sábado, 27 de agosto de 2016

GP2 Series 2016 - GP da Bélgica - Corrida 1


Em Spa-Francorchamps, Pierre Gasly conquistou sua terceira vitória nesta temporada da GP2 Series, isolando-se na liderança e tornando-se cada vez mais favorito ao título.

Curiosamente, mais uma vitória no sábado, que é a corrida que vale mais pontos. No domingo ele ainda não levou a melhor.

O francês piloto da Prema e pupilo da Red Bull largou na primeira fila, mas não na pole position. Por pouco ele a perdeu para seu companheiro de equipe, Antonio Giovinazzi, que matematicamente, ainda briga pelo título.

Mas dessa vez que Giovinazzi venceu, deixando escapar uma ótima oportunidade. O italiano terminou apenas com um 6º lugar.

Por algum tempo, Gasly perdeu a ponta para Gustav Malja, da Rapax. Mas logo se recuperou e Malja foi apenas o 8º.

Digamos que, teoricamente, Gasly não perdeu a liderança daí em diante. Só quando fez sua parada nos boxes e, os sete à sua frente, atrasaram ao máximo suas paradas, mas estas eram obrigatórias, logo, ele já era, digamos, virtualmente o líder.

Uma vez na ponta na prática mesmo, não se preocupou mais com os adversários, chegando mais de 11 segundos à frente do 2º colocado, Jordan King, da Racing Engineering. Aliás, o francês já mostrou ritmo muito superior antes mesmo de ter reassumido a liderança de fato. Completando o pódio poucos segundos atrás, veio Alex Lynn, da Dams, e pupilo da Williams.


Com a vitória, Gasly completa 188 pontos no campeonato, contra 115 do aniversariante do dia e vice-líder, Sergey Sirotkin. O russo da ART Grand Prix foi mal na classificação, largando em 13º, mas fez uma chegada heroica em 9º, tomando duas posições nos metros finais da última volta.

A propósito, já que Gasly estava isolado, o grande destaque do final foi a disputa na qual Sirotkin esteve envolvido, contra Oliver Rowland, da MP Motorsport, e Sergio Canamasas, da Carlin. Esses dois jogaram muito duro e se tocaram na última curva, mas coisa que, particularmente, considero um incidente normal de corrida. Aproveitando-se do enrosco entre os adversários, em que Rowland detonou sua asa dianteira e Canamasas quase rodou, Sirotkin "comeu pela beirada", chegando em 9º. Rowland, que queria ultrapassar Canamasas, conseguiu o que queria, fechando a zona de pontuação e deixando o espanhol zerado.


Nos resultados oficiais, Canamasas aparece em 12º, perdendo uma posição para Nobuharu Matsushita. Eu não percebi se o japonês da ART Grand Prix conseguiu ultrapassá-lo enquanto ele recuperava o controle, ou se foi punição. Porque o espanhol jogou Rowland para fora da pista na última curva, porém este também estava procurando um ponto de ultrapassagem onde não havia, forçando onde a preferência era de Canamasas. Mas de qualquer forma, este não pontuou.

Por último: te cuida, Daniil Kvyat... Gasly tá de olho nessa vaga na Toro Rosso, na Fórmula 1...




Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário