quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Autódromo de Goiânia: Ayrton Senna ou Ary Valadão?


O autódromo de Goiânia é um dos melhores entre os sucateados que temos e, segundo um amigo meu da capital goiana, nem faz muito tempo que recebeu suas últimas reformas. É o Autódromo Internacional Ayrton Senna. Oh, wait... Não, não mais. Agora se chama Autódromo Internacional Governador Ary Valadão.

"Espera, Paulo, quem é esse? É o governador de lá?" Não, não mais. Ele até foi o governador de Goiás há algumas décadas, quando não se era eleito. Foi colocado no cargo nos tempos da ditadura militar. "Mas por que homenageá-lo?" Porque o atual governador, Marconi Perillo do PSDB, pelo que li a respeito, teve o apoio do ex governante em todas as vezes que foi eleito para o posto do executivo. Como diz o meu professor de Direito Civil III: "o saco é o corrimão da vida: tem que puxar pra subir."

Tudo bem, não é? Afinal, quem foi Ayrton Senna perto de Ary Valadão? Apenas tricampeão de Fórmula 1, detentor de dezenas de vitórias e pole positions. Por que colocar seu nome em uma pista de corrida, não é mesmo? Faz muito mais sentido o circuito ter o nome de um político não eleito que tanto encheu o povo brasileiro de orgulho, no Brasil e no mundo.

Isso gerou tanta insatisfação e revolta entre os automobilistas na Internet ontem, que há quem diga que a mudança do nome não acontecerá mais e que nem aconteceria, tendo sido apenas uma falha de comunicação. Sei...

Falha ou não, espero que não se concretize. É cada uma que me aparece da esfera política... Nem deveríamos mais ficar surpresos.

Atualização: felizmente uma lei que proíbe homenagem à pessoas ainda vivas, impediu a mudança do nome do autódromo. Ou seja, intenção teve sim. Claro que teve, e ainda tem a cara de pau de dizer que não.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário