domingo, 27 de novembro de 2011

Fórmula 1 - GP do Brasil - Corrida


(Foto: Sutton Images)

Mark Webber, da Red Bull Racing, vence o GP de Interlagos (sua única vitória na temporada) e assim, termina o Mundial 2011 de Fórmula 1! Sebastian Vettel e Jenson Button completaram o pódio, em 2º e 3º, respectivamente. Desta forma, o piloto da McLaren (Button) se tornou vice-campeão, fazendo uma boa disputa contra Fernando Alonso, na corrida e no campeonato.
Bom, esta corrida infelizmente eu não assisti, porque estava em Belo Horizonte, sem nenhuma TV por perto (Rs). Mas vou fazer os comentários com base nos trechos que assisti no globoesporte.com, e matérias que li.
Rubens Barrichello e a equipe Williams fizeram uma aposta em uma 1ª marcha longa, prevendo chuva, que não caiu, e como ainda por cima a largada é toda eletrônica, ele largou mal perdendo cerca de oito posições, mas nas voltas seguintes ele fez uma grande recuperação, e depois perdeu duas posições, chegando em 14º lugar. No final, pisou fundo no acelerador para deixar Michael Schumacher para trás.
Felipe Massa correu bem, ganhando duas posições. Começou em 7º, chegou em 5º. Ele e Lewis Hamilton fizeram as pazes após a corrida (incidentes, desentendimentos, discussões indiretas... essas coisas - Rs), um momento muito bacana de se ver. Na tabela do Mundial, Massa ficou em 6º e Hamilton em 5º.
Bruno Senna que foi muito bem na classificação, foi vítima de uma má punição dada à ele (pelo menos, esta é a minha opinião). Michael Schumacher veio no vácuo do brasileiro na Subida do Café, e no final da reta do grid, o alemão passou, e os dois tocaram suas rodas um nas do outro. Quando Senna estava preparando para reagir, Schumi fechou a porta (neste momento Bruno, irritado, levanta o braço), fazendo Bruno acertar seus pneus traseiros com a asa dianteira, e assim a Mercedes do alemão ficou para trás. Schumacher de pneu furado conseguiu chegar aos boxes, e Bruno, se não me engano, trocou a asa dianteira. Schumacher foi agressivo sim, mas isso é o estilo dele. Devemos respeitar isso. Por mim, nenhum dos dois merecia punição. Mas o alemão tem nome, né? Bruno Senna, com punição de passar pelos boxes, chegou em 17º, e Michael Schumacher em 15º.
Não completaram a prova: Vitantonio Liuzzi (problema mecânico), Lewis Hamilton (problema no câmbio), Pastor Maldonado (abandonou a prova), e Timo Glock (perdeu a roda).


Resultado final do GP do Brasil 2011 de Fórmula 1:

1 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 71 voltas em 1h,32m,17s,434
2 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = a 16s,983
3 - Jenson Button (Inglaterra /McLaren / Mercedes-Benz) = a 27s,638
4 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 35s,048
5 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 1m,06s,733
6 - Adrian Sutil (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = a 1 volta
7 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes GP / Mercedes-Benz) = a 1 volta
8 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = a 1 volta
9 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber / Ferrari) = a 1 volta
10 - Vitaly Petrov (Rússia / Lotus Renault GP / Renault) = a 1 volta
11 - Jaime Alguersuari (Espanha / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1 volta
12 - Sebastien Buemi (Suíça / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1 volta
13 - Sergio Pérez (México / Sauber / Ferrari) = a 1 volta
14 - Rubens Barrichello (Brasil / Williams / Cosworth) = a 1 volta
15 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes GP / Mercedes-Benz) = a 1 volta
16 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Lotus Caterham / Renault) = a 2 voltas
17 - Bruno Senna (Brasil / Lotus Renault GP / Renault) = a 2 voltas
18 - Jarno Trulli (Itália / Lotus Caterham / Renault) = a 2 voltas
19 - Jerome D'Ambrosio (Bélgica / Marussia Virgin Racing / Cosworth) = a 3 voltas
20 - Daniel Ricciardo (Austrália / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 3 voltas

Australianos no início e no final dos resultados (Rs). Não estou criticando Ricciardo, apenas apontei este detalhe. Aliás, acho que Ricciardo tem um grande futuro na Fórmula 1. Ele tem um dos piores ou o pior carro do grid, mas corre muito bem. Ele é da academia de pilotos da Red Bull Racing, reserva da Scuderia Toro Rosso. Não duvido nada que daqui pouco tempo ele será titular da Red Bull Racing.

Assim terminou o Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Assim terminou o Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/


É, pessoal. Fórmula 1 2011 acabou, agora vamos esperar a pré-temporada, com o lançamento dos novos carros e os testes. E também as contratações de pilotos sem destino definido na maior categoria de automonilismo do mundo, e também dos engenheiros. Vamos torcer para que Felipe Massa faça uma boa temporara 2012 pela Scuderia Ferrari, e que Bruno Senna também se dê bem. E é claro, vamos torcer também para que Rubens Barrichello continue na Fórmula 1, de preferência na Williams, que terá os ótimos motores Renault, abandonando os péssimos Cosworth. E há a possibilidade dele ir para a Lotus Renault GP, e boatos de um contrato com a Force India. Rubens está tranquilo, e não correu neste GP com clima de despedida.


Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário