(Foto: Getty Images) |
Jenson Button foi o mais rápido hoje, liderando desde a sessão matinal com sua McLaren MP4-29. Mas sabemos o que isso significa, certo? Isso mesmo: nada. Os testes, principalmente esses primeiros, servem mais para ver se está tudo em ordem, e reparar o que é preciso. Aliás, é o que o próprio nome diz que é. Servem para testar, e não para competir. E claro que as equipes não vão ficar mostrando suas cartas na manga antes da abertura da temporada.
Por falar em reparar problemas, os motores Energy V6 1.6L turbo, vem dando trabalho aos seus fabricantes da Renault. Os carros das duas equipes Red Bull nem mesmo conseguiram dar voltas rápidas cronometradas. A falha está ocorrendo no duplo sistema de recuperação de energia, em que um é responsável pelo aproveitamento da energia cinética e a libera no motor, e o outro para aproveitar a energia do calor e despejá-la na turbina. A Caterham também usa o motor Renault, mas não está tendo este problema pois tem o seu próprio compartimento de energia que armazena estes dois sistemas. Segundo a Renault, eles detectaram com exatidão onde está o problema, e as peças para corrigi-lo estão a caminho de Jerez, onde o pessoal da montadora passará a noite fazendo consertos e ajustes em seus motores.
Com isso, as equipes que usam os motores franceses aparentemente ficam um pouco atrás das outras. Basta verificar o número de voltas. Mas como eu já disse, esses testes servem exatamente para procurar e corrigir os erros mesmo. Melhor procurar a solução agora do que insistir no erro, nem que isso custe preciosas voltas de testes. Lá na frente algo deve compensar por isso.
Em termos de desempenho, acredito que a única coisa que talvez possamos avaliar, é a velocidade que a Fórmula 1 terá como um todo. Os antigos V8 2.4L aspirados geravam algo entre 730 cv e 765 cv, variando de uma fabricante para outra. Os novos V6 1.6L turbo ainda são cercados de mistérios, então especula-se que geram algo por volta de 600 cv de potência. Comparando com os primeiros testes em Jerez do ano passado, os carros estão aproximadamente 6 segundos menos velozes. Só agora fui conferir isso, mas em um vídeo de uma volta virtual com o motor da Mercedes-Benz em Monza, eu já havia notado uma perda de velocidade. Mas acalmem-se... esses motores ainda são muito novos, ainda devem evoluir muito e podem nos surpreender ao longo da temporada.
Resultados do 2º dia de testes pré-temporada em Jerez de la Frontera:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo / Número de voltas)
1 - Jenson Button (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,24s,165 (43 voltas)
2 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,24s,812 (47)
3 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Mercedes-Benz) = 1m,25s,344 (35)
4 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,25s,588 (97)
5 - Sergio Perez (México / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,28s,376 (37)
6 - Esteban Gutierrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,33s,270 (53)
7 - Marcus Ericsson (Suécia / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,37s,975 (11)
8 - Sebastian Vettel (Alemanha / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = 1m,38s,320 (8)
Um abraço!
Paulo Vitor
Nenhum comentário:
Postar um comentário