quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Fórmula 1 2012 / 2013 - Dança das Cadeiras

Esse post é para mostrar a vocês onde tem e onde não tem vaga, quem deve ou não sair, e onde Luiz Razia tem chances de entrar.

Red Bull Racing Formula One Team
Na austríaca bicampeã consecutiva, Sebastian Vettel tem contrato para até 2014 (e aí tem aqueles boatos de que depois ele vai para a Scuderia Ferrari), e Mark Webber, que foi uma opção da Scuderia Ferrari quando queriam substituir Felipe Massa, renovou contrato com seu atual time. Aproveitando, que fique claro: Webber não foi procurado pela Ferrari; seu empresário (um certo Flavio Briatore) é quem procurou a Ferrari para oferecer os serviços de seu piloto.

Scuderia Ferrari
Na equipe de Maranello, Fernando Alonso tem contrato para até 2016, e Felipe Massa recentemente teve seu contrato renovado para disputar o Mundial de Fórmula 1 por mais um ano pelo time vermelho.

Vodafone McLaren
O time de Woking perdeu Lewis Hamilton para a Mercedes AMG Petronas, e trouxe o mexicano Sergio Pérez da Sauber. Jenson Button ainda tem um contrato com a equipe, que se não me engano, é válido para mais alguns anos.

Lotus F1 Team
No início da semana, a Lotus renovou o contrato de Kimi Raikkonen, que provou que merece disputar mais uma temporada pela equipe. Romain Grosjean ainda não tem contrato para 2013, mas apesar dos acidentes feios causados por ele, o francês tem melhorado, é rápido, a equipe gosta dele, e ele ainda leva patrocínio, então provavelmente deverá continuar na Lotus. No teste para novos pilotos em Abu Dhabi, Nicolas Prost, filho de Alain Prost, Edoardo Mortara, do DTM, e Davide Valsecchi, atual campeão da GP2, farão testes com o E20.

Atualização (17/12): Um dia após ganhar o título da Race of Champions, a Lotus F1 Team renovou o contrato de Romain Grosjean. Isso também renova a parceria da equipe com a petrolífera francesa Total, e a Lotus também usa os motores franceses Renault.

Mercedes AMG Petronas Formula One Team
A Mercedes AMG provocou uma mudança e tanto na dança das cadeiras, ao anunciar a contratação de Lewis Hamilton da McLaren, que assinou um contrato de três anos com a equipe alemã. Nico Rosberg continua por lá. Os dois já foram companheiros, mas quando adolescentes, nos tempos do kart.

Sauber F1 Team
Dupla nova na equipe de Peter Sauber. A contratação de Nico Hulkenberg, que será trazido da Force India, já é oficial. Com a saída de Sergio Pérez, mas ainda com o apoio financeiro da Telmex, é bem provável que a equipe irá promover seu outro mexicano, Esteban Gutiérrez, que é piloto reserva, à piloto titular para a temporada 2013, tomando o lugar de Kamui Kobayashi, que também é um bom piloto. Isso é 90% certo. Luiz Razia e Michael Schumacher foram candidatos ao posto de titular na equipe. Mas o alemão decidiu se aposentar (previsível), e com a contratação de Hulkenberg, Razia ficou sem chances. Gutiérrez, já era "figurinha marcada", e Razia não teria chances.

Atualização (23/11): Pérez já havia dado com a língua nos dentes, mas hoje a equipe confirmou Gutiérrez como titular para a temporada 2013. Agora Kobayashi, que é um bom piloto, precisa mesmo buscar uma nova equipe.

Sahara Force India Formula One Team
Na equipe indiana, sai Nico Hulkenberg. Com isso, com certeza há uma vaga. Paul di Resta ainda não tem contrato para 2013, mas está bem valorizado no mercado de pilotos, pois é rápido e regular, e provavelmente terá seu contrato renovado. Luiz Razia tem chances de ter essa vaga disponível no time, pois anda negociando com o este, e até já fez testes, nos quais ele se saiu bem. Porém, Jules Bianchi da academia de pilotos da Ferrari, que é um bom piloto, é reserva da Force India, e também costuma testar o carro da equipe, logo, também tem chances de se tornar titular em 2013.

Atualização (28/11): Se já não fez isso, Bruno Senna deverá conversar com a Sahara Force India nos próximos dias.

