domingo, 30 de junho de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Inglaterra - Corrida

(Foto: Getty Images)
Lewis Hamilton fura pneu (de forma bem estranha, que vou comentar logo), e a corrida seria de Sebastian Vettel da Red Bull Racing, até este ter problemas no câmbio e abandonar, e assim, a corrida caiu no colo do outro piloto da Mercedes AMG, Nico Rosberg, que venceu o GP da Inglaterra 2013 de Fórmula 1! Completaram o pódio Mark Webber, da Red Bull e Fernando Alonso, da Scuderia Ferrari.

(Foto: Getty Images)
Na largada, Hamilton arrancou muito bem e manteve a liderança. Ao seu lado estava o companheiro de equipe Rosberg, mas este foi superado por Vettel nos primeiros metros e caiu para a 3ª colocação, enquanto o tricampeão foi caçar a "Flecha Prateada" líder que até conseguia abrir alguma vantagem.

(Foto: Getty Images)
Poucas voltas depois, o pneu traseiro esquerdo do W04 do inglês estourou. Pior: ele havia acabado de passar pela entrada dos boxes, para só depois ter esse problema. Sendo assim, ele deu uma volta inteira com um pneu a menos, sendo passado por todos e ficando lá atrás. Coincidência ou não, Felipe Massa teve o mesmo problema com o mesmo pneu (traseiro esquerdo) na volta seguinte, quando vinha fazendo uma excelente corrida. Teve que fazer o mesmo que Hamilton, mas comentarei sobre a recuperação dos dois em um outro parágrafo.

(Foto: Getty Images)
O caso dos pneus, realmente foi muito estranho. A Pirelli foi o centro das atenções hoje. Além de Massa e Hamilton, no dia anterior Sergio Pérez da McLaren também havia perdido o pneu traseiro esquerdo, e isso voltou a acontecer também com o mexicano, hoje. Não só com os três, mas também com Jean-Éric Vergne, da Scuderia Toro Rosso. Pérez e Vergne tiveram que abandonar a corrida por causa disso.

Em uma outra postagem eu critiquei a postura de certas equipes (lê-se: Red Bull Racing, principalmente) de pedir pneus mais resistentes, porque os mesmos eram muito desgastados por seus carros. Eu não retiro minhas palavras de que foi falta de competência para projetar carros que não tivessem esse problema, como fizeram por exemplo a Lotus e a Force India, que acharam absurdo essas reclamações do time austríaco para a fabricante de compostos. Mas neste caso, os incidentes "borrachísticos" comprometeram a segurança dos pilotos. Massa, por exemplo, estourou seu P-Zero no meio de uma curva e rodou. Dependendo do local, os pilotos poderiam ter sofrido sérios impactos. As corridas dependem muito mais dos pneus, e essa falta de durabilidade dos mesmos, principalmente agora, deixa as coisas ainda mais absurdas. Que a Pirelli solucione o problema, já!

Obviamente, os maiores prejudicados reclamaram, e estão certos nisso. Cobraram mudanças rápidas. É a vida deles que está ali em risco à alta velocidade quando o pneu fura. O representante da Pirelli, Paul Hembery, disse que foi algo inesperado e que pode ter sido causado por algo específico do circuito. Investigarão e procurarão uma solução, e assim que o fizerem, anunciarão isto. Em uma reunião com a FIA na próxima quarta-feira, será decidido o que deverá ser feito a respeito disto. Antes, equipes podiam vetar alterações nos compostos, mas depois do que ocorreu hoje, isso não deverá mais ser um obstáculo para a Pirelli. Nem poderia ser.

(Foto: Getty Images)
Voltando à corrida, Vettel agora era o líder, e tinha tudo para vencer tranquilamente. A estratégia era boa, as paradas excepcionais, a vantagem sobre Rosberg era insuperável, porém...

