segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Motores, Potência, Consumo...Ah! E Biologia! (RS).

Iiih cara...agora eu toquei em um assunto complicado viu?! Vamos lá...
Hoje na minha aula de biologia, eu perguntei algo sobre o consumo de calorias por dia, se varia de pessoa pra pessoa, o professor explicou dando um exemplo lá de motores 1.0 e 2.0, comparando estes motores à pessoas de metabolismos diferentes, ou algo assim, não sou muito bom em biologia (RS). A explicação dele não importa muito aqui neste blog, que é para assuntos automobilístico (é importante pra mim sim, mas não no blog). Enfim, ele perguntou para o pessoal a diferença desses dois motores, muitos responderam (a maioria homens RS não que não existam mulheres que entendam de carro, eu não penso assim, sem dúvida tem mulheres que entendem mais de carros do que muitos homens) "Ah, 1.0 é mais econômico e 2.0 é mais 'beberrão' ". Nem sempre é assim que as coisas funcionam, sim muitos 1.0 são super econômicos, outros não, e nem todo 2.0 é "beberrão", volume maior nos cilindros não significa necessariamente consumo mais alto, um exemplo disso é o novo Audi A8, que usa um motor 4.2 V8, aí você pergunta pra alguém o que ela acha desse motor e ouve: "Pô cara, deve beber pra car**** né?!". Não, não tem consumo alto, 8 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, o que é ótimo! Pricipalmente com um motorzão desses, com 372cv. Os 1.0 podem ser econômicos por terem cilindrada baixa, e as vezes podem ter consumo alto porque você tem que pisar mais no acelerador pra ele andar direito. Pois em apenas 1000cm³ não cabe muita gasolina para gerar explosões muito fortes né?
Uma pausa para explicar isso de volume de cilindro para os que não entendem. É o seguinte, motores 1.0, são de 1.0L (litros), ou 1000cm³, 1000cc, é tudo a mesma coisa, e isso é a soma dos volumes dos cilindros deste motor (normalmente os 1.0 possuem 4 cilindros). Assim como um 2.0, é 2.0L, 2000cm³ e 2000cc.
Voltando. Várias coisas influenciam no consumo do carro, como a cilindrada (que eu já disse), a quantidade de RPM (rotações por minuto) em que o carro está rodando, a marcha que está sendo usada, a quantidade de combustível injetada dentro dos cilindros, e muitas outras coisas estão relacionadas ao consumo. E existem os motores de cilindrada mais "alta" como 1.8 e 2.0 que não consomem tanto, como o motor 1.8 do Toyota Corolla, que as vezes pode fazer 10 km/l na cidade 16 km/l na estrada. Incrível não é? E isto tendo uma potência de aproximadamente 135cv.
Não sei se consegui explicar bem pra vocês a questão do consumo, acho que ficou meio confuso, mas qualquer coisa que não dê pra entender ou alguma informação errada, por favor, escreva nos comentários (se é que vai ter algum comentário RS) a sua dúvida, ou o que você acha que eu errei, porque aí eu te respondo ou se minha informação realmente estiver incorreta eu procuro a correta.
Ok, vamos para a potência. Para "animar" vocês, isso talvez possa ser ainda mais complexo do que o consumo, ou não (RS). A potência está relacionada à cilindrada, à configuração do chip de potência (é um chip que comanda algumas coisas no carro, em um outro texto eu posso falar mais sobre ele, que pode até ser trocado para dar ao seu carro uns cavalinhos a mais. Legal né? RS), ao material usado para fazer as peças do motor, etc. Tudo depende na tecnologia usada para fazer um motor, por exemplo aqui no Brasil, onde muitos carros não são lá essas coisas (RS) o motor 2.4 de uma certa montadora aqui no nosso país possui quase 150cv. E sabe aqueles carros da Fórmula 1 que andam à 340 km/h? (Claro que sabe RS, ou não RS). Pois é...eles também são 2.4. Sabe a potência? São só uns "básicos" 750cv (os atuais fabrincantes de motores da F1 são a Merceces-Benz, Ferrari, Renault e Cosworth), e são motores V8 (2400cc é pouco pra um V8 entende? Essa potência toda não é só porque são V8). E aquela atrasada da Volkswagen hein? Só 120cv nos motores 2.0, até o 1.6 da KIA/Hyundai é mais potente que isso, com seus 127cv. Espera aí...Será que o atual 2.0 da Volkswagen ainda é o AP 2000 com algumas peças trocadas? (RSRSRS) Porque este velho motor (velho não quer dizer ruim, o AP 2000 é um ótimo motor, mas é um projeto ultrapassado) VW da década de 80 também rende 120cv. Então...Hehehe...é VW, vocês podem dar uma modernizada nesses seus motores viu? Porque até o 1.6 dos coreanos é mais potente que o 2.0 de vocês. Sim a VW possui motores bacanas também, como o 1.0 que rende uns 73cv (o problema é quando alguns destes VW 1.0 são defeituosos, leia meu texto "Lindo Como Nunca! Gol, Como Sempre?!" que você vai ver do que eu estou falando), é uma ótima potência para um 1.0, creio que só perde para os Chevrolet 1.0, que possuem quase 80cv. Falando em modernizar motores, eu adorei os novos motores E.torQ da Fiat (não, a Fiat não está me pagando para falar isso RS), antes ela usava aquele HLX 1.8 fornecido pela General Motors que se não me engano é aquele velho motor do Monza (RS) só que um pouco modernizado, mas não era muito bom não, consumia muito combustível e tinha potência baixa pra um 1.8 (pelo menos pra um 1.8 usado no Brasil RS), agora eles estão bem mais potentes, com quase 140cv se não me engano, e ouvi dizer que estão consumindo um pouco menos, mas mesmo se for o consumo do velho HLX, não tem problema, o consumo do antigo motor vale à pena para ter 132 cv.
Concluindo. Espero ter ajudado em alguma coisa e/ou que vocês tenham entendido tudo o que eu disse (RS). Informações incorretas, se você acha que tem alguma(s), me desculpe, e por favor, me avise ali nos comentários. Ok?
Ah, e só mais uma coisa, parece que eu odeio a Volkswagen né? Não é isso gente, é que eu falo essas coisas mais pelo motivo de ser revoltado com o caso do Gol do meu pai "Lindo como Nunca! Gol Como Sempre?!", existem bons Gol's também, eu gostaria de ter um VW Gol Power 1.6, é um bom carro, só que alguns saem da linha de montagem defeituosos, como aconteceu com o do meu pai. Eu adoro muitos Volkswagen, modelos novos e antigos, como o velho Gol GTi, ótimo carro! Foi um ícone de modernidade quando foi lançado! O primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica! Gosto muito do Passat, tanto os antigos quanto os novos. Polo, gosto de todas as gerações e todas as versões desse carro fantástico! E aguardo ansiosamente a chegada do novo, que já é vendido na Europa a algum tempo. Golf também é um carrão, e tem outros, não vou falar de todos aqui (RS).

Um abraço.
PV8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário