Logo na largada, o piloto da equipe de Maranello já se manteve na liderança, enquanto os pilotos da casa, Sebastian Vettel e Michael Schumacher, travavam uma bela disputa pela 2ª posição, que acabou ficando com o alemão mais jovem. Mas Vettel não ficou nesta colocação durante todo o tempo. Com uma boa estratégia de pit-stops, Button conseguiu o 2º lugar, até que na penúltima volta, Vettel em uma polêmica manobra (pela qual ele foi punido), conseguiu tomar sua posição de volta.
Vou tentar ser justo. Em um hairpin de Hockenheim, provavelmente Vettel queria fazer um "X" em Button, mas não deu certo. O inglês tomou o lado interno da curva, dando espaço para o alemão na parte externa, porém este ao invés de aproveitar este espaço, não conseguiu fechar a curva, e acabou invadindo a área de escape. Com isso, Button viu que não era mais necessário manter o espaço, e fechou a porta. Mesmo assim, Vettel ainda dentro da área de escape, na saída da curva, conseguiu tracionar melhor o RB8, e pular na frente do MP4-27 do piloto da McLaren. Button não errou por fechar a porta, assim como Vettel também não errou ao se aproveitar da área de escape. A princípio, o inglês havia dado espaço ao alemão, e se ele não o usou, não tinha problema em fechar a porta. Vettel estava no asfalto mais sujo de um pista, que é o de uma área de escape, então ele já estava em desvantagem, logo, ao invés de punição ele merece parabéns por ter conseguido tracionar melhor ali. Nem mesmo Jenson Button reclamou disso, mesmo perdendo a posição. Pelo menos não reclamou diretamente com Vettel, seugundo o próprio alemão. Os dois pilotos fizeram belas corridas, e não cometeram erros.
Final da história: Vettel punido com 20 segundos (10 já seria demais) depois da prova, perdeu duas posições.
É ilegal passar por fora da pista, mas nesse caso, além de Vettel ter feito um trajeto um pouco maior, perdendo tempo, ele ainda sujou os pneus, e mesmo assim conseguiu tracionar melhor, e com essa sujeira, e também tendo que "pular" a zebra, ainda conseguiu tomar a posição de Button. Então ao mesmo tempo que seria certo punir o alemão, também seria certo não punir. E, na minha opinião, o mais justo seria não punir.
Outra polêmica envolvendo Vettel, foi a ultrapassagem que Lewis Hamilton fez sobre ele. O problema seria o de Hamilton estar uma volta atrás, e por isso Vettel reclamou muito. Mas Lewis estava mais rápido, então ele não tinha que ficar ali atrás vendo seus adversários abrirem vantagem. O inglês ultrapassou o alemão, e já abriu um bom espaço entre os carros, então Vettel não tinha nada do que reclamar.
Sobre os brasilerios, estes infelizmente foram mal, por causa de um começo ruim de prova. Antes da primeira curva, houve um toque entre Felipe Massa e Daniel Ricciardo, o que fez com que o piloto da Ferrari perdesse a asa dianteira de seu F2012. Logo depois Bruno Senna se chocou com a Lotus E20 de Romain Grosjean, o que fez com que o bico e o pneu dianteiro esquerdo do Williams FW34 fossem danificados. Assim, os dois que largaram lado a lado, tiveram que ir para os boxes mais cedo para reparar os danos de seus carros, e depois fazer corridas de recuperação.
Outros destaques da corrida, foram os desempenhos de Kimi Raikkonen, Kamui Kobayashi e Sergio Pérez. O finlandês largou em 10º e o 4º lugar já seria um ótimo resultado. Com a punição de Vettel, ele herdou o 3º lugar. Kobayashi largou em 12º, e também "ajudado" por Vettel, ficou com a 4ª posição. Sergio Pérez largou em 17º, e após muitas ultrapassagens, terminou em 6º.
Michael Schumacher perdeu algumas posições, mas pelo menos marcou a melhor volta, em: 1m,18s,725.
E o único piloto que abandonou a corrida, foi Lewis Hamilton. Além de ter um pneu furado no início da prova e assim cair para o final do pelotão, quando faltavam 9 voltas para o fim da corrida o inglês abandonou com problemas mecânicos em seu carro.
Resultado da corrida do GP da Alemanha 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)
1 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 67 voltas em 1h,31m,5s,862
2 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 6s,949 (ganhou uma posição)
3 -Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = a 16s,409 (ganhou uima posição)
4 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber / Ferrari) = a 21s,925 (ganhou uma posição)
5 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = a 23s,732* (punido com 20 segundos pela ultrapassagem sobre Button)
6 - Sergio Pérez (México / Sauber / Ferrari) = a 27s,896
7 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 28s,960
8 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 46s,900
9 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = a 48s,100
10 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 48s,800
11 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = a 59s,200
12 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 1m,11s,400
13 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1m,16s,800
14 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1m,16s,900
15 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams / Renault) = a 1 volta
16 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = a 1 volta
17 - Bruno Senna (Brasil / Williams / Renault) = a 1 volta
18 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = a 1 volta
19 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = a 2 voltas
20 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = a 2 voltas
21 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 3 voltas
22 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = a 3 voltas
23 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 3 voltas
Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/
A próxima corrida será no GP da Hungria, nos dias 27, 28 e 29 de julho.
Um abraço!
@paulovitorpv8