas diferentes.
Ter duas turbinas tornou-se uma forma de compensação para o chamado "lag" que apenas um turbo causava. Não que ainda não cause, mas com a tecnologia de hoje, é bem menos. Antes de pensarem nessa solução, ou você tinha um "turbão" pra compensar o lag em potência e torque, ou tinha um "turbinho" que dava pouco lag, porém, também não gerava um ganho tão grande de performance.
Agora vamos a distinção dos sistemas duplos, que fica mais fácil de se entender se usarmos os termos traduzidos livremente do inglês, turbo sequencial (que é o biturbo) e turbo paralelo (twin-turbo). Ou seja, no biturbo, as duas turbinas trabalham em conjunto uma seguida da outra, enquanto nos "gêmeos", eles são separados, trabalhando de forma mais independente, geralmente sendo adotado por motores em V, já que você tem ali dois blocos.
Diferente das turbinas, que utilizam os gases do escapamento para girarem, o supercharger, mais conhecido em terras tupiniquins como compressor (ou compressor mecânico, e já vão entender porquê), está diretamente ligado ao motor, aproveitando a rotação deste para também puxar sua dose de ar extra.
Por último, mas não menos importantes, temos os motores aspirados. O carro do sujeito purista, que vê as formas acima como trapaça. A aspiração raiz. A aspiração moleque. A aspiração arte. Tá, parei. Não tenho nada contra nenhum desses sistemas. Se eu tivesse qualquer um deles, estaria feliz.
No motor naturalmente aspirado, como dizem, o motor dá o ar extra por si só, aumentando a capacidade de admissão. O ganho de potência não é tão extravagante quanto nos outros, mas pelo menos não há o turbo lag e também não é algo mais desgastante ao motor, já que os outros exigem pistões e bielas mais resistentes, por exemplo.
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Um abraço!
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