sábado, 18 de maio de 2013

Será que a Red Bull é dona da Pirelli?

Calma... Claro que o título é só uma brincadeira.

Muitos dizem que a Fórmula 1 virou uma competição pneus. De quem troca menos vezes, e qual carro resiste mais tempo sem trocá-los. Em parte, tem sido assim mesmo. Mas parte do erro é das equipes também.

Desde que chegaram à Fórmula 1 em 2011, os pneus Pirelli tem sido alvo de críticas de pilotos e chefes, seja por sua duração, falta de aderência ou dificuldade para serem aquecidos. E não é frescura de iniciante, porque nem mesmo o heptacampeão Michael Schumacher se deu bem com essa borracha nova.

Porém neste ano, os compostos mudaram e ficaram ainda menos resistentes, mas também mais rápidos. Então, toda semana a Red Bull Racing reclamava muito, mas muito mesmo, da durabilidade desses pneus. Principalmente depois do GP da Espanha. Que o carro deles não passava perto do seu desempenho máximo com esses pneus. Uma marca de nome mundial como a Pirelli, sendo tão fortemente criticada pela equipe tricampeã... Bom, não pega muito bem, né? Por causa disso, a marca decidiu alterar os compostos a partir do GP do Canadá, em junho. Usarão pneus mais resistentes.

Ótimo, não? Não para todos. Equipes como a Scuderia Ferrari, Lotus e Force India, por exemplo, desenvolveram seus carros de forma que os mesmos agredissem menos os pneus. Fizeram o dever de casa direitinho. Mas Adrian Newey tinha que fazer um carro ultra rápido, mas que devorasse os pneus, né? Se a Red Bull não desenvolveu o RB9 como deveria, o problema é dela. Ela que aguente as consequências, agora. Prejudicar outras equipes por chatice do time austríaco é injusto. Aliás, é sacanagem mesmo. A Pirelli nega que seja esse o motivo, mas eu não acredito.

A Lotus, no seu jeito “zoeira” de ser, deu essa alfinetada...


No Twitter, ela publicou essa foto, que diz “Resistentes o bastante para vocês, caras?”, e na legenda disse que era uma entrega da Pirelli para a cidade inglesa de Milton Keynes, onde fica a sede da equipe dos touros vermelhos.

A Ferrari, manda indiretas via imprensa: “É uma pena que essas ilustres almas ficaram caladas há dois anos, quando, no mesmo Circuito da Catalunha, e na pista de Istambul, cinco dos seis pilotos que subiram ao pódio fizeram, exatamente, o mesmo número de pit-stops que Alonso e Massa fizeram no último domingo, na Espanha.” Se referindo a vitórias de Sebastian Vettel.

As duas equipes tem carros mais sutis. Principalmente o E21 da Lotus, que às vezes consegue até fazer uma parada a menos. Então o problema não é necessariamente dos pneus, e mesmo antigamente, em algumas corridas eram necessárias três ou quatro paradas, e ainda por cima, ao contrário de hoje, podendo usar todo o potencial dos carros.

Vamos esperar pelos próximos capítulos dessa “novela”.


Um abraço!

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