Na onda de falar de rivalidades do mundo automobilístico, em território italiano essa é clássica: Ferrari contra Lamborghini. E não é por acaso, porque a Lamborghini surgiu exatamente para competir com a Ferrari. Ganhando qualquer carro de qualquer uma dessas montadoras, eu seria o homem mais feliz do mundo.
Não é que eu prefira Ferrari, mas provavelmente o que gera mais impacto em qualquer lugar do mundo, em termos de carros, é ver um carro de Maranello, ou até ouvir "fulano comprou uma Ferrari". Mas nisto, Lamborghini não fica muito atrás. Acontece que quem não sabe muito sobre carros, reconhece o nome Ferrari mas nem sempre o Lamborghini. Talvez pela história da Scuderia na Fórmula 1, e por seus produtos se estenderem à perfumes, roupas, relógios e também por ser uma marca mais antiga. Parece que tem toda uma magia no nome.
O engenheiro Enzo Ferrari já tinha sua montadora de desejados automóveis quando recebeu uma visita de um cliente, chamado Ferruccio Lamborghini, um bem sucedido e conhecido fabricante de tratores, apaixonado por automóveis esportivos. O motivo da visita dele era para fazer uma reclamação da Ferrari que ele tinha comprado. Uma falha mecânica, creio eu, na embreagem. Enzo, todo orgulhoso como sempre foi, acreditava que seus carros eram perfeitos e que não poderia ter defeito algum. Disse que Ferruccio não entendia nada de carros, e falou para ele andar apenas nos seus tratores. É... nasceu aí a rivalidade. Lamborghini não podia aceitar aquilo, e decidiu construir seu próprio esportivo na intenção de superar uma Ferrari.
Se a Ferrari tinha um cavalo, a Lamborghini precisava de um outro animal. O famoso cavallino rampante da montadora de Maranello tem sua origem cercada por lendas. Pode ser que entre os muitos bens da nobre família de Enzo, esta criava muitos cavalos. Há também quem diga que um conde que foi piloto na Primeira Guerra Mundial usava o desenho desse cavalo na lateral de seu avião, que pode ter sido até copiado de um outro piloto, alemão. Aliás, esse cavalo do piloto alemão pode ter inspirado o escudo da fabricante alemã de esportivos, Porsche. Enfim, após Enzo vencer uma corrida, a mãe do conde teria dito ao engenheiro que usar o símbolo do cavalo em seus carros lhe daria sorte.
Quanto ao Lamborghini, foi buscar inspiração nas tradicionais touradas espanholas, das quais Ferruccio, que aliás, era do signo de Touro, era fã. Gallardo, Diablo, Murciélago, entre outros, são todos nomes de touros bravíssimos, que estampam quase todos os carros da marca. E sobre seu sobrenome, Lamborghini, também existe a lenda de que este era o nome de um touro selvagem que gostava muito de correr, então seu dono o soltou e livre ele saiu correndo rápido pelos campos.
Entre tantas lendas, podemos dizer que de italianos, os escudos dessas marcas não tem muita coisa. Pois podem ter sido importados da Alemanha e da Espanha.
Saindo dos nomes, em 1964 nasceu na fábrica de Lamborghini o 350 GT e poucos anos depois o mítico touro Miúra. Desde então, as décadas se passaram, Enzo e Ferruccio faleceram, mas suas fábricas, com outros donos, continuam funcionando e criando novos dos carros mais desejados do mundo e novas tecnologias automobilísticas. O cavalo e o touro ainda estão apostando a sua eterna corrida, estando
lado a lado, às vezes com um na frente e em outras o outro.
458 vs. Gallardo |
Um abraço!
Paulo Vitor
Nenhum comentário:
Postar um comentário