domingo, 6 de julho de 2014

Fórmula 2014 - GP da Inglaterra - Corrida

Mais uma vez, meus caros, a temporada 2014 da Fórmula 1 se mostrou espetacular! Mais uma vez, tenho o prazer de logo no começo de um post, dizer: que corrida!

Corrida que demorou para começar de verdade, pois ainda na primeira volta tivemos uma bandeira vermelha que paralisou a prova por mais de 1 hora, por causa de um acidente feio sofrido por Kimi Raikkonen, e que também acabou tirando Felipe Massa da disputa.

Desde a largada, o Iceman parecia estar tendo problemas para domar o carro nas saídas de curvas, com o F14-T dando aquelas "reboladas". Massa na largada ficou para trás, pois teve algum problema de embreagem e na 1ª marcha, e por isso o FW36, digamos, se "auto desengatou", ficando neutro. O brasileiro engatou a 2ª marcha, e com ela arrancou, alcançando os últimos colocados em pouco tempo, conquistando duas posições, e quando ia para cima da Caterham de Kamui Kobayashi... bem, vamos por partes.


Kimi saiu da pista, e quando voltava para esta, perdeu o controle, acertando com força um guard rail. A Ferrari foi praticamente rebatida de volta pra pista, rodando, já os destroços e, na frente do mesmo Kobayashi que acabei de mencionar. O japonês desviou passando pela grama do outro lado, e logo atrás dele vinha Massa, que não pode tomar o mesmo caminho, indo no sentido oposto enquanto freava forte, perdendo a traseira do FW36. Traseira que rodou e acertou o carro de Maranello, furando um pneu. Ainda havia esperança, e o piloto da Williams aproveitou a bandeira amarela seguida de bandeira vermelha para levar o carro aos boxes. Porém uma parte do carro foi praticamente sendo arrastada, danificando assoalho e suspensão. E aí, já era. Muita coisa pra consertar. Talvez se soubessem que teriam tanto tempo para isso, ainda daria. Mas ninguém poderia prever tamanha paralisação, contando com no máximo 15 minutos.

Demorou tanto, porque a Ferrari atingiu um segundo guard rail do outro lado da pista, para vocês terem uma ideia da violência da batida. Essas partes dão segurança ao circuito, e como os danos nelas foram grandes, tiveram que ser completamente substituídas. Enquanto isso, alguns já aproveitavam para mexer nas estratégias e trocar pneus.

(Foto: AFP)
Corrida, recomeçada, e Nico Rosberg continuava como líder, seguido pela dupla da McLaren, Jenson Button e Kevin Magnussen, respectivamente, que haviam superado Sebastian Vettel da Infiniti Red Bull. Lewis Hamilton que largou em 6º, foi escalando os poucos pilotos que estavam à sua frente, até iniciar o duelo das Flechas de Prata com seu companheiro de equipe, que se manteve forte na liderança. O que mudou um pouco com as paradas, mas só temporariamente. Até que numa curva, Nico teve algum problema no câmbio e Hamilton aproveitou a chance para ultrapassá-lo. O alemão líder do campeonato não andou muito depois disso, pois os problemas continuaram e a situação de seu W05 foi só piorando, até obrigá-lo a abandonar a prova.

(Foto: Reuters)
Sendo assim, Hamilton foi o grande vencedor do GP da Inglaterra! Sua casa, inclusive. Ainda foi o autor da volta mais rápida, em 1m,37s,176, e na maior tranquilidade em relação a folga. Deu tempo (e ainda acabou sobrando muito) de fazer uma parada extra para se garantir com pneus mais novos. Em 2º lugar, tivemos um surpreendente e espetacular Valtteri Bottas, pela Williams! Completando o pódio, veio Daniel Ricciardo da Infiniti Red Bull, que havia largado em 8º e chamou atenção nos seus duelhos contra o alemão Nico Hulkeberg, da Force India, pois ambos se encontraram e disputaram posição na pista duas ou três vezes. Esses três foram incríveis! Os grandes nomes dessa prova. 

(Foto: Getty Images)
Principalmente Bottas, que largou lá de 16º (como outros, ganhou uma posição, porque Maldonado foi punido e largou em último), e já na primeira volta, antes da bandeira vermelha, já conquistou muitas posições. Me parece que era o 9º na relargada. Depois disso, foi escalando o grid, até ficar em 3º, e com o abandono de Rosberg, herdou o 2º lugar. Impressionante, o desempenho do finlandês que mais uma vez honrou os pilotos de seu país, bebendo o champanhe ao invés de jogá-lo nos outros.

(Foto: Formula 1)
Em 4º, Jenson Button conquistou um bom resultado para a McLaren. Uma pena, pois correndo em casa, com uma equipe da casa e homenageando o pai (como outros no circuito também fizeram), merecia o pódio. Tirou leite de pedra do MP4-29, e com mais uma ou duas voltas, pelos ótimos tempos que vinha marcando, ultrapassaria o RB10 de Ricciardo, que quase já se arrastava no asfalto.

