Desta vez uma certa revista automotiva caprichou: mostrou o quão tendenciosa pode ser.
Na edição de agosto, na qual o novo Toyota Corolla é a capa (de novo),
logo nas primeiras páginas tem uma propaganda da Honda. Já é um sinal de
que esta segunda marca japonesa investiu nesta edição.
Eu não tenho nada contra o Honda Civic. Muito pelo contrário, penso que este é um ótimo carro e adoraria ter um.
No que ele perde e feio para o Corolla, é em manutenção. Mas isso não
lhe tira muito mérito, e o que eu li na revista foi muito desnecessário.
Sobre isto da manutenção, faço a seguinte proposta: contem quantos Civic e quantos Corolla vocês vão ver dentro de uma oficina a partir de hoje, de qualquer geração. O Civic aparece mais, para resolver algum probleminha ou outro. Principalmente no motor. Já o Corolla, é muito difícil ver um com defeito, e normalmente nessas raras ocasiões, só aparecem em uma oficina para fazer uma revisão.
A nova geração do Corolla (carro que, se somar todas as gerações, é o
mais vendido do mundo) deu talvez seu maior salto das últimas décadas em
relação ao seu antecessor. Mas mesmo assim a revista fez questão de
dizer que este novo automóvel não se revolucionou tanto quanto foi com o
Civic em 2006, que de fato, foi um estouro mesmo. Mas para quê dizer
isso? Foi há anos atrás, em uma geração passada.
Em cada
parágrafo tinha algum "mimimi" do tipo "ah, ele tem isso mas o
Civic...blablabla". É claro que as comparações devem ser feitas, pois
estes carros são rivais há décadas, mas do modo como isto foi feito ali
naquela matéria, foi ridículo.
Se essa matéria foi comprada, é
porque a Honda está com medo da concorrência. Do Corolla continuar sendo
mais vendido. Está com medo porque sabe que as diferenças do Civic novo
para o anterior, não foram lá grandes coisas. Aliás, em alguns mercados
o feedback realmente não foi dos melhores. Enquanto isso, o Corolla
nasceu maior e melhor do que a geração anterior (só estou esperando para
ver se vai manter a confiabilidade). Agora com o novo (e que demorou anos para sair) motor de 2.0L, que o novo Civic passa a ser um pouco mais atraente do que antes.
Não é "fanboyzice", mas
se tem um carro vendido aqui para o qual eu pago pau, essa carro é o
Corolla. Mas um Civic é muito bem-vindo também. Inclusive, para eu não parecer tendencioso aqui (apesar de estar apenas desfazendo uma injustiça), pelo meu estilo de dirigir, sou muito mais o Civic. Normalmente prefiro emoção do que luxo. Corolla é mais voltado para o conforto, e Civic para a esportividade.
Um abraço!
Paulo Vitor
Nenhum comentário:
Postar um comentário