domingo, 13 de maio de 2012

Fórmula 1 2012 - GP da Espanha - Corrida


Vitória histórica no GP da Espanha 2012 de Fórmula 1!
O piloto venezuelano Pastor Maldonado, em sua segunda temporada correndo na Fórmula 1, pela Williams, após conquistar sua primeira pole-position ontem, hoje venceu também pela primeira vez.
Nunca um piloto venezuelano havia vencido uma corrida da Fórmula 1, e a Williams não vencia desde o GP do Brasil de 2004, com um outro piloto sul-americano, o colombiano Juan Pablo Montoya.
Festa para a Venezuela, e claro, para a equipe Williams, que neste final de semana estava comemorando os 70 anos de seu fundador, Sir Frank Williams.
Cinco corridas, cinco vencedores diferentes, de equipes diferentes. Jenson Button da McLaren venceu na Austrália, Fernando Alonso da Scuderia Ferrari na Malásia, Nico Rosberg da Mercedes AMG na China, Sebastian Vettel da Red Bull Racing no Bahrein, e agora, Pastor Maldonado da Williams na Espanha. Coisa que não acontecia desde 1983, quando Nelson Piquet da Brabham, John Watson da McLaren, Alain Prost da Renault, Patrick Tambay da Scuderia Ferrari e Keke Rosberg da Williams, venceram as cinco primeiras corridas daquela temporada.


Na largada, Fernando Alonso tomou a liderança de Pastor Maldonado. O que fez a torcida espanhola ir à loucura, já que o piloto estava correndo em seu país. Mas o venezuelano da Williams acabou recuperando a sua posição original, por questões de estratégia.
Felipe Massa estava fazendo uma boa corrida, com direito a um bom número de ultrapassagens, mas ele, assim como Sebastian Vettel, que também correu muito bem, receberam punições por andarem acima do limite de velocidade durante a bandeira amarela, e por esta razão, tiveram que fazer uma passagem extra pelos boxes (drive through). Vettel conseguiu se recuperar, fazendo belas ultrapassagens no final da corrida. Já Massa, acabou cruzando a linha de chegada uma posição acima da qual ele largou.
Quanto ao Bruno Senna, ele teve sua corrida encerrada graças ao heptacampeão Michal Schumacher. Ambos tiveram suas parcelas de culpa no acidente, quando Schumacher atingiu a parte traseira do carro de Bruno, e os dois carros foram parar fora da pista. Bruno até tentou voltar para a corrida, mas infelizmente isto não foi possível. Schumacher acabou punido, e vai perder 5 posições no grid do próximo Grande Prêmio, em Mônaco.


Além de Bruno Senna e Michael Schumacher, também não terminaram a corrida: Sergio Pérez, e Charles Pic. E por algum motivo, Karthikeyan largou na prova, mas também não foi até o fim.


Resultado da corrida do GP da Espanha 2012 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo)

1- Pastor Maldonado (Venezuela / Williams / Renault) = 66 voltas em 1h,39m,9s145
2 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 3s,195
3 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = a 3s,884
4 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = a 14s,799
5 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber / Ferrari) = a 1m,14s,641
6 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = a 1m,17s,576
7 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = a 1m,27s,919
8 - Lewis Hamilton (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = a 1m,25s,200
9 - Jenson Button (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = a 1m,28s,100
10 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = a 1 volta
11 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 1 volta
12 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1 volta
13 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1 volta
14 - Paul Di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = a 1 volta
15 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 1 volta
16 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = a 1 volta
17 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = a 1 volta
18 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = a 2 voltas
19 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 3 voltas


Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/





Quem sabe em Mônaco, temos mais um vencedor diferente, de mais uma equipe? Como Kimi Raikkonen ou Romain Grosjean, da Lotus, que vem apresentando um ótimo desempenho. E se até Alonso venceu quando o F2012 estava pior, com Pérez em segundo, talvez a equipe de Peter Sauber ajude um de seus pilotos a cruzar a linha de chegada em 1º lugar, em uma das próximas corridas. E se Alonso já venceu, e agora o F2012 está melhor, e se Maldonado venceu hoje, eu arrisco dizer que pelo menos um dos brasileiros possa vencer este ano. Pelo visto, quase tudo é possível no Mundial 2012 de Fórmula 1! Se sou otimista demais, ou não, veremos no final desta temporada. Sim, Massa está em uma fase ruim, mas eu não duvido de mais nada. Ou quase nada. (Rs)

(Fotos: LAT, AFP, Reuters, Car and Driver)

Um abraço!
@paulovitorpv8