domingo, 6 de outubro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Coreia do Sul - Corrida


(Foto: Getty Images)
Sebastian Vettel da Red Bull Racing venceu de novo! Fez seu segundo Grand Chelem consecutivo no GP da Coreia do Sul, no autódromo de Yeongam, e pode já ser tetracampeão no GP do Japão, no próximo final de semana.

(Foto: Getty Images)
Na largada, Vettel arrancou muito bem com o RB9 e nem deve ter percebido a presença de Lewis Hamilton da Mercedes AMG com o W04 logo atrás. Essa foi uma daquelas corridas que o alemão dominou totalmente, sem ameaças, sem sustos. Pole position, líder de todas as voltas, autor da volta mais rápida e vencedor. Sendo assim, como eu já disse, fez mais um Grand Chelem.

(Foto: Getty Images)
O 2º colocado foi Kimi Raikkonen, em mais uma excelente corrida do finlandês, que largou em 9º. Seu companheiro de equipe, Romain Grosjean, completou o pódio após um duelo interno do time preto e dourado. E sobre essa foto acima, esse desvio de olhar do Kimi só pode querer dizer uma coisa: ele viu uma garrafa de vodka. Por falar nisso, no pódio, eu pensei "quer ver o Kimi beber dessa champagne antes de jogar nos outros?" Dito e feito. Curiosamente, um pódio apenas com motores Renault.

(Foto: Getty Images)
Felipe Massa, que largou em 6º, rodou na primeira volta e caiu para a última posição. Fazendo uma corrida de recuperação, com dificuldade alcançou o 9º lugar. A Scuderia Ferrari não teve um final de semana muito bom, pois além de Massa, Alonso também não foi bem, largando em 5º e chegando em 6º.

(Foto: Sauber)
Um dos maiores destaques dessa etapa foi, sem sombra de dúvida, Nico Hulkenberg da Sauber. O alemão com seu modesto carro, largou em 7º, o que já foi ótimo, e ainda por cima chegou em 4º, aguentando a pressão de Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Jenson Button e Nico Rosberg nas últimas voltas, sem nem poder usar o DRS. Incrível, mesmo.

E por falar no Rosberg, algo estranho aconteceu com ele. Ao ultrapassar seu companheiro de equipe, Hamilton, sua asa dianteira abaixou jogando faíscas para todos os lados com o atrito sobre o asfalto. Foi aos boxes um pouco mais cedo para resolver o problema, o que prejudicou um pouco Hamilton, que já estava com sua parada programada no lugar da de Rosberg que teve que ir primeiro.

(Foto: BBC Sport)
Adivinhem quem o azar foi visitar de novo? Mark Webber, da Red Bull Racing. Em Cingapura, seu carro teve um princípio de incêndio. Na Coreia do Sul, após um incidente com Adrian Sutil, da Force India, o RB9 pegou fogo mesmo. Para o consolo de Webber, pelo menos mais tarde Sutil também sofreu danos e abandonou a prova.

(Imagem: Sky Sports F1)
E o azar da Red Bull não parou por aí. Na equipe "de base" da indústria de bebidas energéticas, a Toro Rosso, os dois pilotos abandonaram nas últimas voltas com problemas mecânicos. Além dos pilotos já mencionados, também abandonou a corrida Paul di Resta, da Force India, que teve um acidente na volta 24.

Interessante que nessa etapa, dos que completaram a prova, todos completaram na mesma volta, como podem ver nos tempos. Por falar nisso, com os abandonos, as nanicas chegaram em posições razoavelmente boas para elas. Logo na frente as Williams, sendo que Pastor Maldonado largou muito bem e fez uma ótima primeira volta, chegando a ocupar o meio da zona de pontuação no final da mesma.


Resultados da Corrida do GP da Coreia do Sul 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Píloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 55 voltas em 1h,43m,13s,701
2 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = + 4s,200
3 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = + 4s,900
4 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 24s,100
5 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 25s,200
6 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 26s,100
7 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 26s,600
8 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 32s,200
9 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 34s,300
10 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 35s,100
11 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 35s,900
12 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = + 47s,000
13 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = + 50s,000
14 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = + 1m,03s,500
15 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = + 1m,04s,500
16 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = + 1m,07s,900
17 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team  / Cosworth) = + 1m,12s,900

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

Próxima etapa no Japão, circuito de Suzuka, já no próximo final de semana!

Mais imagens do vencedor:

(Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)
(Foto: Reuters)
Um abraço!
Paulo Vitor

2 comentários:

  1. É Paulo Vitor, Vettel está impecável mesmo, mas uma coisa me deixa com o pé atrás, será que a RBR usa uma espécie de jogo de equipe camuflado? já reparou, com Webber sempre acontece algo no carro, com o Vettel raramente acontece alguma coisa!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Jean. Penso que Vettel seja mais piloto, mas Webber não é de se jogar fora. Se fazem uma espécie de jogo de equipe, sim, com certeza fazem, como qualquer outra equipe em que um piloto se destaca muito mais do que o outro. O que acho injusto, é que dão uma maior atenção ao desenvolvimento do RB9 do Vettel. No ano passado, o RB8 até certo ponto foi desenvolvido de uma forma que, como pudemos ver, era mais ao estilo de pilotar de Webber. Tanto que ele foi bem no início do campeonato. Depois passaram a desenvolver ao estilo de guiar do Vettel, mesmo com o alemão estando até então com um desempenho inferior, mas como é o "queridinho" da equipe e já era bicampeão...

    Abraço!

    ResponderExcluir