segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Fórmula 1 - GP de Abu Dhabi - Corrida

(Foto: AP)

Me desculpem pelo atraso, mas como eu já havia avisado, ontem fui em Belo Horizonte prestar vestibular na PUC Minas.
Falando na viagem para Belo Horizonte, no caminho passou pelo Volkswagen Fox Extreme em que eu estava, uma Mercedes-Benz SLR McLaren, então eu pensei "Que legal, uma McLaren! Será que hoje é o dia da McLaren na Fórmula 1?". Mais tarde, já no bairro Coração Eucarístico, o mesmo da PUC, eu estava almoçando em um restaurante dois quarteirões abaixo da universidade. Quando me sento, vejo uma TV ligada próxima a minha mesa. E o que estava passando? Tudo o que eu mais queria ver: o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Eram mais ou menos 11:15 (minha prova começou às 13h), e os pilotos já estavam na 8ª volta. Vejo que tem uma McLaren na liderança, e logo percebo que era Hamilton. Também vi que atrás dele estava Alonso, e logo atrás um RB7, mas não consegui ver de qual piloto era. Poucos segundos depois vi na tabela da corrida que o Vettel estava fora, mas só mais tarde, depois da prova da PUC, fiquei sabendo o motivo (pneu furado no início da corrida e problema na suspensão), quando meu amigo Victor Kodama (@BaracKodamaF1), fã de Fórmula 1, me contou pelo Twitter quando eu ainda estava no BH Shopping.
Pelo que li sobre o GP de Abu Dhabi, me parece que foi uma ótima corrida! Vitória de Lewis Hamilton da McLaren, com Alonso e Button completando o pódio, nesta ordem. E acho (só acho) que li em algum site, que Button estava sem KERS. Em quarto, o piloto da Red Bull Racing que ficou na pista, Mark Webber. E o outro brasileiro que é piloto da Scuderia Ferrari, Felipe Massa, chegou em 5º. Pena que Massa rodou quase no final da corrida, pois antes do incidente ele chegou a disputar um lugar no pódio. Aliás, esse ano Felipe não subiu ao pódio, o que não acontece com um piloto da escuderia italiana desde 1992, se não me engano. Se ele não ficar pelo menos em 3º em Interlagos, vai ficar com uma imagem negativa na equipe, e também para os fãs. Fernando Alonso com o mesmo carro teve uma vitória, e costuma subir no pódio como 2º ou 3º colocado de vez em quando. E que a temporada 2012 seja muito boa pra Felipe, porque se continuar assim, infelizmente na Ferrari ele não continua, e não sei se vão surgir propostas de equipes grandes para ele. Boa sorte, Felipe Massa!
Sobre os outros brasileiros, o dia não foi bom também para Bruno Senna, que foi punido e acabou chegando em 16º, atrás de seu companheiro de equipe, Vitaly Petrov que chegou em 13º. Já Rubens Barrichello fez uma grande corrida! Largou em último, o que nunca aconteceu em toda a sua carreira, porque não marcou tempo no treino de classificação por causa de problemas em seu péssimo motor Cosworth, mas depois de um dia ruim, Barrichello fez uma grande recuperação, terminando o GP de Abu Dhabi na 12ª colocação, e poderia ter "brigado" por pontos. E me parece que o outro piloto da Williams, Pastor Maldonado, largou em penúltimo, certo? Terminou a corrida em 14º, atrás do Rubinho que estava em situação um pouco pior no início da corrida.
Além de Vettel, também não chegaram ao final da corrida os pilotos: Daniel Ricciardo, da Hispania Racing Team, por problemas elétricos em seu carro, Sebatien Buemi, da Scuderia Toro Rosso, com problemas hidráulicos, e Jerome D'Ambrosio, piloto da Marussia Virgin Racing, que teve seus freios danificados.


Ordem de chegada dos pilotos no GP de Abu Dhabi 2011 de Fórmula 1:

1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1h,37m,11s,886
2 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 8s,457
3 - Jenson Button (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = a 25s,881
4 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 35s,784
5 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 50s,578
6 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes GP / Mercedes-Benz) = a 52s,317
7 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes GP / Mercedes-Benz) = a 1m,15s,964
8 - Adrian Sutil (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = a 1m,17s,122
9 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = a 1m,41s,087
10 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber / Ferrari) = a 1 volta
11 - Sergio Pérez (México / Sauber / Ferrari) = a 1 volta
12 - Rubens Barrichello (Brasil / Williams / Cosworth) = a 1 volta
13 - Vitaly Petrov (Rússia / Lotus Renault GP / Renault) = a 1 volta
14 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams / Cosworth) = a 1 volta
15 - Jaime Alguersuari (Espanha / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1 volta
16 - Bruno Senna (Brasil / Lotus Renault GP / Renault) = a 1 volta
17 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Lotus Caterham / Renault) = a 1 volta
18 - Jarno Trulli (Itália / Lotus Caterham / Renault) = a 2 voltas
19 - Timo Glock (Alemanha / Marussia Virgin Racing / Cosworth) = a 2 voltas
20 - Vitantonio Liuzzi (Itália / Hispania Racing Team/ Cosworth) = a 2 voltas


Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/


Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário