(Foto: Reuters) |
Mais uma vitória de Sebastian Vettel, da Red Bull Racing! Aliás, mais do que uma simples vitória, ele fez o que chamamos de "Grand Chelem": fez a pole position, liderou todas as voltas e fez a volta mais rápida da corrida, que foi na 46, com 1m,48s,574. Assim o alemão vai se isolando cada vez mais no topo da tabela, como líder absoluto do campeonato, rumo ao tetra consecutivo. E que show de chegada que fizeram na Marina Bay, com fogos de artifício acompanhando o carro do vencedor na reta final.
O pódio foi completado por Fernando Alonso da Scuderia Ferrari, que com sua grande habilidade largou muito bem conquistando boas posições, e fez uma ótima corrida, garantido a 2º posição a... 32s,627 do vencedor. Em 3º, ficou Kimi Raikkonen, da Lotus, que fez uma corrida genial. Sim, genial. O finlandês largou em 13º, estava morrendo de dor nas costas (o que até contribuiu para o mau desempenho dele na classificação), e ainda conseguiu chegar em 3º na corrida. Até sorriu no pódio, e isso não é muito normal. Não é a toa que o apelido dele é "Iceman".
(Imagem: Facebook - Kimi Raikkonen Space) |
Até certo ponto, a corrida teve aquela "receita da chatice", com Vettel abrindo vantagem sobre os outros com a maior facilidade do mundo. Aliás, na largada Nico Rosberg até chegou a tomar a ponta, mas por muito pouco tempo. O garoto é incrivelmente veloz em seu fantástico RB9. Foi assim, liderando tranquilamente até a volta 23, quando Daniel Ricciardo, da Scuderia Toro Rosso e futuro companheiro de Vettel na Red Bull, bateu seu carro. Isso provocou a entrada do safety car, o que movimentou um pouco a corrida, e muitos aproveitaram para fazer as suas paradas. Vettel ameaçado? De jeito nenhum. Dada a relargada, Nico Rosberg da Mercedes AMG nem teve chance de tentar ultrapassar seu compatriota. O tricampeão já saiu deixando todos para trás novamente, e em poucas voltas recuperou a folga que tinha na pista. E Nico Rosberg, assim como seu companheiro Lewis Hamilton, acabaram sendo superados, terminando respectivamente em 4º e 5º.
(Foto: Reuters) |
A 7 voltas do fim, mais uma batida: dessa vez com Paul di Resta. Mas foi possível retirar o carro da Force India rapidamente da pista, sem a necessidade de usarem o safety car. Uma pena, porque depois de largar lá de trás, com um pouco de ajuda da sorte, ele estava fazendo uma excelente recuperação. Além dele e de Ricciardo, só mais Romain Grosjean, da Lotus, que abandonou a corrida. O francês teve problemas com o motor do E21.
Nessas últimas voltas, a corrida ficou bem menos parada. Isso porque havia grandes diferenças de pneus entre os carros, o que resultou em muitas ultrapassagens. Quem sofreu muito, mas nem foi por causa dos pneus, foi Mark Webber, que quase tendo que abandonar, terminou a corrida se arrastando em 15º lugar. O australiano teve problemas mecânicos, relacionados ao câmbio e ao motor. Não completou a última volta, assim como os carros das equipes nanicas. Não completou porquê seu RB9 começou a pegar fogo.
Com o carro de Webber em chamas, seu amigo Alonso parou para dar à ele uma carona, retribuindo o favor, quando Webber fez a mesma coisa com Alonso no GP da Alemanha de 2011. Como isso hoje é proibido (que frescura), Webber foi punido e perderá 10 posições na próxima etapa, porque já havia acumulado outras duas advertências.
(Foto: Getty Images) |
Quanto ao Felipe Massa, com as movimentações geradas pelo safety car, ele não foi um dos sortudos. Mas acabou conseguindo recuperar posições, e terminar na mesma em que largou, ou seja, em 6º. Foi rápido principalmente no final, quando tinha pneus em boas condições.
(Foto: Getty Images) |
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)
1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 61 voltas em 1h,59m,13s,132
2 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 32s,627
3 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = + 43s,920
4 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 51s,155
5 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 53s,159
6 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 1m,03s,877
7 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 1m,23s,354
8 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 1m,23s,820
9 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 1m,24s,261
10 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = + 1m,24s,668
11 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = + 1m,28s,479
12 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 1m,37s,894
13 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = + 1,45s,161
14 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = + 1m,53s,512
15 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = + 1 volta
16 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = + 1 volta
17 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = + 1 volta
18 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = + 1 volta
19 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = + 1 volta
Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/
Próxima parada: GP da Coreia do Sul, no autódromo de Yeongam! Daqui a duas semanas, nos dias 4, 5 e 6 de outubro!
Um abraço!
Paulo Vitor
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