domingo, 5 de abril de 2015

Formula E 2014 / 2015 - ePrix de Long Beach, Estados Unidos


No circuito de rua de Long Beach, um Nelson Piquet conquista sua primeira vitória em um campeonato de fórmulas. Hmm... parece familiar, não? Há 35 anos (completados recentemente), Nelson Piquet Souto Maior conquistava sua primeira vitória na Fórmula 1 neste circuito. Ontem, Nelson Angelo Piquet, Nelsinho, ou Piquet Júnior, conquistou sua primeira vitória na Formula E neste mesmo circuito, usando um capacete igual ao do pai, justamente homenageando o feito deste.

Foi com uma largada espetacular no segundo ePrix disputado nos Estados Unidos que, logo na primeira curva, Nelsinho pulou de 3º para a liderança da corrida, superando Nicolas Prost e Daniel Abt, e dali só saiu durante a troca de carros, mas logo retomou a ponta, como era de se esperar.

Com uma batida de Scott Speed da Andretti ainda na segunda volta, o safety car foi acionado pela primeira vez, voltando mais tarde por uma batida de Charles Pic - companheiro de Nelsinho na China Racing - no veterano do automobilismo Jarno Trulli, dono de sua própria equipe. Mesmo após esses períodos de volta sob bandeira amarela, o brasileiro conseguia abrir vantagem na liderança.

Uma vitória imponente. Talvez a mais desse campeonato que em seus provas, teve seis vencedores diferentes. Mas nenhum deles tomou a ponta de cara com tanta garra, e não foi mais ameaçado. Hino nacional tocado com a bandeira do Brasil no lugar mais alto do pódio (não foi a única,  e já vou falar disso), e acho que pela primeira vez no automobilismo, pelo menos em uma categoria maior (a F-E é nova, mas é de ponta), ouvimos também o hino da China como uma construtora.

Se deu ruim para Speed, para o outro piloto do Andretti, tudo foi bom até demais. Não muito atrás de Piquet, Jean-Éric Vergne chegou em 2º lugar. Diga-se de passagem que esses dois primeiros tinham o FanBoost (uma energia extra para ser usada em determinado momento, dada por votação dos fãs na Internet), além de Sam Bird - que sequer completou a prova. O britânico quebrou uma suspensão ainda na largada, e voltou à pista com outro carro só para não perder a viagem e sair Virgin (bah dum tss), marcar a volta mais rápida e levar o seu pontinho.

Completando o pódio, outro brasileiro (assim como há 35 anos, foi Emerson Fittipaldi), com Lucas di Grassi chegando em 3º lugar. Também fez boa corrida, tendo largado em 4º. Com esse resultado, ele retomou a liderança do campeonato, por 1 ponto, logo a frente de... Piquet Jr.! É isso mesmo, temos dois brasileiros ocupando as duas primeiras posições do campeonato de pilotos da Formula E. Lembrando que: esses dois tem uma rivalidade de longa data e... digamos que não se curtem muito.



Bruno Senna também fez uma - muito - boa corrida (aleluia, não quebrou a suspensão), largando em 12º e chegando em 5º lugar pela Mahindra (e chegou a liderar a prova). Dos três brasileiros na categoria, todos estiveram no top 5. Boa corrida também de Sébastien Buemi, o 4º colocado. Ele era o pole position, mas conquistou esta justamente por ter usado excesso de energia do seu carro, e por isso foi punido, largando em 10º.


Resultados do ePrix de Long Beach: http://www.fiaformulae.com/en/results/long-beach-eprix.aspx

Campeonato de Pilotos: http://www.fiaformulae.com/en/results/driver-standings.aspx

Campeonato de Equipes: http://www.fiaformulae.com/en/results/team-standings.aspx


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário