domingo, 14 de outubro de 2012

Fórmula 1 2012 - GP da Coreia do Sul - Corrida

Dobradinha da Red Bull Racing.

Deu dobradinha da Red Bull Racing no GP da Coreia do Sul 2012 de Fórmula 1, com Sebastian Vettel como vencedor, e novo líder do campeonato! Quem completou o pódio, de maneira injusta (na minha opinião), foi Fernando Alonso, da Scuderia Ferrari, agora como vice líder da temporada 2012.

E vejam só quem agitou a bandeira quadriculada no final da corrida...

Psy, dono do hit "Gangnam Style" deu a bandeirada!
Não pensem que o pole position Mark Webber deu moleza para seu companheiro Sebastian Vettel tomar a sua posição. Vettel conseguiu ultrapassar ainda na primeira volta, mas Webber, sem sucesso, tentou dar o troco.

A equipe austríaca voltou a dominar a categoria (mas sem toda aquela facilidade de 2011), graças à um simples furo na asa traseira, que melhorou bem a aerodinâmica do RB8. Mais uma grande ideia de Adrian Newey.

No canto esquerdo da foto, o genial engenheiro Adrian Newey. Sem ele, a Red Bull Racing não seria o que é hoje.

Jogo de equipe é ilegal? Não, aliás, dependendo da equipe (principalmente uma certa Scuderia Ferrari) é algo bem normal. Mas é imoral? Eu acho que sim, dependendo da situação (como esta, mas que não foi tanto, já que Alonso disputa o título). Bom, na largada, Felipe Massa já tomou a posição de Kimi Raikkonen, e não demorou muitas voltas para ultrapassar Lewis Hamilton, que teve uma corrida um pouco caótica. Com mais ninguém entre os dois carros vermelhos, o brasileiro vinha em um ritmo muito mais forte, conseguindo fazer voltas muito rápidas (até a penúltima volta, ele era o mais rápido). Logo, Massa já estava fazendo pressão em Alonso, chegando a ficar a menos de 1 segundo de diferença durante vários momentos. Mas, por ordens da equipe, o brasileiro teve que "segurar a onda" e se contentar com o 4º lugar. Por mim, seria muito melhor o Felipe tomar a posição de seu companheiro, com este ouvindo um belo de um "Fernando, Felipe is faster than you", ir "à caça" de Mark Webber (porque ele tinha ritmo para fazer isto), ultrapassar o australiano e fazer este perder tempo para que Alonso também se aproximasse. Alonso ultrapassa Webber, e aí, se a Ferrari quisesse, fariam o maldito jogo de equipe, com Fernando em 2º e Felipe em 3º. Já que nada disso foi possível (possível era, mas não devem ter pensado em algo tão simples), pelo menos toda vez que Massa abria espaço em relação ao seu companheiro de equipe, ele fazia uma volta rápida para mostrar para todo mundo quem estava tendo um desempenho melhor nesta corrida, e que se quisesse, ele poderia ultrapassar seu companheiro e tranquilamente abrir uma boa vantagem, podendo até chegar em 2º. Já foi um tipo de estratégia mais comum em outras épocas da Fórmula 1. Ao final na prova, dando entrevistas, Felipe disse que ficou muito satisfeito com o carro, que tirou o máximo que podia, mas claro, não estava com um sorriso no rosto. Mas chega de falar disso, porque teve muita coisa legal nessa corrida.

