domingo, 24 de março de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Malásia - Corrida

Viiish... Clima azedo, hein? (Foto: Reuters)
Uma corrida inesquecível, meus caros leitores. Por ótimos "rachas" e um momento cômico, que logo vocês verão. O grande vencedor, foi o pole position Sebastian Vettel, da Red Bull Racing, de uma maneira, digamos, não muito leal à equipe e ao seu companheiro Mark Webber, mas que ao mesmo tempo mostrou como as coisas devem ser na pista, sem jogos de equipe. De qualquur forma, foi um belíssimo duelo dos pilotos da equipe austríaca. Mas vamos por partes.

Na largada, Vettel manteve a liderança. Felipe Massa, não largou nem bem, nem mal. Estava no pior lado da pista, então já era previsível que Fernando Alonso ganhasse sua posição com facilidade. Acabou ficando preso atrás do bicampeão. O brasileiro perdeu posições na primeira volta, e futuramente mais algumas. Conseguiu se recuperar, mas não o bastante para subir ao pódio. Já o companheiro espanhol, na primeira volta, quebrou a asa dianteira de seu F138 ao esbarrar na traseira do RB9 de Vettel. Não foi um toque com Webber. A asa já estava danificada quando entrou em baixo do carro. Não teve jeito de continuar, e assim Alonso foi obrigado a abandonar a corrida, por mais que quisesse tentar continuar na disputa, pedindo para ser empurrado de volta à pista. Felipe Massa depois de recuperar algumas posições fazendo belas ultrapassagens, terminou a corrida em 5º lugar, logo atrás da dupla da Mercedes AMG.

(Foto: Reuters)
Quando veio a primeira rodada de pit-stops, tivemos um momento que pode ser o mais engraçado da temporada inteira. Acostumado a fazer suas paradas na McLaren desde 2007 até o ano passado, Lewis Hamilton com seu W04 foi para os boxes de sua antiga equipe. Os mecânicos abriram caminho, e a ficha do piloto caiu. Ele passou direto, e foi para os boxes da Mercedes AMG. Enquanto isso no Twitter da escuderia de Woking...

(Imagem: Sky Sports / Facebook F1 da Depressão)
Mais tarde, outro momento delicado entre companheiros de equipe. Depois de inverterem suas posições algumas vezes, nas voltas finais, Lewis Hamilton que estava na frente, recebeu ordens para economizar combustível, pois estava com o tanque quase seco. Tudo bem, se Nico Rosberg não estivesse colado na sua traseira. O piloto alemão recebeu a ordem de não ultrapassar o campeão de 2008. Cumpriu o que foi pedido, mas disse que mais tarde quando a situação se invertesse, não se esqueceria disso. Hamilton, claro, declarou que a posição deveria ser do companheiro e que mais tarde poderia retribuir o favor. Sendo assim, o inglês completou o pódio atrás da dobradinha da Red Bull Racing. O primeiro dele defendendo sua nova equipe.

Por falar em ordens de equipe e na Red Bull Racing, Mark Webber estava na liderança do grande prêmio quando lhe pediram para poupar o carro para ter pneus e combustível para o restante da corrida. Andando mais suavemente, logo Sebastian Vettel ficou na sua cola. O alemão recebeu ordens para manter a posição, mas simplesmente ignorou, e até reclamou do seu companheiro lento na sua frente (essa reclamação veio mais cedo). Os dois disputaram o que foi para mim, o melhor duelo da corrida, e talvez até o melhor duelo que esses dois já travaram. No final das contas, o alemão tricampeão superou o australiano. Mas vamos lembrar que Webber estava poupando o carro, e talvez antes que os dois carros fossem parar fora da pista, depois de ter jogado muito duro com seu companheiro por um bom tempo, o piloto número 2 deu uma suvizada e Vettel fez uma bela ultrapassagem. Os dois não se falaram depois da corrida, e na comemoração no pódio, cada um foi para um lado. Nenhum dos dois sorriu, e até Vettel que é sempre animado, ficou sério. Nas declarações pós-corrida, Webber explicou o que aconteceu e chamou o companheiro de "protegido", pois nada aconteceria com ele por desobedecer a Red Bull Racing. Mais tarde, Vettel se desculpou: "Gostaria de vir aqui com uma boa desculpa ou uma história legal, mas não posso. Essa é a verdade. Tenho que pedir desculpas a Webber. Ele estava poupando o carro e os pneus, e eu assumi um grande risco em ultrapassá-lo. Cometi um grande erro hoje. Não deveria ter feito isso. Com certeza não é uma vitória que me deixa muito orgulhoso, porque deveria ter sido de Mark. Não posso mudar isso agora. Mas espero que haja uma situação no futuro que eu possa." (Fonte: Globo Esporte).

Além de Alonso, que saiu, Jenson Button, Daniel Ricciardo, Pastor Maldonado, Adrian Sutil, e Paul di Resta abandonaram. Ambos os pilotos da Force India tiveram problemas com as suas rodas nos boxes.


Resultado da Corrida do GP da Malásia 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 -  Sebastian Vettel  (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 56 voltas em 1h,38m,56s,681 
2 -  Mark Webber  (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 4s,298
3 -  Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 12s,181
4 -  Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 12s,640
5 -  Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 25s,648
6 -  Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = a 35s,565
7 -  Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = a 48s,479
8 -  Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 53s,044
9 -  Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 1m,12s,357
10 -  Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1m,27s,124
11 -  Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,28s,610
12 -  Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1 volta
13 -  Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 1 volta
14 -  Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
15 -  Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
16 -  Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 2 voltas

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

Próxima parada: GP da China, nos dias 12, 13 e 14 de abril.

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário