quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Fórmula 1 2012 - GP dos EUA - Corrida

Hamilton comemora pulando sobre o bico do MP4-27.
Falta tempo, mas não posso deixar o AutoblogPV8 de lado. Certo? Tenho o que estudar, mas não queria esperar chegar o GP do Brasil. Enfim...

Grande vitória de Lewis Hamilton, da Vodafone McLaren, na primeira corrida de Fórmula 1 no novo circuito de Austin, no Texas! A volta do GP dos EUA. Logo atrás do inglês, chegou Sebastian Vettel da Red Bull Racing, a menos de 1 segundo de diferença, e completando o pódio, Fernando Alonso da Scuderia Ferrari. Resultados que levaram a decisão do Mundial de Pilotos para Interlagos. Mas vamos falar disso depois.

Dois bicampeões no pódio, vencidos por um campeão. Peões do asfalto.
Antes de contar o que houve na corrida, é importante destacar a estratégia da Scuderia Ferrari. Para que Alonso fizesse sua largada no lado limpo e mais emborrachado da pista, romperam o lacre do câmbio do F2012 de Felipe Massa. Cada câmbio deve durar cinco provas, e se for trocado antes, o piloto perde cinco posições. Como eu disse, não foi bem uma troca, mas já é considerado como se fosse. Com isso, Massa que largaria em 6º, na frente de Alonso, que era 8º, caiu para 11º, e Alonso subiu para 7º. Não é uma estretégia ilegal, mas também não é legal. Se aproveitaram de uma brecha no regulamento, já que era a penúltima etapa da temporada, e precisavam dar a Alonso condições de fazer uma largada melhor, e consequentemente uma corrida melhor. Agora, se isso foi imoral, aí vai do ponto de vista de cada um. Particularmente, eu não achei muito ético. Não poderia dizer que não faria o mesmo se fosse um chefe de equipe, afinal, iria querer um piloto da minha equipe como campeão, e sem falar que meu emprego poderia estar dependendo disso. Mas que é feio, é. Pelo menos Felipe Massa foi muito agradecido por Fernando Alonso e Stefano Domenicali, chefe da escuderia de Maranello. A Ferrari não escondeu que foi esse o motivo disso tudo. Foi jogo aberto.

Dada a largada, Alonso já era o 4º antes do fim da primeira volta. Era o resultado que ele precisava para adiar o duelo final, tendo uma desvantagem de 20 pontos. O que já era bom para o espanhol, ficou melhor quando houve uma falha mecânica no RB8 de Mark Webber, e o australiano teve que abandonar. Assim Alonso herdou o pódio, e diminuiu a diferença para 13 pontos.
 
Na briga pela vitória, estavam Vettel e Hamilton. A princípio o alemão abriu aquela vantagem de sempre, mas foi possível notar que ao longo da corrida o MP4-27 teria um desempenho superior ao RB8. Sem falar que Hamilton é sim um piloto mais rápido do que Vettel. Na minha opinião. Tanto que sempre que estiveram em maior igualdade de equipamento em categorias de base, o inglês levou a melhor. Não estou falando que um é mais piloto do que o outro, mas enfim, logo aconteceu o que era de se esperar: a ultrapassagem de Hamilton sobre Vettel a 14 voltas do fim da prova. Isso em um final de semana que até então, estava completamente dominado pela Red Bull Racing. O inglês talvez poderia ter feito a manobra antes, mas demonstrou que amadureceu um pouco. Teve paciência, e esperou o melhor momento para atacar, quando os dois estavam cruzando o pelotão dos retardatários. Assim Lewis tomou a liderança e nela ficou até cruzar a linha de chegada.

Vettel estava sendo seguido de perto por Hamilton. Era uma questão de tempo...
Após a chegada de Fernando Alonso para completar o pódio, poucos segundos depois veio Felipe Massa, que também fez uma grande corrida. Com boas ultrapassagens, foi de 11º para 4º, e ainda fazendo voltas mais rápidas do que as de Alonso, que tem mais atualizações no F2012. Talvez poderia ter ido além disso, se não fossem as "maracutaias" da Ferrari.

Mais uma ótima corrida de Felipe Massa. A Ferrari acertou na renovação do contrato.
Jenson Button também merece seu destaque, pois saiu do pelotão que tem quase os piores carros, e conseguiu fazer uma escalada até chegar atrás de Felipe Massa.

Quanto ao outro brasileiro, Bruno Senna, este fez uma corrida boa. Não foi um grande destaque. Mas para a Williams, ele e seu companheiro, Pastor Maldonado, deram um resultado satisfatório para a equipe, com os dois na zona de pontuação. Maldonado em 9º e Senna em 10º. Ambos fizeram suas ultrapassagens, e por fim, o venezuelano ultrapassou o brasileiro.

Duelo de Williams.
Ah, sim! Mesmo Mark Webber não tendo completado a corrida, com o 2º lugar de Sebastian Vettel, a Red Bull Racing conseguiu os pontos que precisava para se tornar a tricampeã do Mundial de Contrutores 2012, com três títulos consecutivos!

Red Bull Racing: campeã 2012 do Mundial de Contrutores!

Resultados da Corrida do GP dos EUA 2012 de Fórmula 1:

1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1h,35m,55s,269
2 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = a 0s,600
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 39s,200
4 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 46s,000
5 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 56s,400
6 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = a 1m,04s,400
7 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = a 1m,10s,300
8 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 1m,13s,700
9 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,14s,500
10 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,15s,100
11 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1m,24s,300
12 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1m,24s,800
13 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 1m,25s,500
14 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1 volta
15 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 1 volta
16 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 1 volta
17 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
19 - Timo Glock (Alemanha / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 1 volta
20 - Charles Pic (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 2 voltas
21 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 2 voltas
22 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 2 voltas

Além de Mark Webber, apenas Jean-Eric Vergne da Scuderia Toro Rosso não terminou a corrida, por ter a suspensão dianteira direita quebrada.

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

A Red Bull Racing já é campeã no Mundial de Contrutores, mas a briga continua pelas outras posições, pois algumas delas podem dar um bom prêmio em dinheiro que as equipes precisam para desenvolverem seus próximos carros.

Sobre a disputa no Mundial de Pilotos, para Vettel ou Alonso ganhar o título, essas são as possibilidades: http://www.corridadeformula1.com/o-que-vettel-e-alonso-precisam-para-levar-o-titulo-da-f1-no-brasil/

Rapazes, vocês ainda tem muito o que aprender com Kimi Raikkonen...
A próxima e última etapa do Mundial de Fórmula 1 2012, será o GP do Brasil, em Interlagos, já nesse final de semana!

Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário