segunda-feira, 28 de maio de 2012
Fórmula 1 - Renault R30 na PUC Minas
Estava eu chegando atrasado para uma aula de Política, do curso de Relações Internacionais, no prédio 43 da PUC Minas, quando dei de cara com um fórmula, da Renault. Como eu infelizmente não tinha tempo para parar e observar o belo carro, não dei muita atenção, e subi para a sala pensando que devia ser um carro da World Series Renault, Fórmula Renault 2.0 ALPS, ou algo assim. Achei o bico fino demais para ser um Fórmula 1 de 2010.
Entrei para a sala, e fiquei com o carro na cabeça. Eu sabia que a pintura era a mesma de um carro de Fórmula 1 da Renault, mas tinha dúvida se era mesmo este carro, por causa de algumas partes dele.
No final da aula, voltei para o primeiro andar, e olhei bem para o carro. Vi aqueles largos pneus Bridgestone, cobrindo rodas OZ, as peças na parte inferior do aerofólio, e aquele volante cheio de botões. É... aparentemente, era mesmo o Renault R30, carro usado pela Renault na Fórmula 1, na temporada de 2010, guiado pelos pilotos Robert Kubica e Vitaly Petrov. Ele ficará exposto lá até quinta-feira.
Não é um carro perfeito para ganhar corridas, mas, levou o talentoso Kubica ao pódio três vezes. O piloto polonês chegou em 2º lugar no GP da Austrália, e em 3º nos GP de Mônaco e GP da Bélgica.
Os motores Renault R27 de Fórmula 1, seguem o atual padrão de 2.4L, em V8. Hoje, sabe-se que eles geram 750cv, mas não é certeza se eles tinham esta mesma potência em 2010, ano em que o R30 foi para as pistas. Mas se não eram 750cv, era quase isso. Incrível como um motor com tecnologia de Fórmula 1, tendo apenas 2400cc gera esta incrível potência, sem nem usar turbina(s).
Um abraço!
@paulovitorpv8