Nico Rosberg é o novo campeão mundial da Fórmula 1! O 33º da categoria, sendo o 3º alemão, depois de Michael Schumacher e de Sebastian Vettel. E o 2º campeão filho de outro campeão, no caso, Keke Rosberg. O outro foi Damon Hill, filho de Graham Hill.
Tanto ele quanto Lewis Hamilton, fizeram corridas com o pulso firme e de modo inteligente. O inglês foi o vencedor do GP de Abu Dhabi, com seu companheiro chegando em 2º e Vettel completando o pódio pela Ferrari.
Lewis usou de uma estratégia que muitos podem julgar como moralmente errada, mas o regulamento não proíbe. Sugestão de Christian Horner, metendo o bedelho onde não tinha nada a ver, atrapalhando a disputa do título alheio: segurar o pelotão, de forma que dois carros pudessem passar Nico, para só depois, abrir vantagem. Como Jacques Villeneuve fez em 1997.
Eu não vou fazer nenhum julgamento, porque outros, incluindo o próprio Rosberg, poderiam fazer o mesmo nesta mesma situação.
Nisso vimos duas coisas: que apesar da possível sujeira, o inglês mandou na corrida, a mais inteligente de sua vida, demonstrando domínio absoluto da prova e muita perícia ao volante; e também que o alemão poderia muito bem acompanhá-lo.
A equipe Mercedes, já tricampeã consecutiva entre os construtores, não estava nem aí sobre quem seria o campeão, até porquê de qualquer forma, seria um de seus pilotos. Mas se possível, queria terminar com uma dobradinha. E não foi uma ou foram duas vezes que a alta cúpula puxou a orelha de Hamilton, perguntando porquê ele estava correndo daquela forma, sendo que já sabiam a resposta. Pediam-no para melhorar, e ele fazia uma volta um pouco mais rápida. para depois voltar a se fazer de bobo.
No final, o #44 já estava desesperado. Fez o setor 3 da última volta bem devagar, com Rosberg na sua cola e, atrás deste, o tetracampeão da Scuderia, que vinha muito rápido das últimas voltas por ser o único do pelotão de frente usando pneus supermacios, superando os carros da Red Bull. E depois de uma tentativa de ultrapassagem sobre a Flecha Prateada #6 na penúltima volta, da qual esta se defendeu muito bem, aparentemente Sebastian percebeu qual era o jogo de Lewis, talvez assim pegando leve com seu conterrâneo. Tanto que depois de cruzar a linha de chegada com a bandeira quadriculada, ele disse no rádio para a Ferrari que o Hamilton "estava usando truques sujos". Então, no grid de 2017, continuaremos tendo apenas um tetracampeão alinhando seu carro. E este, foi eleito o Piloto do Dia de hoje, além de ter feito a volta mais rápida.
Fim de prova e claro, aquelas histerias de sempre no rádio do campeão da vez, com mensagens dos dirigentes do time, da esposa... Zerinhos (ou donuts) no meio da pista, e parando o carro ali mesmo. Coisas que o vencedor da temporada merece fazer.
Os outros pilotos foram cumprimentá-lo antes do pódio... só Lewis que não pareceu muito caloroso a princípio, naturalmente, não engolindo fácil, como qualquer um em seu lugar, mas depois, deu parabéns ao companheiro. E talvez perder um título pela primeira vez, seja uma boa experiência para o seu crescimento. Sabotagem? Já falei: não venham com essa. Eu adoraria ser sabotado com 12 poles e 10 vitórias numa temporada...
Os outros pilotos foram cumprimentá-lo antes do pódio... só Lewis que não pareceu muito caloroso a princípio, naturalmente, não engolindo fácil, como qualquer um em seu lugar, mas depois, deu parabéns ao companheiro. E talvez perder um título pela primeira vez, seja uma boa experiência para o seu crescimento. Sabotagem? Já falei: não venham com essa. Eu adoraria ser sabotado com 12 poles e 10 vitórias numa temporada...
Atrás dessa galera do pódio, Max Verstappen e Daniel Ricciardo completaram o top 5 pela Red Bull. O holandês, aliás, teve um incidente de corrida com Nico Hulkenberg logo após a largada e rodou, mas tanto ele quanto seu companheiro estavam numa estratégia de fazer um primeiro stint mais longo com pneus supermacios usando no Q2, então o garoto nem foi tão prejudicado por isso. Mas, não fosse isso e talvez se o australiano não tivesse feito uma parada a mais, um dos rubro-taurinos poderia ter vencido e aí Hamilton teria se arrependido de segurar o pelotão, pois assim Rosberg poderia chegar ainda mais atrás. Se do jeito que foi, essa ameaça já existiu, então se tudo tivesse sido da melhor forma, esta era uma possibilidade real.
Em 6º veio a Ferrari de Kimi Raikkonen e, em 7º e 8º, as Force India de Hulkenberg e Sergio Pérez, respectivamente. Assim, o time indiano se consolidou em 4º lugar no mundial de construtores, superando de vez a Williams. Excelente trabalho.
A propósito, do time de Grove, Felipe Massa foi o 9º colocado. Terminou pontuando e era o que dava pra fazer. Já Valtteri Bottas abandonou com problemas no carro. Quem fechou a zona de pontuação foi Fernando Alonso, da McLaren-Honda, enquanto o companheiro deste, Jenson Button, também abandonou a que possivelmente foi a sua última corrida na Fórmula 1.
Também abandonaram: Kevin Magnussen, da Renault; e as Toro Rosso de Carlos Sainz Jr. e Daniil Kvyat, que tiveram todo um final de semana bem sofrido. Aliás, todos os abandonos foram por problemas nos carros. Mas cabe ressaltar que no caso de Sainz, me parece que foi depois de mais uma barbeiragem de Jolyon Palmer, da Renault, que finalmente sentiu o gostinho de uma punição e por isso terminou em último, atrás até das Sauber de Felipe Nasr e Marcus Ericsson.
A propósito, time suíço terminou o mundial à frente da Manor, que também não pontuou hoje. Esteban Ocon foi o 13º e Pascal Wehrlein o 14º. Entre eles e a zona de pontuação, ficaram as Haas de Romain Grosjean e Esteban Gutiérrez, respectivamente.
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Um abraço!
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