O pole position Lewis Hamilton, da McLaren segurou Kimi Raikkonen nas últimas voltas e venceu o GP da Hungria 2012 de Fórmula 1, com o finlandês na sua cola!
A largada foi abortada, por causa do motor Mercedes-Benz que equipa W03 de Michael Schumacher, que apagou, e os pilotos deram mais uma volta de apresentação.
Hamilton sabia que teria trabalho com um E20 da Lotus, mas provavelmente ele esperava isso de Romain Grosjean, que largava ao seu lado e durante a maior parte da corrida andou com um ritmo bem forte. Mas após sair dos boxes, Kimi Raikkonen tomou a posição de seu companheiro de equipe, em uma perigosa manobra que poderia resultar em acidente. Os dois carros ficaram lado a lado, bem próximos, e talvez até tenham se tocado em algum ponto. O francês reclamou pelo rádio com a equipe, mas é claro que isso não teria resultado, afinal, Romain é praticamente um novato, e Kimi é campeão.
Segurando a pressão de Raikkonen, Hamilton se fez voltas rápidas, sem cometer erros. O piloto da McLaren soube usar bem seus pneus, tendo apenas leves problemas com os dianteiros mais ao final da corrida. Kimi antes de colar em Lewis, estava fazendo voltas voadoras, mas quando ele ficou a aproximadamente 1 segundo do inglês, percebeu que o E20 não se dá muito bem com a turbulência do MP4-27, assim ele perdeu pressão aerodinâmica, e não conseguia se aproximar mais. Em alguns momentos isso foi até perigoso, provocando perda de estabilidade, saídas de traseira, e consequentemente somado a perda de pressão aerodinâmica, veio o desgaste extra de pneus.
Outra coisa que na minha opinião prejudicou Kimi, foi a ordem de seu engenheiro, de colocar o KERS no último nível, que é bem alto. Assim o "Iceman" provavelmente só o usou na reta do grid, onde ele e seu motor Renault, competiam contra o motor mais forte da Fórmula 1, os Mercedes-Benz usados pela McLaren. Assim, não devia restar muito KERS para o finladês no restante do circuito. Ficava muito claro que após Kimi alcançar Lewis no final da reta, o britânico após a primeira curva conseguia abrir vantagem sobre o adversário. E nas difíceis curvas de Hungaroring, claro que o MP4-27 provocava menos turbulência do que nas retas, o que para Kimi seria bom com um nível menos potente de KERS, poder se aproximar do piloto da McLaren.
Os dois pilotos da Lotus completaram o pódio, e mesmo com a polêmica ultrapassagem do "Iceman" sobre o "calouro", este ficou bem feliz com o 3º lugar no pódio, enquanto Raikkonen em 2º, bem, vocês sabem... honrou o apelido:
Bruno Senna em seu FW34 fez uma corrida muito boa. Largou em 9º e chegou em 7º, ganhando destaque e marcando importantes pontos para a equipe Williams. O momento em que o brasileiro mais chamou atenção, foi em uma ultrapassagem sobre Sergio Pérez, da Sauber. Senna com pneus médios em melhor fase, passou o mexicano pela parte de fora da curva, e na curva seguinte que era para o lado oposto, Bruno passou pelo interior e ganhou a posição. Pérez já estava com seus pneus macios totalmente desgastados, tanto que logo após ser ultrapassado, ele foi para os boxes.
Mais ao final da prova, Bruno Senna teve que aguentar a pressão do vice líder do campeonato, Mark Webber da Red Bull Racing. Mas apresentou bom desempenho, e conseguiu cruzar a linha de chegada na frente do australiano.
Tenho bons motivos para acreditar que Bruno Senna vai correr ainda melhor nas próximas etapas, os quais posso talvez apresentar em um outro post sobre este piloto (ainda penso nisso).
Enquanto a Williams tinha razões para ficar satisfeita com o resultado de um piloto, com o outro...
Sem problemas com Pastor Maldinado. Ele estava indo bem, até que em uma ultrapassagem ele tocou o carro de Paul di Resta, da Force India. Nesse momento, as opiniões diferentes aparecem, se Maldonado errou ou não. A minha, a sua, a dos jornalistas, e a que vale: dos fiscais.
Por mim, por alguns jornalistas e pelo próprio Maldonado, foi um toque normal de corrida, mas como disse Lito Cavalcanti, do SporTV, em breve estarão punindo pilotos até por andarem com os cabelos bagunçados.
Felipe Massa teve uma largada ruim, mas pelo menos conseguiu terminar a corrida na zona de pontuação, em 9º após ter largado em 7º.
Resultado final do GP da Hungria 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)
1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 69 voltas em 1h,41m,05s,503 (após 69 voltas)
2 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = a 1s,032
3 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = a 10s,518
4 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = a 11s,614
5 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 26s,653
6 – Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 30s,243
7 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = a 33s,899
8 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 34s,458
9 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 38s,300
10 – Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 51s,200
11 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = a 57s,200
12 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = a 1m,02s,800
13 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,03s,600
14 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1m,04s,400
15 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1 volta
16 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1 volta
17 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = a 1 volta
18 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 2 voltas
19 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = a 2 voltas
20 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = a 2 voltas
21 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = a 3 voltas
22 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 3 voltas
Não foram até o final da prova: Michael Schumacher (que teve algum problema com o carro), e Narain Karthikeyan (acidente).
Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/
Como podem ver, Fernando Alonso, apesar de ter chegado em 5º, está com uma ótima vantagem na liderança do Mundial de Pilotos, e a Lotus, com os resultados de hoje, está cada vez mais perto de tomar a psoição da McLaren no Mundial de Construtores.
(Fotos: McLaren, BBC, LAT, FOM, Ercole Colombo)
Um abraço!
@paulovitorpv8
Nenhum comentário:
Postar um comentário