(Foto: Getty Images)
John Button gostava de usar rosa, cor do capacete de Jenson neste final de semana. Hoje o rosa não ficou só no capacete, mas em camisas em homenagem ao carismático senhor que a Fórmula 1 perdeu no início desse ano.

(Foto: Getty Images)
Bastidores à parte (nobres, claro), voltemos ao jogo.

O 5º e o 6º lugar, foram ocupados respectivamente por Vettel e Fernando Alonso, respectivamente. E o duelo desses dois, que durou muitas voltas, foi sem dúvidas o maior show de hoje em Silverstone. Posições se invertendo, fechadas no limite da lealdade, roda com roda, curvas divididas, pé no fundo do acelerador nas retas com os dois lado a lado, disputas pra ver quem freava mais tarde... foi sensacional! Ah! E muito chororô nos rádios também, dos dois chorões de egos mega inflados. Uma hora o piloto rubro taurino reclamava da falta de espaço do piloto da Scuderia, enquanto o espanhol reclamava dos limites da pista usados pelo alemão. A velha rivalidade, agora com os dois em condições mais ou menos iguais, mas dessa vez sem disputar o título. O tetracampeão e o bicampeão no mesmo lugar, no mesmo nível. Onde o carro de um levava vantagem, o do outro compensava depois em outro trecho, e vice versa, deixando a disputa ser feita com a habilidade incrível de ambos. Fantástico!

Ah, sim! Vale lembrar que Alonso foi punido, ficando 5 segundos parado nos boxes, por ter posicionado mal seu carro no grid (um pouco a frente) na hora da largada. O outro punido do qual falei, Maldonado, foi por falta de combustível (existe uma marca mínima que se deve ter) após a classificação.

Atrás dos dois,vieram Magnussen em 7º e Hulkenberg em 8º, e fechando a zona de pontuação, os pilotos da Toro Rosso, com o novato russo Daniil Kvyat na frente de Jean-Éric Vergne. E além dos abandonos na volta 1, e de Rosberg, tivemos ainda Marcus Ericsson da Caterham, que voltou aos boxes com a suspensão quebrada, Esteban Gutiérrez da Sauber, que também sofreu danos e foi parar fora da pista, e Pastor Maldonado parou com problemas no motor Renault de seu Lotus E23 nas voltas finais.

Ah! Por falar em Maldonado e Gutiérrez, lembram-se do acidente entre os dois no GP do Bahrein? Aconteceu de novo, só que dessa vez foi ao contrário... Só não deu pra capotar, como da outra vez.

(Foto: Getty Images)
Resultados finais do GP da Inglaterra 2014 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / Número do piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Lewis Hamilton #44 (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 52 voltas em 2h,26m,52s,094
2 - Valtteri Bottas #77 (Finlândia / Williams Martini Racing / Mercedes) = +30s,135
3 - Daniel Ricciardo #3 (Austrália / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = +6s,495
4 - Jenson Button #22 (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = +47s,390
5 - Sebastian Vettel #1 (Alemanha / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = +53s,864
6 - Fernando Alonso #14 (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = +59s,946
7 - Kevin Magnussen #20 (Dinamarca / McLaren / Mercedes-Benz) = +1m,02s,563
8 - Nico Hulkenberg #27 (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = +1m,28s,692
9 - Daniil Kvyat #26 (Rússia / Scuderia Toro Rosso / Renault) = +1m,29s,340
10 - Jean-Éric Vergne #25 (França / Scuderia Toro Rosso / Renault) = +1 volta
11 - Sergio Pérez #11 (México / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = +1 volta
12 - Romain Grosjean #8 (França / Lotus F1 Team / Renault) = +1 volta
13 - Adrian Sutil #99 (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = +1 volta
14 - Jules Bianchi #17 (França / Marussia F1 Team / Ferrari) = +1 volta
15 - Kamui Kobayashi #10 (Japão / Caterham F1 Team / Renault) = +2 voltas
16 - Max Chilton #4 (Inglaterra / Marussia F1 Team / Ferrari) = +2 voltas

Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

(Foto: Getty Images)
Se hoje a disputa foi na casa do vencedor, a próxima será na casa de seu companheiro de equipe na Mercedes AMG. Próxima parada do circo da Fórmula 1: GP da Alemanha! Esse ano será em Hockenheim, nos dias 18, 19 e 20 de julho.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

2 comentários:

  1. Paulo,

    o GP inglês foi bem movimentado...

    e com a vitória de Hamilton, o próximo GP será acirradíssimo... e será na Alemanha...

    a dupla da Mercedes pode nos proporcionar mais um bom duelo...

    e a batalha Alonso x Vettel foi muito boa mesmo... nos fez relembrar outros pegas em provas passadas...

    excelente corrida em Silverstone...

    abs...

    ResponderExcluir
  2. Foi demais, né? Com certeza teremos mais shows assim na Alemanha! E o bicho vai pegar dentro da Mercedes. Abraço!

    ResponderExcluir