domingo, 8 de setembro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Itália - Corrida

(Foto: Getty Images)
Autodromo Nazionale di Monza. Um lugar de clima (no sentido emocional) único, e especial para Sebastian Vettel. Em 2008, quando corria para a equipe menor da Red Bull, a italiana Scuderia Toro Rosso, neste mesmo circuito ele conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, sob a chuva. Inclusive com um motor Ferrari. Em 2011 ele repetiu o feito e chorou no pódio. Hoje, pela terceira vez, o alemão tricampeão venceu lá, como líder absoluto do campeonato que pode lhe dar seu quarto título consecutivo.


Infelizmente, ele foi vaiado. Normal, considerando que ele venceu no quintal da Ferrari, em um autódromo lotado de tifosis italianos nas arquibancadas. O próprio Vettel disse que se ele estivesse usando um macacão vermelho, a reação seria diferente. E o jovem piloto algumas vezes já expressou seu desejo de um dia correr pela mítica e tradicional Scuderia di Maranello. Talvez em um futuro não muito distante vejamos isso, e a torcida italiana dê à ele o valor que merece. Não os culpo de forma alguma, afinal, a Ferrari é a paixão e o orgulho dos amantes italianos do esporte. Inclusive acho isso muito bonito, mesmo. Aliás, são justos, pois quando algo não os agrada, também vaiam a Scuderia. E Vettel, junto com a Red Bull, vem sendo uma pedra no sapato deles nos últimos três anos, e estão sendo novamente.

Mas chega de enrolação, e vamos à corrida, certo? Ok.

Aparentemente, seria uma corrida no molhado, pois de maneira bem sutil chuviscava em Monza. Mas São Pedro mudou de ideia, e deixou os carros voarem baixo nesta incrível pista. Por falar em incrível, sempre fico impressionado com a primeira curva, na qual os carros se aproximam a 330 km/h, e em um curto período de tempo e espaço, reduzem para 60 km/h e sem perder o controle.

(Foto: AFP)
Dessa vez Vettel não teve um passeio tranquilo. Para começar, ele travou as rodas na primeira curva, dividindo a mesma com Felipe Massa da Scuderia Ferrari que havia subido para a 2º posição (mas da corrida dele eu falo depois), e isso deixou o RB9 com vibração em um dos pneus, problema que dá uma desestabilizada no carro e que acompanhou o alemão nas voltas seguintes. Além disso, mais para o final da corrida ele já não podia mais forçar muito o câmbio, ou poderia ter sérios problemas. Se não me engano, Vettel só perdeu a liderança para Alonso, mas por pouco tempo, pois isso aconteceu durante as voltas em que os pilotos estavam fazendo seus pit-stops. Em pouco tempo já estava na frente novamente, e de lá não saiu mais, vencendo a corrida, sendo que tanto nas primeiras quanto nas últimas voltas, Alonso conseguia se aproximar dele de forma bem ameaçadora.

(Foto: Getty Images)
O habilidoso Fernando Alonso fez mais uma bela corrida. Largou em 5º, fez uma ultrapassagem mega precisa sobre Mark Webber, e passou facilmente por Felipe Massa. Como eu já disse, ele chegou a liderar, mas por pouco tempo, ficando "apenas" com um 2º lugar. Correu muito bem.

Completando o pódio, estava Webber, que ganhou a posição de Massa quando o brasileiro estava saindo dos boxes. Assim, ficou em 3º lugar.

Lewis Hamilton da Mercedes AMG e Kimi Raikkonen da Lotus foram mal, terminando a prova em 9º e 11º, respectivamente. Já podem jogar a toalha. Aliás, foi o que Hamilton fez.

(Foto: Reuters)
Felipe Massa fez uma ótima largada e pulou para a segunda posição. Quando Alonso se aproximou, ele facilitou e muito a ultrapassagem. O que é uma situação mais do que normal, principalmente da Ferrari. Mas foi aceitável, afinal, Alonso está na briga pelo título. O brasileiro continuou sua corrida, sempre em um ritmo muito bom e sem maiores problemas. Estaria no pódio, mas como eu já disse também, Webber conseguiu sua posição por uma questão de décimos de segundo desperdiçados em uma parada. De qualquer forma, foi um bom resultado. Pelo menos não chegou em posições atrás da que largou.

Muito bom falar de Nico Hulkenberg, que ontem surpreendeu a todos se classificando na 3ª posição e hoje mais uma vez mostrou o seu talento. O alemão da Sauber com seu fraco carro, perdeu apenas duas posições, tendo no final recuperado uma sobre seu xará e conterrâneo Nico Rosberg, da Mercedes AMG.

(Foto: Getty Images)
Dessa vez, não completaram a corrida apenas Paul di Resta, da Force India, que se envolveu em um acidente logo no início da corrida. Sabem com quem? Romain Grosjean, da Lotus. O que era uma situação bem comum no ano passado. Apesar disso o francês chegou em 8º, tendo largado em 3º. Além de di Resta, Jean-Éric Vergne da Scuderia Toro Rosso também abandonou a corrida com problemas no câmbio. Max Chilton da Marussia foi até a última volta, mas não completou a mesma. O que não faz a menor diferença, já que estava em último e a zona de pontuação é só até a 10ª colocação, o que é um sonho distante tanto para Marussia quanto para a Caterham, nas quais os grandes destaques continuam sendo Charles Pic, e por mim, principalmente Jules Bianchi.

Apesar dos problemas em relação à torcida tisofi, a festa deles em Monza sempre é linda, principalmente com ferrarista no pódio e seria mais ainda se um deles fosse o grande vencedor. Então, aí vai uma foto desse momento sempre marcante em solo italiano.

(Foto: Getty Images)

Resultados da Corrida do GP da Itália 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 53 voltas em 1h,18m,33s,352
2 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 5s,467
3 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = + 6s,350
4 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 9s,361
5 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 10s,355
6 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 10s,999
7 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Renault) = + 32s,329
8 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = + 33s,130
9 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 33s,527
10 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 38s,327
11 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = + 38s,695
12 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 39,s765
13 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 40s,880
14 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = + 49s,085
15 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = + 56s,827
16 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = + 1 volta
17 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = + 1 volta
18 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = + 1 volta
19 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = + 1 volta
20 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = + 1 volta

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/


Não preciso falar da folga da Red Bull Racing no Mundial de Construtores, mas a disputa pelo 2º lugar continua acirrada entre a Ferrari e a Mercedes AMG. No Mundial de Pilotos, mesmo que de muito longe, no momento Fernando Alonso é o único que ameaça Vettel.

Próxima parada, GP de Cingapura, daqui a duas semanas, nos dias 20, 21 e 22 de setembro!


Um abraço!
Paulo Vitor

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