(Foto: Getty Images)
A quase 10 voltas do fim, Vettel vinha pelo último setor de Silverstone, quando foi engatar a 6ª marcha do RB9, algo deu errado. Não engatou. Então ele foi reduzindo, e foi perdendo as marchas, até não ter mais nenhuma condição de andar e parando seu carro no canto da reta principal do circuito. Sendo assim, a vitória caiu no colo de Rosberg.

Na verdade, não que o alemão da Mercedes AMG tenha tido vida fácil, até porque não teve. Mark Webber que recentemente declarou sua aposentadoria da Fórmula 1, veio com tudo ultrapassando seus adversários no final da prova (ele perdeu muitas posições no começo) e nas últimas voltas, foi à caça de Nico, que respondeu fazendo uma volta rápida. Não sei se resistiria por muito tempo. Talvez em duas voltas, o australiano poderia tomar a vitória. O final eletrizante também foi garantido por Kimi Raikkonen e Fernando Alonso, que disputaram o último degrau do pódio, sendo que logo atrás deles estava... Hamilton!

(Foto: Getty Images)
Felipe Massa largou de forma que nem os piores haters poderiam colocar defeito (mentira, porque hater é sempre hater, ou seja, uma chatice), saindo de 11º e antes de completar o primeiro setor de Silverstone, já era o 5º, atrás de alguém com quem ele está tendo uma certa rivalidade neste ano: Adrian Sutil, da Force India. Não deu tempo de tentar superar o alemão da equipe indiana, por causa do pneu traseiro esquerdo. Massa foi para os boxes, ficou no final do pelotão e veio se recuperando ao longo da prova, fazendo boas ultrapassagens no final da corrida e terminando em 6º. Grande recuperação de Felipe, e mais ainda de Lewis, que teve um problema tão ruim quanto ou pior do que o brasileiro, mas mesmo assim beliscou o pódio. Outro que se recuperou bem, como eu já disse, foi Webber. Apesar de estar na segunda fila do grid, foi mal no começo, mas se recuperou depois e quase venceu. Ah! Mark também fez a melhor volta, e pelo menos nisto superou seu adversário, tendo o feito na última volta com: 1m,33s,401.

(Foto: Getty Images)
Ótima corrida também de Fernando Alonso. O espanhol largou em 9º, e no final na corrida conquistou o 3º lugar tomado de Kimi Raikkonen, da Lotus.

(Foto: Getty Images)
Os dois pilotos citados anteriormente e Vettel são os melhores colocados no campeonato. Aliás, apesar do abandono do atual tricampeão, ele se mantém na liderança com 21 pontos de vantagem. Para não chatear os fãs do jovem, não vou dizer que fiquei feliz com o resultado. É ruim desejar o fracasso dos outros, e eu admiro Vettel pelo que ele conquistou em tão pouco tempo, mas isso de hoje foi bom para manter o campeonato competitivo e aberto (ou menos favorável para Vettel, apesar da vantagem do mesmo ainda ser boa), pois títulos conquistados com muita antecedência deixa tudo muito chato. Não tenho nada contra Sebastian Vettel, e que isto fique claro.


Resultados finais do GP da Inglaterra 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 52 voltas em 1h,32m,59s,456
2 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 0s,765
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 7s,124
4 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 7s,756
5 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = a 11s,257
6 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 14s,573
7 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 16s,335
8 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 16s,500
9 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 17s,993
10 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 19s,700
11 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = a 21s,100
12 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = a 25s,000
13 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a  25s,900
14 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 26s,200
15 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = a  31s,600
16 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 36s,000
17 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 1m,07s,600
18 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = a 1m,07s,700

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/


Momento comédia:


O Joab falou isso durante a corrida, e eu não resisti. Tive que colocar aqui. Ainda mais depois de tanta coisa séria, pra dar aquela descontraída.

Então, cuidado com isso!

(Imagem: Facebook - Im a die hard F1 Fan)
A próxima etapa do mundial de Fórmula 1, será já no próxima final de semana, nos dias 5, 6 e 7 de julho, quando disputarão o GP da Alemanha, em Nürburgring!


Um abraço!
Paulo Vitor

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