Felipe Massa. Este sim foi o grande piloto desta corrida.
O trapalhão desta vez foi Kobayashi, que conseguiu tirar Jenson Button da corrida na primeira volta. É, vocês acreditam que Romain Grosjean fez uma largada limpa, e foi até o final da corrida? Aliás, ele se saiu muito bem. No início, foi cauteloso até demais. Mas depois começou a andar em ritmo mais forte, e fez um belíssimo duelo com outro piloto que não tem uma fama muito diferente da fama do francês: Pastor Maldonado. Foi aquele momento meio caótico na pista em que raios caíram na pista e... ok, parei com a maldade com estes dois pilotos. Outro grande duelo, foi de Lewis Hamilton contra Kimi Raikkonen, pela 5ª ou 6ª posição. Hamilton segurou o "Iceman" durante um bom tempo, e quando este passou, o inglês deu o troco. Mas no final das contas, Hamilton com problemas nos pneus, entre outros (incluindo um pedaço do tapete de grama sintética que agarrou em seu carro), acabou perdendo esta e outras posições. Na última volta, Lewis teve que aguentar a pressão do futuro ocupante de seu cockpit (Sergio Pérez) para não sair da zona de pontuação. Bons resultados dos pilotos da Lotus.

Grande corrida de Nico Hulkenberg, mesmo ganhando "apenas" duas posições (o que para seu carro em corrida, é muito bom). Enquanto Lewis Hamilton travava mais um duelo que mais tarde perderia também, desta vez contra Romain Grosjean, o alemão da Force India aproveitou e fez uma bela ultrapassagem dupla.


Mais destaque ainda para os pilotos da Scuderia Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne, que começaram da 16ª e 17ª posições, respectivamente, e chegaram em 8º (Vergne) e 9º (Ricciardo). Deu para ver a superioridade do carro da Toro Rosso quando os dois ultrapassaram Bruno Senna, da Williams, que teoricamente, deveria ter um carro melhor. Em certo momento, Vergne perdeu um pouco de controle, e acabou colocando uma roda para fora, fazendo voar terra na cara de Ricciardo. O australiano logo reclamou, dizendo que estava mais rápido e queria que seu companheiro ouvisse um "Jean-Eric, Daniel is faster than you", mas no final das contas quem chegou na frente foi o francês. Essa dupla é nova, e ainda vão melhorar muito. Não me surpreenderia em ver um dos dois como titular da Red Bull Racing em 2014.

A Williams fez uma corrida horrível, com seus dois pilotos chegando praticamente juntos lá no pelotão de trás. Definitivamente, o FW34 não estava bom neste final de semana. Pastor Maldonado perdeu várias posições. Bruno Senna pelo menos conseguiu ganhar duas posições. Mercedes AMG e McLaren também não tiveram suas melhores corridas. Poderiam ter sido melhores.


Resultado da Corrida do GP da Coreia do Sul 2012 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 55 voltas em 1h,36m,28s,651
2 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 8s,200
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 13s,900
4 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 20s,100
5 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = a 36s,700
6 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 45s,300
7 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = a 54s,800
8 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1m,09s,500
9 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1m,11s,700
10 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 1m,19s,600
11 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1m,20s,000
12 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = a 1m,24s,400
13 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 1m,29s,200
14 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,34s,900
15 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,36s,900
16 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
17 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
18 - Timo Glock (Alemanha / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 1 volta
19 - Charles Pic (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 2 voltas
20 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 2 voltas


Volta mais rápida: Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,42s,037, a uma ou duas voltas do final da corrida.

Não completaram: Jenson Button (batida), Nico Rosberg (batida), Pedro de la Rosa (abandono), Kamui Kobayashi (abandono).

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

Como podem ver, houve a mudança na liderança do Mundial de Pilotos, e outra mudança importante, é que a Scuderia Ferrari ultrapassou a Vodafone McLaren no Mundial de Construtores. Isso porque no final da temporada, são distribuídos prêmios em dinheiro entre as equipes, e quanto melhor a posição da equipe na tabela, mais dinheiro ela ganha. Uma boa quantia que pode ajudar no desenvolvimento do carro para a temporada seguinte.

Esta foi a etapa "oppan Yeongam style" de Fórmula 1! (Risos).

Próxima parada da Fórmula 1: Grande Prêmio da Índia, nos dias 26, 27 e 28 de outubro.

Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário