Dessa vez com Lewis Hamilton, de ponta a ponta mais uma vez, a McLaren venceu sua terceira corrida seguida! O vencedor só foi um pouco ameaçado no final da prova, por Sergio Pérez, que fez uma corrida brilhante, ganhando 10 posições.
E em terceiro veio... Felipe Massa? Não. Fernando Alonso, que havia largado em 10º, e fez uma ótima corrida. Apenas teve problemas com Sebastian Vettel, sobre os quais irei falar em breve. Ou melhor, Vettel teve problemas com Alonso. O brasileiro veio em seguida, mas fez uma boa corrida, e eu vou explicar o por que de isso ter acontecido já já.
Na tranquila e limpa largada, Felipe Massa se saiu muito bem, tomando a posição de Jenson Button nos primeiros metros, e antes da primeira curva, já estava lado a lado com o líder Lewis Hamilton, ameaçando fortemente a posição do inglês, que fechou as portas para o brasileiro na primeira curva. O que claro, está certo. Apenas defendeu a sua posição. Engraçado é que para a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), ou como diz o Pádua, "Ferrari's International Assistence", viu problema quando Vettel fechou a porta para o Alonso.
Mas voltando ao caso do Massa, ele manteve essa posição até bem perto do fim do Grande Prêmio, mas chegou um momento em que o Alonso se aproximou, e mais uma vez usando uma fala do amigo Pádua em seu post sobre este mesmo GP (que aliás, vou deixar o link no final do post), " 'Preserve seus pneus como puder, mas já aviso que Alonso é terceiro e está atrás de você'. O novo 'Fernando is faster than you'. Mas não estou reclamando disso". Mas não tem problema mesmo. É completamente normal nesse esporte um piloto da equipe ceder sua posição ao outro, principalmente quando ele está disputando o título e é líder do campeonato (o que não foi o caso no GP da Alemanha de 2010). Além disso, o próprio Felipe disse que ajudaria como pudesse o Fernando a conquistar o título, e o "Jogo de Equipe" não é mais proibido. E também, é importante que Felipe se mostre útil ao Fernando, pois o bicampeão espanhol pode salvá-lo, já que a escolha dele tem peso dentro da Scuderia Ferrari, se Massa fica ou sai.
Até aí, a ordem de chegada dos três primeiros seria: Hamilton, Alonso e Massa. Mas, o Ligeirinho (referência ao Pérez, porque o veloz rato de desenho animado é mexicano) apostou em uma estretégia de uma parada, deixando para trocar seus pneus bem mais tarde do que os outros. Então com pneus bem mais conservados, ele veio com tudo para cima dos dois carros da Ferrari, e rapidamente ultrapassou os dois. Com algumas voltas a mais, não duvido que ele deixaria Hamilton para trás também.
Enfim, não é que Massa foi ruim. Na verdade, ele correu muito bem, e cometeu menos erros do que o Alonso. E com uma boa estratégia, o Sauber C31 de Sergio Pérez, sempre fica mais rápido do que as F2012 da Ferrari nos finais de prova. Logo, o desempenho do brasileiro não poderia ser melhor. Seu resultado foi bom para a Scuderia Ferrari, e bom para Fernando Alonso, o que pode significar que foi bom para ele mesmo também, pois precisa renovar o seu contrato.
Em um duelo de bicampeões, veio a polêmica dessa corrida, que foi a punição que Vettel recebeu ao simplesmente defender a sua posição de um espanhol que veio cheio de vontade para ultrapassá-lo. Na saída de uma curva, Alonso tentou passar o alemão, e este, fechou a porta, fazendo com que o ferrarista saísse da pista. Mas ele saiu porque quis, pois poderia muito bem ter desacelerado para tentar outra manobra na próxima curva. E sobre o que eu falei antes, sobre a FIA ajudar a Ferrari, é que no ano passado, neste mesmo Grande Prêmio, e se me lembro bem, quase no mesmo trecho, Fernando Alonso fez a mesma coisa com Sebastian Vettel, e não foi punido por isso. Só que nesta ocasião, a atuação do alemão foi muito mais impressionante do que a do espanhol neste ano. Vettel colocou duas rodas para fora da pista, e realizou a ultrapassagem com perfeição. Mas como dessa vez quem teve o pé pisado foi a Ferrari, e Alonso reclamou muito pelo rádio, veio a punição injusta. O que a FIA queria? Que Vettel tirasse seu RB8 do traçado, como se estivesse dizendo "quer passar Alonso? Ah, claro, olha só, abri caminho pra você, e me desculpe por ter te atrasado". Só faltaria pedir ao alemão que ele desacelerasse.
Bom, choro do Alonso atentido, Vettel foi cumprir uma passagem extra e - na minha opinião - injusta pelos boxes.
Bom, e Bruno Senna, fez uma corrida média, mas salvou o último ponto da Williams, por ter atingido a zona de pontuação ao conseguir três posições. Seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado, após fazer uma boa corrida de recuperação, cruzou a linha de chegada logo após o brasileiro.
Vamos aos abandonos...
Quase no final da corrida, Webber rodou, Hülkenberg abandonou, e o motor de Vettel quebrou. E tudo isso rimou (risos). Um pouco depois de metade das voltas, Jenson Button também teve problemas em seu MP4-27, e teve que abandonar.
Mas o acidente que mais chamou a atenção, foi esse:
Jean-Eric Vergne, o francês da Scuderia Toro Rosso, estava em alta velocidade no final de uma longa reta quando de repente, do nada mesmo, aparentemente uma de suas suspensões traseiras quebrou, e ele saiu voando e rodando. Ainda bem que nada grave aconteceu. Ele apenas disse ter sentido uma certa dor nas costas. Normal, depois de um acidente como esse.
Se há mais alguma coisa para destacar aqui, é o 100º Grande Prêmio de Fórmula 1 de Pedro de la Rosa, que terminou em 18º.
Ordem de chegada do GP da Itália 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)
1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1h,19m,41s,221
2 - Sergio Pérez (México / Sauber / Ferrari) = a 4s,356
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 20s,594
4 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 29s,667
5 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = a 30s,881
6 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 31s,259
7 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercdes-Benz) = a 33s,550
8 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = a 41s,057
9 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 43s,898
10 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = a 48s,144
11 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = a 48s,682
12 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 50s,316
13- Jerome d'Ambrosio (Bélgica / Lotus / Renault) = a 1m,15s,861
14 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = a 1 volta
15 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = a 1 volta
16 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = a 1 volta
17 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = a 1 volta
18 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 1 volta
19 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 1 volta
Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/
Mais uma coisa sobre Monza, só de curiosidade mesmo. Veja como Monza é um lugar onde é importante para um piloto da Scuderia Ferrari ter o melhor resultado possível:
Bom, e aqui, a análise do GP da Itália feita pelo Pádua: http://paduamotorsport.blogspot.com.br/2012/09/hamiton-vence-em-monza-perez-em-segundo.html
(Fotos: Reuters, Sauber AG, Ercole Colombo, Getty Images, LAT, Terra, HRT)
Fórmula 1, até Cingapura, daqui duas semanas!
Um abraço!
@paulovitorpv8
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