domingo, 23 de setembro de 2012

Fórmula 1 2012 - GP de Cingapura - Corrida


Este foi um longo Grande Prêmio. Estourou o limite de tempo de 2 horas, e por isso nem todas as voltas foram completadas. Me desculpem, mas não me lembro quantas voltas faltaram. Se não me engano, três.
Quando foi dada a largada, Lewis Hamilton da McLaren pulou à frente dos adversários, e voou baixo nas ruas de Cingapura. Deveria ser mais uma vitória fácil da equipe inglesa, como vinha acontecendo nas últimas etapas. Até que em certo momento, o inglês campeão teve problemas no câmbio de sua McLaren MP4-27 e foi obrigado a abandonar a prova. A vitória não ficou com Pastor Maldonado, pois este além de perder duas posições na largada, também teve que se retirar da corrida por problemas hidráulicos em seu Williams FW34. Bom, ele, o alemão atual bicampeão, venceu mais uma, e assim se aproximou ainda mais da liderança de Fernando Alonso. Falando no espanhol, este ficou no degrau mais baixo do pódio, tendo muita sorte com os abandonos dos rivais, e entre ele e o alemão, ficou o inglês Jenson Button.


Vamos ao foco polêmico desta corrida. Que na verdade, foi mais de um, sendo que um deles envolvia os dois brasileiros, sobre os quais irei falar primeiro.
Bom, os dois começaram a corrida lá por trás, e se recuperaram muito bem, até certo ponto. Por Bruno Senna ter trocado o câmbio do seu FW34, acabou largando em 22º, e Felipe Massa foi para a última posição por culpa de Vitaly Petrov, da Caterham, que em um momento de falta de controle no começo da corrida, furou um pneu traseiro da Ferrari F2012 do brasileiro, que teve que ir aos boxes imediatamente. Na 43ª volta, os dois brasileiros disputaram o 9º lugar. Bruno Senna estava na frente, e em um dos pontos mais estreitos da pista de rua, foi atacado por Felipe Massa. Os dois se tocaram, a F2012 de Massa "dançou", mas ele conseguiu segurar "no braço", recuperar o controle, e ainda sair na frente do compatriota. O incidente foi investigado, mas Bruno não foi punido pela FIA, pois para eles, o piloto da Williams estava apenas mantendo seu traçado, enquando o ferrarista tentou passar onde não dava. Na minha opinião, Bruno foi sim um pouco agressivo, e quis defender sua posição. Mas é assim, sem frescuras, que as corridas devem ser! A não ser que seja algo mais grave, como o que eu vou falar a seguir.
Antes disso, devo dizer que Felipe Massa terminou em 8º (e a Scuderia Ferrari ficou muito satisfeita com esse resultado), após fazer uma bela ultrapassagem sobre Daniel Ricciardo, e Bruno Senna teve que abandonar na última volta, com problemas no carro.


Lembram que no último GP de Cingapura, quando Michael Schumacher "encheu a traseira" de um carro? Pois é, aconteceu, de novo, quase do mesmo jeito, e acho que no mesmo lugar. Enquanto no ano passado a vítima da batida, foi Sergio Pérez, desta vez foi o novato francês Jean-Eric Vergne, da "escolinha" Red Bull. Então, novatos, não andem perto de Schumacher em Cingapura. Brincadeira (antes que os fãs fanáticos do alemão me joguem pedras)! Mas falando sério, acidentes acontecem com qualquer um. Até com os melhores pilotos da história (entre os quais, Schumacher com certeza está). E ele mesmo assumiu a culpa. Acontece, pessoal. Acontece.
Bom, mas nesse caso, a FIA não gostou e o heptacampeão vai perder 10 posições no GP do Japão, em Suzuka. A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1, que será nos dias 5, 6 e 7 de outubro.


E um milagre aconteceu na Marussia, hein? Após em largar em 20º, Timo Glock conseguiu chegar com seu carro fraco em 12º. Destaque também para Paul di Resta, da Force India.
Também não cruzaram a linha de chegada, Vitaly Petrov e Narain Karthikeyan.


Resultado da Corrida do GP de Cingapura 2012 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 2h,00m,26s,144
2 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes) = a 8s,959
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 15s,227
4 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = a 19s,063
5 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 34s,759
6 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = a 35s,700
7 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = a 36s,600
8 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 42s,800
9 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 45s,800
10 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 50s,600
11 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 47s,100 (punido com 20s por ultrapassagem ilegal)
12 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = a 1 volta
13 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1 volta
14 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = a 1 volta
15 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth)* = a 1 volta (punido com 20s por ultrapassagem ilegal)
16 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = a 1 volta
17 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 1 volta

Mundial de Costrutores: http://www.formula1.com/results/team/

(Fotos: Reuters, Getty Images)

Um abraço!
@paulovitorpv8

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