domingo, 2 de setembro de 2012

Fórmula 1 2012 - GP da Bélgica - Corrida


Jenson Button, da McLaren, o pole position, foi de ponta a ponta liderando a corrida, e venceu o Grande Prêmio da Bélgica 2012 de Fórmula 1! Muito bom, já que desde a vitória na Austrália, ele vinha passando por uma fase meio ruim.
Uma vitória tranquila, pois em nenhum momento ele foi ameaçado por outro piloto. De ponta a ponta mesmo.
Em 2º lugar, veio Sebastian Vettel, que largou apenas da 10ª colocação, mas se recuperou e muito bem ao longo da prova.


E este é Kimi Raikkonen, muitíssimo feliz com seu 3º lugar, que aliás, foi a posição na qual ele largou. Gente, esse homem já sorriu no pódio?
O finlandês fez uma ultrapassagem espetacular sobre o heptacampeão Michael Schumacher, na entrada da Eau Rouge! Foi um rápido mergulho rumo à curva da água vermelha!
(Obs: "Eau Rouge" vem do francês, e significa "Água Vermelha", que é o nome de um rio que passa ali por perto).


Mas então, vamos falar mais sobre a corrida, que como qualquer uma disputada em Spa, é sempre recheada de fortes emoções e adrenalina.
Os pilotos após a volta de apresentação, alinharam seus carros no grid de largada. Enquanto todos estavam de olho em uma estranha fumaça que saia dos carros da Sauber, principalmente no de Kobayashi, antes das luzes vermelhas de apagarem, um certo venezuelano queimou a largada (e como). Por isso, Alonso brincalhão soltou essa: "Fiquei surpreso, as luzes vermelhas ainda estavam acesas e ele já estava na terceira ou segunda posição. Foi um belo salto na largada, o dele". Mas logo vocês vão ver como é estranho esse clima tranquilo do Alonso, depois de algo que aconteceu.
Maldonado se defendeu, dizendo que deixou a embreagem escapar.
Onde estávamos? Ah, sim. Na largada.
Bom, então, após a sensacional largada de Pastor Maldonado, aconteceu isso...


É um pássaro? É um avião? Não! É o Supergrosjean!
Ao passar por Lewis Hamilton, Romain Grosjean tocou seu pneu no pneu do piloto da McLaren, o que resulton em... Vejam vocês mesmos:


Imagine que você é Fernando Alonso, "de boa na lagoa", fazendo sua primeira curva em uma corrida, quando passa um "batmóvel" (http://cdn-9.motorsport.com/static/img/mgl/1400000/1420000/1424000/1424600/1424649/s1_1.jpg) por cima do seu carro, próximo ao cockpit. O espanhol poderia ter se machucado gravemente, mas ainda bem que isso não aconteceu.
E o resultado disso tudo, foi essa "lambança":

Romain Grosjean recebeu uma suspensão da FIA, e não poderá correr no GP de Monza no próximo final de semana. Ganhou uma multa também. No lugar dele, a Lotus deverá colocar o belga Jérôme d'Ambrosio, que no ano passado era titular na Marussia, e esse ano, piloto reserva da Lotus.
Em uma "cajadada" só do francês, foram eliminados três "coelhos", além dele mesmo: Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Sergio Pérez. Ele também prejudicou Kamui Kobayashi, da Sauber, que começou na primeira fila, e terminou em 13º.
"Nunca vi acidente tão estúpido!" - palavras do tricampeão Niki Lauda, sobre o que Grosjean fez.
Estranho é que Maldonado também vive criando esse tipo de confusão, e nunca foi suspenso. Será que é porque a vítima nunca foi o bicampeão Fernando Alonso, piloto da toda poderosa Scuderia Ferrari, e líder da temporada? Quem sabe...
Mas falando no habilidoso Maldonado, este, depois de nas férias conseguir "pagar um - grande - mico" ao bater o FW33 em uma exibição na Venezuela, na frente de milhares de pessoas, entre elas Frank Williams e Hugo Chávez, o venezuelano "pupilo" do presidente, voltou "em grande estilo". Ou seja: fazendo o que lhe é de costume. Já havia recebido uma punição na classificação por bloquear Nico Hulkenberg, e na corrida, além de queimar a largada, conseguiu bater no carro de Timo Glock. Aliás, Maldonado havia acabado de sair dos boxes, por ter trocado uma asa dianteira que ele já havia quebrado.
Pelo acidente com o piloto da Marussia, e a queima de largada, Pastor Maldonado vai perder 10 posições no próximo grid.
Glock foi até o final da prova, diferente de Maldonado, que teve que parar por ali mesmo. Além de Romain Grosjean e suas vítimas, só Narain Karthikeyan não foi até o final da prova. O que não surpreende ninguém, afinal, ele pilota um "F1" da Hispania. Ou melhor: "o F1" da Hispania, já que é sempre o mesmo carro, com uma mexida aqui e outra ali.

O pessoal da Scuderia Toro Rosso também saiu de Spa bem feliz. Em 2012, eles deram uma caída no grid, mas neste Grande Prêmio, a "escolinha" da Red Bull Racing conseguiu colocar seus dois pilotos na zona de pontuação. Jean-Eric Vergne e Daniel Riccirado chegaram em 8º e 9º, respectivamente. Os dois conseguiram estas posições após passar quem até ali era o 8º colocado: Bruno Senna, que estava fazendo uma grande corrida (largou em 17º, e após a largada, já era o 9º), mas perdeu posições porque quando faltavam 4 voltas para o final da prova, teve um pneu furado, e por isso foi aos boxes, cruzando a linha de chegada apenas na 12ª colocação. Uma pena, mas pelo menos, ele mostrou que tem bom ritmo de corrida. Tanto que ele fez a volta mais rápida da prova, em: 1m,52s,822


Outro grande destaque foi o desempenho de Nico Hulkenberg, que como podem ver na foto, comemorou muito com a equipe ao cruzar a linha de chegada. Um grande resultado para a Force India! Hulk fez uma corrida para ninguém colocar defeito. Largou em 11º, e chegou em 4º.


Não me esqueci de Felipe Massa. Bela corrida do brasileiro!
Com a saída forçada de Alonso, aí sim, Felipe teve mesmo que mostrar seu serviço. E o fez muito bem! Teve um ritmo muito forte durante toda a corrida, o que fez ele cruzar a linha de chegada em 5º, após ter largado em 14º.


Resultado da corrida do GP da Bélgica 2012 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1h29m08s530
2 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = a 13s624
3 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = a 25s334
4 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = a 27s843
5 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 29s845
6 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 31s244
7 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 53s374
8 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 58s865
9 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1m02s982
10 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = a 1m03s783
11 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 1m05s111
12 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = a 1m11s529
13 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1m56s119
14 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = a 1 volta
15 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = a 1 volta
16 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = a 1 volta
17 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = a 1 volta
18 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 1 volta

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

Lembrando que a Fórmula 1 volta no próximo final de semana, para o GP da Itália, disputado no autódromo de Monza!

Me lembrei que não havia postado os dados da pista antes do final de semana começar, então, só para não ficar faltando, aí vai:


Que corrida!

(Fotos/Imagens: McLaren, Getty Images, Lotus, Williams, LAT, Ercole Colombo, Force India, JoséInácio.com, YouTube)

Um abraço!
@paulovitorpv8

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