Williams F1 Team
Nada é certo no tradicional time inglês. Mesmo com a vitória de Pastor Maldonado, depois de oito anos que a Williams não vencia (sendo que a última, havia sido quando tinha a parceria com a BMW), o venezuelano não está garantido para 2013. Quando não bate, Maldonado termina fora da zona de pontuação. Mas pelo menos ele leva o grande patrocínio da PDVSA. Já Bruno Senna, que também leva um bom dinheiro (mas não tanto quanto Maldonado), também não tem vaga, mas apresenta maior regularidade. Ambos os pilotos estão sendo, digamos, assombrados pelo reserva da equipe, o finlandês Valtteri Bottas, que é campeão da GP3, e se destaca nos treinos livres. Mas ser bom no primeiro treino livre e ser campeão da GP3, não basta. Nem Davide Valsecchi que é campeão da GP2, ou Luiz Razia, vice, mas em equipe menor e com o mesmo número de vitórias do campeão, não tem vagas garantidas.

Atualização: Bruno Senna não continuará na Williams. A equipe provavelmente colocará Valtteri Bottas em seu lugar, e por motivos óbvios, na minha opinião isso não será bom para a equipe. Mas posso estar enganado. Não estou defendendo o Bruno por ele ser brasileiro. Agora, ele irá tentar ficar com uma vaga disponível na Force India, e para isso, ele vai precisar de aproximadamente US$ 20 milhões, que podem vir de Eike Batista, e outros patrocinadores.

Atualização (28/11): Pastor Maldonado e Valtteri Bottas confirmados como titulares para a temporada 2013.

Scuderia Toro Rosso
Nesta semana, a equipe italiana "escola" da Red Bull Racing, anunciou que Daniel Ricciardo e Jean-Éric Vergne, já tem seus cockpits garantidos para 2013. O que já era previsível, mas que deve durar só até 2013 mesmo, ou no máximo 2014, o que já é até pouco provável. A Scuderia Toro Rosso não usa os mesmos pilotos durante muito tempo, pois serve primeiramente apenas para fazer "estágios" para selecionar pilotos que um dia podem ser promovidos para a equipe principal da Red Bull. Luiz Razia será testado com o carro desta equipe em Abu Dhabi. Não duvido que tenha dedo de Christian Horner nisso, afinal, ele é o dono da Arden (equipe pela qual Luiz Razia surpreendeu em 2012 na GP2) e chefe de equipe da Red Bull Racing.

Marussia F1 Team
Timo Glock já está garantido em 2013. Charles Pic não foi tão bem, mas tem chances de continuar. Porém, tem rivais como Max Chilton, atual reserva da equipe, e Jérôme D'Ambrosio, ex titular da Marussia e atual reserva da Lotus.

Atualização (17/12): Max Chilton será o novo piloto titular da Marussia em 2013.

Atualização (24/01/2013): há três dias, Glock quebrou - amigavelmente - o contrato com a Marussia, e vai para o DTM (campeonato alemão de stock car). Nova oportunidade para Bruno Senna e Luiz Razia.

Atualização (31/01/203): a antiga vaga de Timo Glock, agora é do brasileiro Luiz Razia!

Caterham F1 Team
Nenhum piloto garantido, e muitos pilotos de olho nas vagas deles. Porém, o bom desempenho de Heikki Kovalainen, que já venceu pela McLaren e foi sondado pela Scuderia Ferrari, pesa pela sua permanência. É o piloto que mais se destaca, das equipes pequenas. Vitaly Petrov também tem chances de continuar, pois tem pilotado até bem, e leva bons patrocinadores russos para a equipe.

Atualização (23/11): Charles Pic da Marussia assinou contrato com a Caterham. Luiz Razia está de olho na outra vaga da equipe, mas continua conversando com outras também.

Atualização (28/11): Bruno Senna deverá ir atrás da Caterham, e há quem diga que Rubens Barrichello também conversa com a equipe, apesar do veterano negar.

Atualização (01/02/2013): Giedo van der Garde é o segundo piloto titular da Caterham F1 Team.

Hispania Racing Team
Pedro de la Rosa é querido pela equipe, pela mesma nacionalidade desta, pelo seu bom desempenho e pela sua grande experiência com a Fórmula 1, inclusive pela McLaren. Mas se quiser, o espanhol pode se aposentar. No outro cockpit, pode continuar Narain Karthikeyan, ou ele pode ser substituído por Dani Clos, reserva da equipe.

Atualização (28/11): A Hispania Racing Team poderá ser vendida nos próximos dias, ou até deixar a Fórmula 1.

Bom, é isso. Qualquer grande mudança, eu edito o post assim que puder. Ah! Algo que é importante destacar, é que além de bom desempenho, Luiz Razia tem bom apoio finaceiro.

Um abraço!
@paulovitorpv8

3 comentários:

  1. A HRT Saiu da F1. Problemas financeiros. Queria saber se tem equipes que vão tentar participar da temporada 2013...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luciano.

    Bom, pelo menos até agora, eu não vi nenhuma notícia. Mas creio que o prazo de inscrições para a temporada 2013 já tenha terminado.

    ResponderExcluir