terça-feira, 28 de maio de 2013

Fórmula 1 2013 - O que aconteceu nos últimos dias

Há mais para saber da Fórmula 1 além dos acontecimentos nas pistas durante o final de semana do GP de Mônaco, e o que eu julgo ser mais, digamos, interessante, direi aqui.

(Foto: Getty Images)
Começando pela (talvez) maior polêmica, uma semana após o GP da Espanha, os carros da Mercedes AMG correram na pista novamente, sendo que testes, pelo menos teoricamente, são proibidos. Foi um convite da Pirelli, e só no último final de semana as equipes souberam desses testes secretos. Foram três dias de atividade, rodando um total de 1000 km, e aparentemente, Lewis Hamilton e Nico Rosberg participaram dessas sessões.

A Scuderia Ferrari e a Red Bull Racing querem explicações da FIA, mas eu acho meio irônico a tricampeã austríaca reclamar de algo relacionado aos pneus, porque...

O contrato que a Pirelli tem com as equipes da Fórmula 1, permite a ela convocar qualquer equipe para fazer testes com os pneus e avaliar os mesmos. Segundo Paul Hembery, diretor esportivo da Pirelli, a Mercedes AMG não foi a única equipe que já recebeu este convite e que outros testes secretos já foram realizados com outras equipes anteriormente. Além disso, segundo o tricampeão Niki Lauda, que possui um cargo executivo na equipe alemã, antes de aceitarem o convite eles perguntaram a FIA se poderiam, e não houve impedimento. Além disso, ainda segundo Hembery, os pneus testados foram os protótipos de 2014.

Apesar dos testes terem sido legais, com conhecimento e autorização da FIA, por reclamação das outras equipes, esta mesma federação esportiva julgará este caso.

(Foto: Getty Images)
A próxima notícia, é que a Scuderia Toro Rosso, "escola" da Red Bull Racing, irá usar os motores Renault a partir do ano que vem. Lembrando que serão os V6 1.6L turbo. Aliás, esses novos motores estão muito caros, e talvez, ou algumas equipes não conseguirão comprar estes, ou os fornecedores que cobram mais não venderão, a não ser que abaixem os preços. As equipes de ponta, mais ricas, que tem alguma grande empresa ou montadora por trás, não terão problema. Como a Scuderia Toro Rosso pertence a Red Bull, então ela pode ter esse novo motor, o que aproxima mais as duas equipes, até porque a Toro Rosso também usará o câmbio da sua irmã maior. Ah! Os motores Renault, pelo menos os usados na divisão austríaca da indústria de energéticos, usará o nome Infinity, marca de luxo que faz parte do mesmo grupo que Renault e Nissan. Ou seja, o motor é o mesmo. Só mudou de nome. Com cada vez mais patrocínio da Infinity, a Red Bull tem vantagens quanto ao fornecimento de motores.

Ainda falando da Scuderia Toro Rosso, Jean-Éric Vergne foi obrigado a abandonar o GP de Mônaco, porque Romain Grosjean o escolheu como - se não me engano - sua primeira vítima no ano. Por causa disso, o francês perderá 10 posições no grid da próxima etapa do campeonato, no Canadá.


Ficaram sabendo do capacete da discórdia? Bom, na falta do que fazer, Bernie Ecclestone aprontou mais uma. Kimi Raikkonen, é fã de James Hunt. Inclusive já correu com um capacete igual ao do campeão inglês de 1976 pela McLaren. Como já fez em outras ocasiões, Kimi usou mais um capacete em homenagem ao ídolo. Até porque o GP de Mônaco é bom para usar capacetes diferentes. Mas... Bernie que sempre quer dinheiro e mais dinheiro, implicou com o desenho, dizendo ser uma propaganda gratuita do filme "RUSH", que mostrará a rivalidade entre James Hunt e Niki Lauda no final dos anos 70.

Ora, se uma homenagem ao James Hunt é uma proaganda gratuita, outras coisas na Fórmula 1 também são. Já que é assim (sendo irônico), Bernie deveria proibir a participação da McLaren e da Ferrari nas corridas (como se ele tivesse todo esse poder). Niki Lauda não poderia trabalhar na Mercedes AMG, e Ron Howard, diretor do filme, não poderia estar em Mônaco, como esteve no último final de semana.

(Foto: Getty Images)
Por último, a Scuderia Ferrari assumiu a culpa pelos acidentes iguais que Felipe Massa sofreu no GP de Mônaco, no último treino e na corrida. Na verdade, foi só pelo da corrida, mas como foram iguais, não duvido que a causa teria sido a mesma. Esta, foi uma falha mecânica na suspensão dianteira esquerda no F138 do piloto brasileiro.

Felipe está bem, e os acontecimentos recentes não o impedirão de participar do GP do Canadá.


Um abraço!
Paulo Vitor

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