(Foto: Getty Images) "Quando a luz dos olhos meus nas luz dos olhos teus..." Ok, brincadeira, pessoal (risos). |
Será o oitavo ano do brasileiro na equipe como titular. Pois na verdade, a história entre o piloto e a Ferrari é ainda mais longa, começando em 2001. Naquele ano, Felipe Massa conquistou de forma surpreendente o título de campeão da Fórmula 3000 Europeia. O que fez com que a Ferrari comprasse seu passe. Assim, no ano seguinte, ele entrou na Fórmula 1 como piloto da academia Ferrari, pilotando para a Sauber (assim como Pérez no ano passado, só que com um título). Peter Sauber não gostou muito de Massa, e em 2003 ficou apenas como piloto reserva da Scuderia, e em 2004 e 2005 voltou para a Sauber para adquirir mais experiência e amadurecimento.
Em 2006, com a saída de Rubens Barrichello para a Honda (aliás, a montadora quer voltar para a Fórmula 1) ele ganhou o cockpit de titular na Scuderia Ferrari, tendo como companheiro de equipe o heptacampeão Michael Schumacher. Felipe superou o alemão algumas vezes, e este, que preparava a sua primeira aposentadoria das pistas para aquele ano, o chamava de "irmão mais novo". Conquistou primeiro pódio (GP da Europa), e primeira vitória (GP da Turquia, o qual venceria nas duas temporadas seguintes). No encerramento da temporada, correndo com um macacão com as cores do Brasil, Felipe Massa encerrou o jejum de 13 anos sem vitórias de seu país em casa, no autódromo de Interlagos. O último havia sido em 1993, por Ayrton Senna.
Chegou em Maranello na temporada 2007, o finlandês Kimi Raikkonen. Com igualdade entre os dois pilotos até certo ponto do campeonato, Raikkonen deu uma "arrancada" no final do ano, e com a ajuda de Felipe, conquistou o título daquela temporada. Em 2008 seria a vez do brasileiro, mas por falhas no carro e da equipe, ele foi campeão durante apenas alguns segundos, até Lewis Hamilton conquistar a posição que precisava para garantir seu título no GP do Brasil, na última curva da última volta. Felipe Massa teve naquela corrida a sua última vitória, e claro que não foi tão emocionante quanto aquela de 2006, afinal, por apenas 1 ponto, o título que não vinha desde o último de Ayrton Senna, em 1991, escorregou por entre os seus dedos.
No ano de 2009, em treinos livres, uma mola se soltou do carro da Brawn GP (que surgiu da Honda) de Rubens Barrichello, e acertou o capacete do piloto da Ferrari. O pior acidente da sua carreira, e um dos piores da Fórmula 1 nos últimos anos. Felipe encerrou ali a sua participação no campeonato, que até então, estava muito boa dentro do possível, e foi se recuperar. Em quase um ano parado, teve seu filho, Felipinho, que com certeza lhe deu muitas alegrias, e consequentemente, mais força de vontade para seguir em frente. Que pai não quer impressionar o filho? E com certeza você tem impressionado, Felipe Massa.
Voltou às pistas em 2010, e fazendo uma temporada boa, com pódios. Quando teve a sua primeira oportunidade de vencer, no GP da Alemanha, veio a atitude ridícula da Ferrari de fazer o velho e sujo jogo de equipe, que naquele ano era proibido. E naquela ocasião, foi totalmente desnecessário. Há mais detalhes sobre esta história, que provam que Alonso não estava realmente tendo um desempenho superior, mas esse não é o assunto deste post.
2011 foi um ano terrível, sem pódios, o que há muitos anos não acontecia com um piloto do time vermelho. E isso continuou no início da atual temporada. Muitos já colocavam um fim na carreira de Felipe Massa na Fórmula 1, que deveria ser no final da primeira parte do campeonato. O que felizmente, não aconteceu, já que ele já vinha apresentado sinais de melhora.
Com cinco corridas consecutivas de ótimo desempenho, Felipe Massa recuperou a confiança da Scuderia. Principalmente após o pódio no GP do Japão. E na Coreia, como viram no meu post sobre esta corrida, ele poderia ter passado no mínimo mais dois carros, repetindo o resultado da corrida anterior. Mas a Ferrari não permitiu, pois quem disputa o título é Fernando Alonso, que aliás, o ajudou a ficar na equipe.
Sim, meus caros leitores. O Felipe Massa que conhecemos está de volta! Pelo menos assim espero. Mas vou dar à ele o meu voto de confiança, sim.
Que ele faça um ótimo final de temporada (é o 2º que fez mais pontos depois das férias, ficando atrás só de Sebastian Vettel), e uma temporada 2013 ainda melhor! Quanto ao futuro. Bem, muitos já colocam Vettel na Ferrari ao lado de Alonso em 2014. Se for mentira (o que eu acho que não é), talvez Massa possa continuar por lá. Se não, ele pode conquistar a confiança de outra boa equipe.
Veremos. Boa sorte, Felipe Massa, do Brasil!
Um abraço!
@paulovitorpv8
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