sábado, 24 de novembro de 2012

Fórmula 2013 - Brasileiros para a Caterham

Caterham F1 Team - Renault

O que acham da Caterham? Um lugar legal para correr? Bom... entrou como uma "nanica" em 2010, sem KERS e com motor Cosworth. Em 2011, fez uma das melhores coisas que poderia fazer para começar a crescer: trocou a Cosworth pela Renault. 2012, mais uma melhoria: KERS. No começo da temporada era de se esperar uma Caterham melhor, o que não aconteceu tão cedo, mas depois melhorou um pouco. Enfim, Caterham F1 Team é uma equipe "nanica" que vem crescendo bem a cada ano. É uma boa equipe para se começar uma carreira na Fórmula 1, ou passar um tempo, ou até... voltar para a Fórmula 1 (já já vocês vão entender). Charles Pic foi anunciado ontem, e ainda resta uma vaga.

Luiz Razia, vice campeão da GP2 2012, e reserva da Lotus (atual Caterham) em 2011.
Luiz Razia fez uma ótima temporada na GP2 em 2012, vencendo o mesmo número de corridas que o campeão, Davide Valsecchi. Por pequenos erros cometidos no final do campeonato, acabou com o título escorregando por entre os dedos, mas ganhou o reconhecimento que precisava, de que é um bom piloto. Ele foi piloto reserva da equipe em 2011, quando este era uma das Lotus, e fez um bom 1º Treino Livre no GP do Brasil na temporada anterior. Hoje ele estava almoçando no motorhome da Caterham, que é uma das equipes nas quais ele negocia uma possível vaga para a Fórmula 1 2013. Segundo o próprio Razia, as negociações com a Caterham (e também com a Sahara Force India) vão bem.

Bruno Senna em 2012 ficou com a vaga de Barrichello na Williams, mas pode perdê-la...
Sobrinho do tricampeão Ayrton Senna, depois de fazer uma carreira rápida nas categorias de base, pois tinha começado tarde, e com nome e talento conseguia subir rápido, Bruno entrou na Fórmula 1 na Hispania Racing Team, tendo um carro horrível e uma equipe horrível. No ano seguinte virou reserva da Lotus (não a mesma do Razia), e assumiu o posto de titular no meio da temporada. Em 2012 com um bom patrocínio, experiência com motor Renault, bom conhecimento técnico e velocidade na pista, ficou com a vaga da Williams que antes era de Rubens Barrichello. Mas ao longo da temporada, Toto Wolff cresceu dentro da Williams, tendo mais influência nas decisões da equipe, e cuidando da carreira de um compatriota, Valtteri Bottas, campeão da GP3, reserva do time inglês, e que fez bons treinos na Fórmula 1 quando ocupou o cockpit de Bruno. Por isso, a vaga de Bruno está ameaçada, pois seu contrato não vale para o ano que vem. Então ele já deve estar conversando com outras equipes que tem vaga disponível, e uma delas é a Caterham.

E...

Sim! Rubens Barrichello pode voltar!
Recordista de participações em Grades Prêmios de Fórmula 1, e vice campeão duas vezes pela Scuderia Ferrari, há quem diga que em 2013 Rubens Barrichello pode voltar para a categoria na qual ele tem tanta experiência. Ele estaria negociando com a Caterham, mas também mantém contatos com a Indy e com a Stock Car.

Isso me faz lembrar de uma conversa que tive em agosto com o Rubinho, no Twitter. Foi mais ou menos assim:

"Eu: Boa noite, Rubinho! Beleza? Você aceitaria convites para voltar à F1 pela HRT, Marussia, ou Caterham?

Ele: Não sei... Você aceitaria?

Eu: Pela Caterham, sim. Penso que é uma equipe que está crescendo. Mas não me caberia em um F1, porque tenho 2,02m, hahaha.

Ele: Putz, hahaha."

Não podemos nos esquecer de que outros pilotos, de outras categorias e outros países, também buscam vaga na Fórmula 1. Podemos ter três brasilerios na briga, mas eles não estão sozinhos.


Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário