sábado, 26 de março de 2011

O primeiro GP do Mundial de F1 2011 é nesta madrugada. Você já está por dentro das novidades dos carros?







Basicamente, estas novidades são: O KERS (que aparereceu pela primeira vez na Fórmula 1 em 2009, em 2010 foi proibido, e voltou este ano), a Asa Traseira Móvel (polêmica), e os pneus da Pirelli (nos últimos anos foram usados Bridgestone).

KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética): Agora que você sabe o significado da sigla, e pode ver a imagem dele, acho que eu não tenho muito o que dizer, certo? (Rs). De qualquer forma eu falo sim (Rs), mas de maneira mais simples: O KERS, recupera a energia cinética dos freios (que seria desperdiçada) quando estes são acionados, é claro, e armazena ela (a energia), que fica a disposição do piloto para dar potência extra para o motor. Detalhe: Se não me engano, os KERS deste ano estão mais pesados. O KERS é acionado por um dos vários botões do volante.

Asa Traseira Móvel: Simples, mas eficiente, a asa traseira móvel tem a função de dar mais velocidade aos carros nas retas, abrindo e fechando, provocando mudanças na aerodinâmica do carro. Ah! A polêmica? Já pensou se por algum defeito essa asa não fecha no final da reta? É claro que o carro vai sair da pista, e dependendo do circuito, a batida pode ser feia. Sem falar que para alguns pilotos, como Rubens Barrichello, é meio desconfortável ter que olhar para o volante para procurar o botão que aciona este dispositivo, já que não é muito bom tirar os olhos da pista, quando seu carro pode atingir mais de 300km/h. Mas isto é só para abrir a asa, pois para fechar, basta pisar no pedal do freio.

O número de botões no volante no ano passado já provocava críticas, esse ano ainda por cima tem mais dois: KERS e Asa Traseira Móvel (Rs).

Pneus Pirelli: Estes novos pneus eram uma grande preocupação das equipes antes de progetarem seus carros. Você acha que o tipo de pneus não faz diferença? Pois faz bastante. Desde o comportamento do carro, até o estilo de pilotar do piloto são influenciados. Também foram motivo de reclamações, porque se desgastavam rápido, mas é de propósito, para os pilotos pararem mais nos boxes.

Entenderam tudo? (Imagino que sim - Rs). Que bom. Agora é só ficar acordado até as 3h da madrugada de sábado para domingo (hora que começa a corrida), para verem todos estes equipamentos em ação!

Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário