domingo, 28 de agosto de 2011

Fórmula 1 - GP da Bélgica - Corrida

(Foto: Reuters)


Deu dobradinha da Red Bull Racing, no GP da Bélgica!

Teve um pouco de disputa pela liderança, mas mesmo assim Vettel deixou a corrida sem graça, pra variar. Nada contra ele, mas ganhar com tanta facilidade, acaba com a emoção das corridas. Se pelo menos Mark Webber disputasse mais a liderança com seu companheiro, seria mais interessante. Mas a Red Bull Racing não deixa, infelizmente. Sebastian Vettel em 1º lugar, e Mark Webber em 2º.

Mas parabéns para Sebastian Vettel! Os pilotos que se destacaram, por mim, foram Michael Schumacher, e Jenson Button. Jenson parecia não estar muito concentrado no início da prova. Li no Twitter muita gente dizendo que ele ainda não tinha acordado (Rs), e realmente, estava bem quieto mesmo. Mas depois de certo ponto da corrida, ele partiu pra cima dos adversários! Foi conquistando posições, até chegar na 3ª colocação para poder completar o pódio. Ah! Sabe de que lugar ele saiu na largada? 13º! Incrível, né? Por isso destaco ele. Talvez mais ainda Michael Schumacher, que largou em último porque não marcou tempo na Classificação, por ter perdido a roda na primeira volta, e terminou a corrida na 5º posição, quando quase perto do fim da prova, o heptacampeão ultrapassou seu companheiro de equipe, Nico Rosberg.

Falando em Rosberg, este fez uma largada impressionante! Seu motor antes do sinal verde estava liberando muita fumaça, mas aparentemente não era nada grave, já que ele foi até o final da corrida. Nico largou em 5º, e logo no início, já saltou para a liderança! Mas terminou a corrida em 6º lugar.

Outro piloto que merece destaque, é Bruno Senna. Não que ele tenha feito uma corrida incrível, digo, pelo menos não para chegar numa posição melhor em relação à que ele largou (7ª). Mas ele fez uma grande corrida de recuperação! Certo, eu explico. Desacostumado com as agitadas e disputadíssimas largadas da Fórmula 1, Bruno Senna se empolgou com o espaço que tinha para fazer ultrapassagens ainda na reta do grid, então aparece na sua frente a STR de Jaime Alguersuari. Imediatamente o brasileiro freou, mas não esperava pela "fritada" de pneus do R31, então bateu no carro do Jaime, tirando o espanhol da corrida. Não foi o fim para Bruno, que ficou com seu carro danificado e foi para os boxes reparar isto, mas como foi culpado, mesmo que acidentalmente, pelo abandono, ou melhor, por obrigar um piloto a sair da corrida, naturalmente os fiscais de prova dariam a ele uma punição, fazendo com que Senna voltasse a passar pelos boxes. Desta forma, ele saiu em 7º, e foi parar em 20º, se não me engano. Mas Bruno Senna fez uma excelente corrida de recuperação, terminado em 13º lugar!

E o que aconteceu com Lewis Hamilton? Bem, ele se envolveu em um acidente com Kamui Kobayashi. Uns culpam o inglês, outros o japonês. Eu não culpo ninguém. Foi um acidente normal de corrida, assim como o de Senna e Alguersuari. Foi um susto, porque Hamiltou deu uma "apagada" no carro, até voltar a se mecher, e quando recuperou a consciência, estava meio confuso, tonto. Ele nem mesmo se lembra! "Não me lembro direito do que aconteceu", disse o piloto da McLaren. Foi uma batida feia! E dou razão ao Galvão Bueno em seu comentário, de que uma placa de publicidade que Hamilton acertou com a batida, não devia estar onde estava. A McLaren MP4-26 ficou destruída. Kobayashi e Hamilton estavam lado a lado, roda com roda, disputando uma posição na reta, até o mito nipônico acertar uma roda traseira do Lewis, que rodou, acertou o guard-rail de frente, o que causou uma perigosíssima desaceleração e detonando a dianteira do carro, que rodou mais, acertou a tal placa (que com certeza atingiu Hamilton, já que o cockpit de um F-1 é aberto, e ele atravessou a enorme placa), deixando a propaganda que tinha nela em pedacinhos, e o carro continuou andando, até atingir mais uma barreira e parando de vez, com Lewis que aparentemente já havia perdido a consciência e apagado antes do choque final. Kobayashi terminou a corrida em 12º lugar, e seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, abandonou a prova, por problema mecânico.


Além de Hamilton, do mexicano Pérez, e de Alguersuari, por causa do acidente com Bruno Senna, também abandonaram a corrida: Sebastien Buemi, outro piloto da Scuderia Toro Rosso, por ter quebrado a asa traseira, e Daniel Ricciardo, que também teve algum problema mecânico em sua lenta Hispania.

Felipe Massa não foi bem, terminado em 8º, e olha que ele largou em 4º. Teve um momento no início da corrida que dois pilotos passaram ele de uma vez só. Se me lembro bem, foram Fernando Alonso e Lewis Hamilton. Como se isto fosse pouco, a Scuderia Ferrari tinha que fazer besteira, né? Colocaram um pneu furado no carro do Massa, fazendo ele entrar nos boxes novamente e perder mais tempo e posições. Alonso terminou em 4º, tendo largado em 8º. Massa ficou entre Adrian Sutil (largou em 15º, terminou em 7º), e Vitaly Petrov (10º para 9º).

Completando os 10 primeiros, que estão na zona de pontuação, em 10º lugar veio o venezuelano da Williams, Pastor Maldonado, que foi beneficiado por causa do acidente entre Senna e Alguersuari. Rubens Barrichello terminou em 16º, infelizmente. O outro piloto da Force India, Paul di Resta, terminou em 11º.

Na Lotus-Renault, os dois carros vieram sem nenhum carro de outra equipe entre eles. Em 14º Jarno Trulli, e em 15º Heikki Kovalainen. Assim como os da Marussia Virgin, com Jerome D'Ambrosio em 17º, e Timo Glock em 18º.E por último, da Hispania, Vitantonio Liuzzi, em 19º lugar.

Tabela do Mundial de Pilotos: http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/08/tabela-do-mundial-de-pilotos-2011-12.html#esporte-formula-1

Tabela do Mundial de Construtores: http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/08/tabela-do-mundial-de-construtores-2011-12.html#esporte-formula-1

Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário